Sobre Nós
Alunos da Faculdade da Cidade do Salvador-Ba-Brasil do Curso de Administração de Empresas com enfase em Marketing e Finanças 3° semetre AM.
Da esquerda para a Direita os idealizadores do Blog com tema: "Receita Básica para a boa Formação do Administrador de Empresas".
- Marcus Vinícius Cavalcanti Caldas
- Erick Fernando
- Zuleide Dias
- Talita Bispo
- Luciano Santos
Tópico: Sobre Nós: PROJETO PARA EVENTOS
Data | 28/09/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | Contrato de estágio: como funciona, qual a duração, o que diz a lei e quais as regras! |
Contrato de estágio: como funciona, qual a duração, o que diz a lei e quais as regras!
Há alguns anos as grandes e pequenas empresas já notaram que ter estagiários dentro de suas companhias pode facilitar o dia a dia do funcionamento das atividades, além de trazer inúmeros benefícios.
Embora seja um assunto muito comum no ambiente de trabalho, muitos empregadores ainda não sabem tudo o que deveriam saber sobre o contrato de estágio e como realizar isso da melhor forma, tanto para a empresa, quanto para o futuro estagiário.
Isso porque, ao contrário do que muitas pessoas pensam, apesar de ser um tema bastante conhecido, também existem diversas dúvidas e tópicos que devem ser esclarecidos antes que sua companhia decida o que fazer, já que a lei certas faz exigências.
Então, se você ainda não está por dentro de todas as regras que deve seguir e quer descobrir qual a importância de um estagiário, acompanhe esse artigo até o final.
Veja o que abordaremos aqui:
A) Contrato de estágio: o que é?
B) O que diz a lei sobre o contrato de estágio?
C) Como funciona a contratação de estagiário na prática?
D) Qual a importância do contrato de estágio?
E) O que diz a legislação sobre o controle de jornada no contrato de estágio?
Contrato de estágio: o que é?
Ainda que existam muitos tabus, contratar um estagiário tem diversas vantagens, como levar para a companhia alguém que pode ser construído sob a visão da empresa desde o começo de sua vida profissional.
No entanto, para isso é preciso fazer um contrato de estágio, que é a formalização da contratação do profissional para aprendizado, e entender tudo o que isso engloba e exige da empresa.
Primeiro, é importante que a empresa saiba que esse tipo de contratação não é regida pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e não tem valor fixo de remuneração preestabelecido. Sendo assim, fica a critério da empresa.
A validação dessas contratações é regulamentada exclusivamente pelo Contrato de Estágio (Termo de Compromisso de Estágio e Convênio de Concessão de Estágio).
Mesmo que muitos empregadores não tenham conhecimento, o contrato de estágio pode ser assinado fisicamente ou eletronicamente pela empresa, pelo estudante e pela Instituição de ensino do aluno.
Porém, existem algumas diferenças entre as opções. Se a companhia optar por assinatura física, o documento terá que ter três vias, que serão assinadas pela parte contratante e pelo estudante, em seguida, os papéis serão levados à instituição de ensino pelo próprio funcionário.
A faculdade fica com uma dessas vias e devolve outras duas assinadas, para que o estudante fique com uma e a empresa com a outra.
Agora, se ambos escolherem pela assinatura eletrônica, o procedimento será através da Certificadora Digital que enviará e-mails às partes interessadas.
O que diz a lei sobre o contrato de estágio?
A Lei número 11.788/08,comumente chamada de Nova Lei do Estágio, é a lei que as empresas usam para regularizar tudo sobre o contrato de estágio dentro das companhias.
Existem diversos pontos importantes na lei que devem ser destacados, como:
Qualquer estudante que estiver frequentando o ensino na modalidade profissional de educação de jovens e adultos, ensino médio ou superior, escolas de educação profissional ou especial pode ser estagiários;
Para a oficialização do acordo, a firma e o contratante devem assinar o Termo de Compromisso de Estágio;
O período de estágio é de até dois anos em uma única companhia. Passado esse tempo, o contrato só poderá ser renovado se o estagiário for pessoa com deficiência;
Não é necessária a anotação em carteira, mas caso a empresa queira, ela deverá ser feita na parte de anotações gerais, com informações como curso e instituição de ensino, qual o concedente e qual o período de início e término do estágio;
É obrigatório que a empresa forneça ao estudante um seguro de acidentes pessoais durante todo o período de estágio. Ele deve ter cobertura para morte e invalidez permanente causadas por acidente, seja ela de forma total ou parcial;
Os estagiários que continuarem na mesma empresa por mais de um ano têm direito a férias de 30 dias após o término desse período. Sempre que o período de estágio for menor que um ano, ele terá direito ao descanso proporcional;
Caso o estágio seja remunerado, as férias também serão;
Pessoas jurídicas, sejam elas privadas ou públicas, além de profissionais liberais devidamente registrados nos conselhos de fiscalização profissional podem ter estagiários;
O empregador precisa ter um profissional que será responsável por supervisionar o estagiário e ele só poderá ser encarregado por no máximo 10 estudantes por vez;
A divisão da jornada de trabalho precisa receber uma atenção especial e é fundamental que ela seja feita da seguinte forma:
Estudantes de educação especial ou ensino fundamental na modalidade profissional de educação de jovens e adultos: 4 horas diárias e 20 semanais;
Estudantes do ensino médio regular, educação superior e profissional: 6 horas diárias e 30 semanais;
Estágio relativo a cursos que alternam teoria e prática: 40 horas semanais;
O limite de estagiários varia de acordo com o quadro de funcionários:
1 estagiário para empresas com, pelo menos, 1 empregado;
Até 2 estagiários para empresas que tenham entre 6 e 10 empregados;
Até 5 estagiários para empresas que tenham entre 11 e 25 empregados;
Até 20% de estagiários para empresas com mais de 25 empregados.
Vale dizer que essa regra não se aplica para os estágios de nível superior e de nível médio profissional. São exclusivamente para estagiários de nível médio regular.
Semestralmente, a firma contratante terá que entregar na instituição de ensino uma avaliação das atividades diárias realizadas pelo estudante. No término do treinamento, o estagiário também deve entregar à instituição um relatório com um resumo dos afazeres executados.
O que deve constar no contrato de estágio?
Mesmo que pareça ser um processo bem complicado, regularizar um contrato de estágio é mais fácil do que muitas empresas pensam e para isso a firma vai precisar ter:
Dados de identificação de ambas as partes, incluindo cargo e função do supervisor do estágio e do orientador da instituição de ensino em questão;
As responsabilidades de cada uma das partes;
Objetivo do estágio;
Definição da área do estágio;
Plano de atividades com vigência;
Jornada de atividades do estagiário;
Definição do intervalo na jornada diária;
Vigência do Termo;
Motivos de rescisão;
Concessão do recesso dentro do período de vigência do Termo;
Valor da bolsa, nos termos do art. 12 da Lei nº 11.788/2008;
Valor do auxílio-transporte, nos termos do art. 12 da Lei nº 11.788/2008;
Concessão de benefícios, nos termos do § 1º do art. 12 da Lei nº 11.788/2008;
Número da apólice e da companhia de seguros.
Quais as principais regras que a empresa deve se atentar no contrato de estágio?
Como dito acima, a empresa deve regularizar o termo de compromisso de estágio com todas as normas exigidas pela lei, para que assim ela e o estudante fiquem seguros.
Dessa forma, todos os documentos devem ser preenchidos e entregues nas datas previstas antes que o funcionário em questão comece a exercer as suas atividades diárias dentro da companhia.
Qual o tempo máximo de um contrato de estágio?
De acordo com a Lei nº 11.788/2008, um estagiário não pode ficar mais de 2 anos em uma mesma empresa, exceto quando se trata de um estagiário portador de deficiência.
Sendo assim, não há prazo mínimo para a realização do estágio na faculdade. Contudo, os contratos não poderão ultrapassar 2 anos em cada instituição.
Vale ressaltar que isso não significa que o estudante não possa estagiar durante todo o tempo de duração do curso, mas isso será feito em empresas diferentes.
Como funciona a contratação de estagiário na prática?
Como mencionado anteriormente, a contratação é formalizada e regulamentada exclusivamente pelo Termo de Compromisso de Estágio (Contrato de Estágio), mas isso não impede de modo algum que a empresa faça processos seletivos da mesma forma que faz com CLTs.
De modo geral, é necessário que a companhia contratante assegure que o estudante irá realizar atividades práticas de sua profissão e assim aprender a exercer sua função no futuro. Por isso é por importante:
Definir o perfil desejado para o estagiário;
Elaborar uma vaga clara e objetiva com as principais atividades, horário de trabalho, formação etc;
Divulgar a vaga nos canais adequados, o que pode incluir o site da empresa, redes sociais e Banco de vagas;
Criar etapas que estimulem a interação no processo seletivo;
Analise os currículos recebidos com atenção.
Quais os documentos necessários para contratar um estagiário?
Este tipo de contratação segue uma legislação específica e nesse caso, o TCE se torna o único documento para regulamentar a admissão de estagiários.
Como dito antes, ele deve ter três vias e ser firmado entre estudante, contratante, instituição de ensino e agente de integração, quando e se houver. O processo é essencial para confirmar que o profissional está regularmente matriculado.
O documento também tem como objetivo informar as atividades que serão realizadas, e se estão de acordo com a formação do aluno, no caso de estágio obrigatório. É fundamental constar no documento a jornada de estágio, o valor da bolsa-auxílio, entre outros dados, como:
Apresentação do estudante como aluno regularmente matriculado em determinado curso na instituição;
Data de início e previsão de término do curso;
Semestre ou ano que está cursando;
Condição do estágio (obrigatório ou não obrigatório, conforme disposto na Lei nº 11.788/2008);
Carga horária mínima (para estágios obrigatórios);
Documentos pessoais: CPF e RG (originais e cópias);
Comprovante de residência recente (cópia);
2 (duas) fotos 3×4 recentes;
Autorização para Contratação/ Renovação de Estágio (remunerados);
Número da Conta Corrente (remunerados).
Qual a importância do contrato de estágio?
Antes de contratar um estagiário, é essencial que a empresa pesquise e reveja todas as regras que deve seguir para estar em dia com as leis, para que assim ela esteja segura da melhor forma possível.
Além disso, a companhia tem de saber que o contratado em questão deve estar devidamente matriculado em uma instituição de ensino. Afinal, um dos objetivos do estágio é contribuir para a formação dos alunos.
Logo, a jornada de trabalho deve ser reduzida para não comprometer os estudos. Portanto, quem pretende recrutar estudantes universitários ou do ensino médio deve considerar que o período de trabalho desses profissionais será de até seis horas diárias e 30 horas semanais. Estas, inclusive, podem e devem ser alteradas em época de provas.
O que diz a legislação sobre o controle de jornada no contrato de estágio?
Segundo a lei vigente, a jornada do estagiário será definida em comum acordo entre a instituição de ensino, a empresa e o estudante ou representante legal em casos de menores de idade.
Ainda que não esteja prescrito na lei, o controle de jornada pode ser aplicado dentro da sua companhia. Ele, inclusive, ajuda no gerenciamento do quadro de estagiários, facilitando o dia a dia do RH.
Isso também precisa estar no termo de compromisso, além de ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar:
4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais: no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos;
6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais: no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível m
Conclusão
Neste artigo, explicamos o que é um contrato de estágio e o que a Lei nº 11.788/2008 diz que as empresas devem fazer para que essa contratação seja regularizada e segura. Além disso, também esclarecemos sobre as regras que as companhias devem se atentar.
Por isso, lembre-se de sempre estar atento e regulamentado com as leis e de ter todos os documentos salvos. Dessa maneira, você e a sua empresa estarão sempre seguros.
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Data | 25/10/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | Re:Contrato de estágio: como funciona, qual a duração, o que diz a lei e quais as regras! |
RELATÓRIOS DA CONSULTORIA
RELATÓRIOS DA CONSULTORIA:
Seguindo as etapas do Trabalho do Consultor:
1 Objetivos: (apresentar a descrição de toda proposta de solução, prestar suporte(apoio) ao cliente-empresa, acompanhar e executar atividade de treinamento junto aos colaboradores, ajustar planejamento, realizar intervenção);
2 Dados: (dados mais gerais da organização. Se o assunto da consultoria for lideranças, pode-se começar pelos dados demográficos dos líderes. O consultor então indica como captou os dados, apresenta as principais informações e pode apresentar uma breve análise. Vejamos um exemplo:
Foram levantados os dados dos líderes da organização, com base no relatório de funcionários do mês de janeiro de 2020. Segundo estas informações, o grupo de líderes é formado por 19 pessoas. Destes, 14 são homens e 5 são mulheres. A respeito da distribuição de cargos, temos 3 sócios, 9 gerentes e 7 coordenadores, como pode ser visto
Fonte: Elaborado pelo autor, 2020.,
3 Análise:(trata de um aprofundamento dos dados levantados).
4 Resultado: (em um relatório de consultoria, este tópico, que apresenta a proposta de solução, é o principal resultado.
O trabalho principal de um consultor é o diagnóstico organizacional. Ao terminar seu diagnóstico, o consultor deve apresentar um documento com suas análise e recomendações. Este documento é um “Relatório” do trabalho até ali realizado. O documento do relatório é um dos mais importantes que o consultor deve produzir.
Ele poderá produzir diferentes relatórios em diferentes momentos:
(primeiro contato; pré-diagnóstico; proposta e negociação; diagnóstico organizacional; ação e acompanhamento), cada etapa pode ser concluída com um relatório apresentado para o cliente.
A ESTRUTURA em que se apresenta separadamente os
(Objetivos, Dados, Análises, Resultados, Conclusões, Proposta de Solução, Sumário Executivo)
Objetivos:
Dados:
Análises:
Resultados:
Conclusões
Proposta de Solução
Sumário Executivo
1 Relatório do Contexto Atual da Empresa:
Este relatório pode ser feito no pré-diagnóstico (ainda que de forma limitada) ou como a primeira entrega da consultoria, logo após o levantamento de dados. Neste documento são apresentados todos os dados levantados e as análises possíveis através dele. Não contém nenhuma recomendação de como proceder, apenas um estudo intenso da realidade atual da empresa(conhecer a empresa).
Utiliza-se este relatório quando precisamos demonstrar alguns dados para o cliente, que ele ainda não tem conhecimento, antes de construir a solução. Se for na fase do pré-diagnóstico, antes de assinar o contrato de trabalho, este relatório servirá como base para a proposta que será apresentada. O consultor opta por entregar um relatório, neste caso, se sua análise apresenta um dado que é novo para o cliente. Se não for este o caso, o relato do que foi levantado irá junto com a proposta de trabalho, de forma descritiva, para que o cliente confirme que o trabalho está alinhado corretamente.
Já se este relatório for posterior ao diagnóstico organizacional, o consultor opta por apresentar a análise do cenário atual da empresa como forma de alinhar com seu cliente o que será feito para frente. É uma boa opção quando a análise concluir coisas diferentes da expectativa do cliente, ou quando surgirem demandas diferentes das iniciais, para reorganização das prioridades e do foco da solução que será apresentada.
2 Relatório do Diagnóstico Organizacional
O “Relatório do Diagnóstico Organizacional traz a análise de todos os elementos levantados e analisados durante o diagnóstico. E, a luz dos objetivos iniciais propostos no projeto, a solução indicada pelo consultor. Este relatório apresenta a descrição de toda a proposta de solução imaginada.
3 Relatório final
O consultor, apesar de não ter um papel de executor, deve se co-responsabilizar pelos resultados do projeto. Prestando total suporte ao cliente-empresa durante a execução e podendo executar atividades de treinamento junto aos colaboradores como parte deste apoio. Ele também deve acompanhar a execução, identificando pontos em que sejam necessários ajustar o planejamento ou mesmo realizar uma intervenção
Objetivos da consultoria
Objetivos: levantar as demandas do cliente, levantar dados sobre a empresa, apresentar a descrição de toda proposta de solução, prestar suporte(apoio) ao cliente-empresa, acompanhar a execução das atividade de treinamento junto aos colaboradores, otimizar os resultados, ajustar planejamento, realizar intervenção.
Para definir o objetivo do trabalho, o consultor levanta as demandas do cliente desde o primeiro contato, momento no qual escuta o motivo da organização procurar aquele consultor. É altamente indicado que o consultor levante alguns dados sobre a empresa, que influam diretamente em seu trabalho, enquanto está formulando uma proposta de trabalho (etapa de pré-diagnóstico).
Nesta fase, os dados levantados são mais superficiais, mas devem ser suficientes para o consultor indicar como será seu trabalho. Desta forma, ele precisa definir os objetivos principais de seu trabalho. Qual é a mudança organizacional necessária neste momento? (OLIVEIRA, 2019; SANTOS; 2010)
Delineamento: este delineamento de objetivos é discutido com o cliente e, com a proposta aprovada, o consultor inicia seu trabalho. Assim, em qualquer etapa que for relatar para o cliente, o consultor deve começar seu relato retomando os objetivos originais. É o ponto de partida do trabalho:
Objetivo geral:(levantar as demandas do cliente, levantar dados sobre a empresa;
Objetivos específicos: (apresentar a descrição de toda proposta de solução, prestar suporte(apoio) ao cliente-empresa, acompanhar a execução das atividade de treinamento junto aos colaboradores, otimizar os resultados, ajustar planejamento)
Relatório: em relatório técnico-científico, os objetivos são parte da introdução do trabalho, pois é de onde todo o trabalho se inicia. Os objetivos também são divididos entre objetivo geral e objetivos específicos (SENAC, 2014).
Consultoria: em um relatório de uma consultoria, pode-se traçar um paralelo com objetivos macros (que geralmente não se alteram ao longo do processo e referem-se à principal necessidade de mudança) e objetivos específicos (que podem mudar ao longo do processo e referem-se a mudanças menores). É possível que durante o diagnóstico organizacional algum objetivo tenha sido alterado ou despriorizado. Se for o caso, pode constar nesta parte do trabalho esta mudança. Lembrando que qualquer alteração de objetivo do trabalho deve ser reacordada com o cliente.
Dados levantados ou utilizados
O relatório deve apresentar todos os dados utilizados ou levantados pela consultoria, bem como a maneira (método) que cada dado foi levantado. Em um relatório técnico-científico, os métodos e os dados são apresentados separadamente (PASSOS; SANTOS, 1998; SENAC, 2014). Além de ser a forma oficial de apresentar estas informações, em uma pesquisa científica é mais comum o uso de uma ou duas técnicas de pesquisa. Já em uma consultoria é comum se mesclar diversos tipos.
Sugere-se então uma apresentação conjunta. Cada dado é apresentado junto a informação de qual método foi utilizado para levantá-lo. Ainda se sugere que análises diretas desses dados sejam apresentadas junto a eles.
Esta sessão do relatório começaria dos dados mais gerais da organização. Se o assunto da consultoria for lideranças, pode-se começar pelos dados demográficos dos líderes. O consultor então indica como captou os dados, apresenta as principais informações e pode apresentar uma breve análise. Vejamos um exemplo:
Foram levantados os dados dos líderes da organização, com base no relatório de funcionários do mês de janeiro de 2020. Segundo estas informações, o grupo de líderes é formado por 19 pessoas. Destes, 14 são homens e 5 são mulheres. A respeito da distribuição de cargos, temos 3 sócios, 9 gerentes e 7 coordenadores, como pode ser visto na figura “Exemplo de gráficos”
Fonte: Elaborado pelo autor, 2020.
Como vimos no exemplo, o primeiro parágrafo refere-se à apresentação dos dados levantados. Está indicando que estes dados foram retirados de um relatório específico, com a data do relatório. Isto é importante para que o cliente possa contrapor com análises futuras, ou mesmo para contrapor dados discrepantes.
Os dados são complementados por gráficos que apresentam visualmente a distribuição dos grupos de líderes. Neste caso é importante sugerir que, quando estamos falando de um número de casos menor que 100, sempre deve ser apresentado o número bruto. A sugestão é que se apresente ambos os dados para comparação.
O segundo parágrafo apresenta uma rápida análise destes dados, já fazendo um apontamento importante de um possível problema que estes dados demonstram: uma das equipes parece ter um número alto de coordenador versus colaboradores.
No caso deste exemplo seria interessante apresentar a seguir uma proporção de líderes e coordenadores de cada equipe, para melhor exemplificar essa discrepância.
O consultor deve optar por investigar melhor estas questões, caso este seja um objetivo de seu trabalho. Neste exemplo podemos imaginar que o cliente tenha indicado que a equipe do administrativo tem lideranças demais e solicitado a avaliação se seriam necessários coordenadores nesta equipe. O consultor poderia se aprofundar nas atividades e processos dessa área, para investigar melhor esta questão, nos tópicos para frente.
Outro dado interessante que notamos é proporção entre homens e mulheres. Caso fosse um objetivo do trabalho do consultor, por exemplo, o desenvolvimento de lideranças femininas, este dado inicial poderia ser comparado com a média de toda a empresa para analisar o quadro de forma mais geral.
Assim sugere-se que os dados sempre sejam apresentados dos mais gerais para os mais específicos, demonstrando como eles foram levantados e a análise a partir deles. É interessante ir indicando qual objetivo aqueles dados buscam responder.
Cruzamento de Dados
Ao longo da apresentação dos dados pode ser importante cruzar dados para investigar melhor a relação entre os itens. É importante que primeiro sejam apresentados os dados de forma isolada e depois o cruzamento entre eles.
Análises
O tópico de análises trata de um aprofundamento dos dados levantados. Se o consultor já apresentou sua análise junto aos dados, como sugerido no tópico sobre dados, aqui ficarão análises mais gerais. O que estes dados em conjunto nos permitem entender da organização? Quais interpretações que podemos fazer a partir deles?
Conclusões
Por fim, o relatório deve retomar os objetivos iniciais e indicar o que as análises nos apontam, quais as conclusões até aqui. A conclusão que as análises levam. Se algum objetivo foi alterado, ele deve estar indicado aqui. Este tópico irá embasar as soluções que serão apresentadas.
Se fosse um relatório técnico-científico, ele iria relatar as conclusões que as pesquisas levaram. Iria indicar quais objetivos foram ou não cumpridos e apresentar as recomendações para estudos futuros (PASSOS; SANTOS, 1998; SENAC, 2014).
Proposta de solução
Em uma pesquisa científica, a parte mais importante é a conclusão. Mas, em um relatório de consultoria, este tópico, que apresenta a proposta de solução, é o principal resultado.
Aqui o consultor apresenta sua proposta de solução. Ele optará por apresentar as soluções para cada objetivo ou organizar por cronograma. Isso dependerá de quais são os objetivos. Caso cada objetivo tenha um conjunto de ação isolados, o melhor é apresentar por objetivo. Assim, o cliente perceberá que o total de suas necessidades está sendo contemplado.
Caso os objetivos tenham ações mistas, ou seja: ações que desenvolvam mais de um objetivo, é melhor apresentar a solução como um todo, organizando-as por etapas.
As ações devem ser descritas com as informações de: o que é, quando ocorre, quem participa, como funcionará, sugestões gerais de aplicação e desenvolvimento e de que forma se sabe que a ação funcionou (indicador).
É importante organizar um cronograma mais simples, apenas com o nome da ação, indicando a ordem e o tempo de cada uma. Aqui pode ser interessante indicar quais objetivos cada uma trabalha. Fazer esta conexão entre objetivos e ações é uma das formas de demonstrar para o cliente que nada foi esquecido e todo o planejamento é assertivo para o que foi combinado.
Sumário Executivo
O Sumário Executivo é geralmente utilizado para um plano de negócios, durante a negociação. “O objetivo central é vender a ideia do negócio: convencer o seu interlocutor a apostar na empresa de algum modo” (SBCOACHING, 2019).
Apesar de, geralmente, o relatório vir ao final do projeto, devemos pensar que há uma ideia a ser vendida: o consultor precisa vender que a sua solução é a melhor para aquela situação, caso contrário seu planejamento não será realizado em plenitude.
Existem diversos modelos de “Resumo“Executivo que você pode utilizar, cada modelo com um objetivo próprio. Vale uma pesquisa para ver diferentes ideias e se inspirar para produzir um “Resumo’ atrativo e interessante para o seu cliente.
Ele “Resumo Executivo” deverá ser produzido ao final do relatório, pois precisará das informações de todo o plano. Nele deve constar os principais resultados da consultoria e o essencial do planejamento apresentado. Ele deve ter 1 ou 2 páginas e pode ser composto de gráficos, tabelas, fluxogramas etc. Quanto mais visual ele for, melhor.
O consultor pode, inclusive, levar ele impresso. É uma alternativa interessante para clientes que você não irá entregar o relatório completo impresso (uma tendência cada vez maior entre as empresas-clientes).
Este documento deve ser produzido com cuidado e atenção, pois ele deve conter informações que não dependam de uma extensão apresentação. O ideal é que ele seja autocontido: todas as informações que o leitor precisa para entender seus resultados, está ali
Dicente:Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436(ADM/EàD(2019.2-2023.1.2)
Uninassau Pituba Salvador-Bahia-Brasil
Grupo Ser Educacional, Recife-Pernambuco -Brasil,
Universidade Maurício de Nassau
Hoje: 25/10/2023(quarta-feira)
Enviado do Email para Windows
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Data | 14/11/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | GESTÃO DA QUALIDADE |
FATOR HUMANO
KOFMAN, da Consultoria Axialent(empresa especializada em desenvolvimento de capital humano e de lideranças), diz que o diálogo e a individualidade dos funcionários são as chaves do sucesso. - Fred Kofman, doutor em economia pela Universidade da Califórnia e presidente da Consultoria Axialent, colocou em palavras o que funcionários sentem na pele e os empresários percebem no bolso -Kofman, identificou como fontes de ineficiência e resultados medíocres, ambientes empresariais em que gerentes se sentem donos da verdade e não dão ouvidos, aos clientes, aos fornecedores e tão pouco aos seus comandados no trabalho. Desencorajados pelos superiores, os funcionários tendem a deixar seus valores éticos na porta da empresa e assumem la dentro uma posição passiva de quem tem pouco ou nada a contribuir – Dono de um curriculum acadêmico invejável, o argentino KOFMAN, aproveitou a experiência adquirida como professor da renomada Sloan School of Manegement, do (MIT)Instituto de Tecnologia de Massachusettes, para desenvolver essa nova “Filosofia de Gestão”. O Livro: Metamanagement, lançado no Brasil em(2010), reúne a receita de KOFMANT: - incentivar e melhorar a comunicação, sem colocar a hierarquia em risco, nem criar assembleísmo; - implementar o que for decido, sempre no prazo. “O sucesso não é uma bênção. O sucesso é o resultado de ações corretivas(melhorias contínuas)”. Ensina KOFMAN: - Entra as empresas que já aplicaram o ”Metamanagement”, estão a EDS, a América Express e o Citibank. “O Metamanagement transforma boas ideias filosóficas em “Programas”, que produzem mudanças imediatas nas pessoas e nas companhias”. Diz: Tami Simon, presidente da Sounds True, empresa de comunicação empresarial com sede em Boulder nos Estados Unidos. Através do Grupo Pão de Açúcar e mais investidores e sócios. Peter Senge, professor do(MIT) e criador do inovador conceito da educação permanente de indivíduos e organizações, também faz parte da consultoria que recebeu investimentos de 4 milhoes de dólares e tem sede em Miami com filias em São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México.
A ideia de criar Consultoria Axialent surgiu nos Estados Unidos (2010 quando uma das herdeiras do GrupoPão de Açúcar estava fazendo um curso na Harvard Business School. Até meados dos anos 80, a grande preocupação das empresas era manter-se atualizadas do ponto de vista tecnológico. Novas máquinas e processos proporcionavam os saltos de produtividade. A partir dos anos 80, percebeu-se que a maior parte das companhias estavam se equiparando no que diz respeito ao acesso a avanços tecnológicos. O foco competitivo voltou a se concentrar na questão humana. Nos anos 90, os “Programas focados na melhoria da gestão)indicadores de qualidade(pessoas, processos, procedimento, produtos, serviços, ambiente), tornaram-se uma obsessão, geraram inegáveis ganhos para as empresas, restando ainda muito campo para ser desenvolvido. Os índices de produtividade ainda são baixos e a frustação é alta na maioria das empresas. Exige-se atenção(veja.abril.com.br)(07/05/2003).
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: forma de se expressar ou transmitir - é o tipo ou processo de comunicação que ocorre no contexto de uma organização, seja pública ou privada. Fazem parte da comunicação organizacional o conhecimento e o estudo dos grupos de interesse de uma instituição(públicos), o planejamento de práticas de comunicação nos âmbitos internos(comunicação interna) e externo(comunicação externa), ai compreendidos a escolha e os usos de mídias empregadas, sua implementação e sua contínua avaliação.
Atualmente os estudos sobre a Comunicação Organização se ampliam e tendem a levar cada vez mais em conta aspectos político-econômicos das instituições; sua inserção em contextos micro e macro-sociais; a existência de novas tecnologias de comunicação; e as novas configurações das relações com os públicos. Diversa disciplinas contribuem para tais estudos, como: Antropologia (cultura organizacional), a Sociologia(revisão de conceitos de público, estudo das redes sociais e teorias das ações coletivas; a Filosofia(ética, estudo dos conceitos e das lógicas dos discursos e práticas institucionais); e a Administração(estudo das organizações, gestão estratégica).
A Comunicação Organizacional normalmente é uma área de atuação do profissional de Relações Públicas, mas atualmente vem contando também com a presença de jornalistas(Jornalismo Institucional ou Corporativo e Publicitários.
Referências Bibliográficas:
BALDISSERA, Rudimar. Comunicação Organizacional: O Treinamento de Recursos Humanos como rito de passagem. São Leopoldo: Unisinos, (2000);
CARDOSO, Cláudio Comunicação Organizacional Hoje ll. Salvador: EDUFBA, (2004);
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Gestão Estratégica em Comunicação. São Paulo: Difusão Editora, (2008);
KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação Organizacional (vol1): histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, (2009);
KUSCH, Margarida M. krohling. Comunicação Organizacional(vol.2): linguagem, gestão e perspectiva(vol1). São Paulo: Saraiva,(2009);
MARCHIORI, Marlene Regina. Cultura e Comunicação Organizacional. São Paulo: Difusão Editora,(2008);
VIEIRA, Roberto Fonseca. Comunicação Organizacional. São Paulo: Mauad. (2004);
Obtida de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_organizaconal”
Categoria Relações Públicas/Comunicação Institucional/Profissionais ligados a Comunicação Social.
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TEXTO GESTÃO ORGANIZACIONAL: (Desmotivação -Valores éticos do funcionário)
- Ruído na Comunicação(...)
TEXTO: VERÍDICO E EXCELENTE (análise situacional):
Curso: Administração/EàD(2019.2-2023.1.2)
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436
Uninassau, Mercês/Pituba, Salvador-Bahia-Brasil;
Grupo Ser Educacional, Recife-Pernambuco-Brasil, Universidade Maurício de Nassau.
ENTRADA: Setor de Atendimento(recepção-identificação(controle);
PROCESSO (INTERNO): Setor de Enfermagem( Prontuário - Médico Plantonista - Certificação e Verificação(Informações(dados do paciente) - controle);
SAÍDA(S): Setor de Atendimento(recepção, identificação e controle(paciente/visitante)
DISCENTE: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 ADM/EàD(2019.2-2023.1.2)
UNINASSAU PITUBA, Salvador-Bahia-Brasil
Grupo Ser Educacional, Recife-Pernambuco-Brasil
Hoje:14/11/2023(terça-feira)
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Data | 22/05/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | COLAÇÂO DE GRAU ADM(2019.2-2023.1) |
AGENDA DE COLAÇÃO DE GRAU INSTITUCIONAL 2023.1 POLO UNINASSAU SALVADOR (MODALIDADE EAD)
Prezados, Boa Tarde.
Segue programação da Colação de Grau Institucional - 2023.1 - UNINADE UNINASSAU SALVADOR
Os alunos aptos serão convocados para comparecer a Unidade no dia e horário agendado.
Processo realizado mediante Portaria 1.095, com prazo.
LISTA DE DOCUMENTAÇÃO ( DEVE ENVIAR PARA E-E-MAIL concluintesuninassaupituba@gmail.com ESCANEADO EM PDF ÚNICO ARQUIVO COM NOME, MATRÍCULA , CURSO E UNIDADE OU POLO)
RG CIVIL + CPF ; ( SOMENTE CARTEIRA DE IDENTIDADE );
CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU CASAMENTO; ( DE ACORDO AO ESTADO CIVIL )
HISTÓRICO E CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO; ( FRENTE E VERSO )
DIPLOMA ( CASO TIPO DE INGRESSO NA IES SEJA “PORTADOR DE DIPLOMA” ).
ENTREGA IMEDIATA;
Histórico do ensino médio tem que apresentar carimbos Direção e Secretaria legíveis e a certificação.
Atte,
Data da Colação de grau : 23/08/2023
ADMINISTRAÇÃO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PEDAGOGIA
LETRAS - PORTUGUÊS
LETRAS - INGLÊS
Obs.: Em caso de dúvidas, pedimos que não responda este e-mail. Crie um novo e-mail contendo seu Nome completo, Matrícula, Modalidade e Curso.
Contato do POLO PITUBA
e-mail coordenação do polo: luciana.miranda@sereducacional.com
e-mail assistente do polo: fabiane.santos@sereducacional.com
WhatsApp Polo: 71 - 9 9128-1651
WhatsApp CRA: 81 - 9 8273-8855 (Atendimento ao Aluno)
Att...
———
Data | 18/09/2023 |
---|---|
De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | Re:COLAÇÂO DE GRAU ADM(2019.2-2023.1.2) |
CURRICULUM LATTES
ANEXO 3
TABELA DE PONTUAÇÃO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA - DISCENTE Devem constar a produção científica, apresentadas no Currículo LATTES, considerando os últimos 3 anos (de 2021 até a data atual)
IDENTIFICAÇÃO
Quantidade Pontuação (não preencher)
Nome do aluno(a): Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436
Média global do histórico:
Curso: Administração(EàD)
Semestre em que está matriculado:
ADM9(2019.2-2023.1.2)
Tipo de produção científica:
Quantidade Pontuação (não preencher)
Artigos científicos,
capítulos de livro publicados ou patentes
Resumos em congresso internacional
Resumos em congresso nacional
Participação em congresso internacional
Participação em congresso nacional
Declaro que todas as informações acima são verdadeiras e constam no meu currículo Lattes e meu histórico escolar Local , de de 2023 ___________________________________
Programação da Colação de Grau Institucional - 2023.1 - UNINADE UNINASSAU SALVADOR (Mercês/Pituba)
Os alunos aptos serão convocados para comparecer a Unidade no dia e horário agendado.
Processo realizado mediante Portaria 1.095, com prazo.
LISTA DE DOCUMENTAÇÃO ( DEVE ENVIAR PARA
EMAIL concluintesuninassaupituba@gmail.com
ESCANEADO EM PDF ÚNICO ARQUIVO COM NOME, MATRÍCULA, CURSO E UNIDADE OU POLO)
RG CIVIL + CPF ; ( SOMENTE CARTEIRA DE IDENTIDADE );
CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU CASAMENTO;(DE ACORDO AO ESTADO CIVIL)
HISTÓRICO E CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO; ( FRENTE E VERSO )
DIPLOMA (CASO TIPO DE INGRESSO NA IES SEJA “PORTADOR DE DIPLOMA” ).
ENTREGA IMEDIATA;
Histórico do ensino médio tem que apresentar carimbos Direção e Secretaria legíveis e a certificação.
Att.
Data da Colação de grau : 23/08/2023
ADMINISTRAÇÃO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PEDAGOGIA
LETRAS - PORTUGUÊS
LETRAS - INGLÊS
Obs.: Em caso de dúvidas, pedimos que não responda este e-mail. Crie um novo e-mail contendo seu Nome completo, Matrícula, Modalidade e Curso.
Nome; Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436
Curso Administração
Modalidade: EàD(2019.2-2023.1.2)
UNINASSAU (MERCÊS/PITUBA)–
Salvador Ba.
Universidade Maurício de Nassau
GRUPO SER EDUCACIONAL,Recife-Pe.
Contato do POLO PITUBA
e-mail coordenação do polo: luciana.miranda@sereducacional.com
e-mail assistente do polo: fabiane.santos@sereducacional.com
WhatsApp Polo: 71 - 9 9128-1651
WhatsApp CRA: 81 - 9 8273-8855 (Atendimento ao Aluno)
Att
Matrícula: 01319436 ADM/EàD(2019.2-2023.1.2)Graduação Digital - Práticas de Extensão 3 - Negócios e Gestão(lV)
Hoje18/05/2023(quinta-feira)
Atualizado em: 04/09/2023(segunda-feira)
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ANEXO 3
TABELA DE PONTUAÇÃO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA - DISCENTE Devem constar a produção científica, apresentadas no Currículo LATTES, considerando os últimos 3 anos (de 2021 até a data atual)
IDENTIFICAÇÃO
Quantidade Pontuação (não preencher)
Nome do aluno(a): Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436
Média global do histórico:
Curso: Administração(EàD)
Semestre em que está matriculado:
ADM9(2019.2-2023.1.2)
Tipo de produção científica:
Quantidade Pontuação (não preencher)
Artigos científicos,
capítulos de livro publicados ou patentes
Resumos em congresso internacional
Resumos em congresso nacional
Participação em congresso internacional
Participação em congresso nacional
Declaro que todas as informações acima são verdadeiras e constam no meu currículo Lattes e meu histórico escolar Local , de de 2023 ___________________________________
Programação da Colação de Grau Institucional - 2023.1 - UNINADE UNINASSAU SALVADOR (Mercês/Pituba)
Os alunos aptos serão convocados para comparecer a Unidade no dia e horário agendado.
Processo realizado mediante Portaria 1.095, com prazo.
LISTA DE DOCUMENTAÇÃO ( DEVE ENVIAR PARA
EMAIL concluintesuninassaupituba@gmail.com
ESCANEADO EM PDF ÚNICO ARQUIVO COM NOME, MATRÍCULA, CURSO E UNIDADE OU POLO)
RG CIVIL + CPF ; ( SOMENTE CARTEIRA DE IDENTIDADE );
CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU CASAMENTO;(DE ACORDO AO ESTADO CIVIL)
HISTÓRICO E CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO; ( FRENTE E VERSO )
DIPLOMA (CASO TIPO DE INGRESSO NA IES SEJA “PORTADOR DE DIPLOMA” ).
ENTREGA IMEDIATA;
Histórico do ensino médio tem que apresentar carimbos Direção e Secretaria legíveis e a certificação.
Att.
Data da Colação de grau : 23/08/2023
ADMINISTRAÇÃO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PEDAGOGIA
LETRAS - PORTUGUÊS
LETRAS - INGLÊS
Obs.: Em caso de dúvidas, pedimos que não responda este e-mail. Crie um novo e-mail contendo seu Nome completo, Matrícula, Modalidade e Curso.
Nome; Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436
Curso Administração
Modalidade: EàD(2019.2-2023.1.2)
UNINASSAU (MERCÊS/PITUBA)–
Salvador Ba.
Universidade Maurício de Nassau
GRUPO SER EDUCACIONAL,Recife-Pe.
Contato do POLO PITUBA
e-mail coordenação do polo: luciana.miranda@sereducacional.com
e-mail assistente do polo: fabiane.santos@sereducacional.com
WhatsApp Polo: 71 - 9 9128-1651
WhatsApp CRA: 81 - 9 8273-8855 (Atendimento ao Aluno)
Att
Matrícula: 01319436 ADM/EàD(2019.2-2023.1.2)Graduação Digital - Práticas de Extensão 3 - Negócios e Gestão(lV)
Hoje18/05/2023(quinta-feira)
Atualizado em: 04/09/2023(segunda-feira)
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TES DAS DISCIPLINAS
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Data | 25/09/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING |
A Pesquisa Mercadológica ou de Marketing é uma ferramenta de orientação para a tomada de decisão das empresas. Possibilita ao empreendedor a avaliação de seus potenciais fornecedores classificando-os para aumentar o processo de compras. Serve para dimensionar o mercado identificando o segmento de mercado mais lucrativo, detectar novas tendências e avaliar a performance(desempenho, resultado) de seus produtos e serviços, detectando a quantidade ou volume que o Mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos. Pesquisa de Mercado com foco na clientela, concorrência e informações estratégicas para constituição ou inovação do empreendimento. Quando decidir investir em um novo negócio o próximo passo no desenvolvimento do seu projeto é fazer uma Pesquisa de Mercado – A pesquisa orienta novas empresas e empresas em funcionamento direcionando decisões e orientando prejuízos e avaliando a perspectiva de resultados do investimento. Com a Pesquisa de Mercado um comerciante pode antever se seu restaurante terá condições de se estabelecer em determinada região com consumidores específicos . O empreendedor poderá descobrir o local de seu empreendimento terá melhor rentabilidade “Lucro”. Qual o Público? Quais Fornecedores? Qual a Comunicação visual da empresa?(logotipo, nome, etc.) – Qual o interesse de consumo por um determinado produto ou serviço? – esses e outros aspectos decisivos podem ser solucionados com a “Pesquisa de Mercado”. – A depender da complexidade da pesquisa, pessoas acham que só grandes institutos tradicionais de pessoal especializado(IBGE) (contratação). As Etapas serão parecidas.
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436
Curso: Administração/EàD(2019.2-2023.1.2)
UNINASSAU Pituba-Salvador-Bahia -Brasil
Grupo Ser Educacional. Recife- Pernambuco- Brasil
Universidade Maurício de Nassau
Professora: Tereza Carla Souza Pereira
Tutor: Luis Felipe Farias Nunes
Tutora: Julianne Ferreira de Mendonça
Tutora: Lorena Ferreira Santos
Tutora: Manuela Martins Alves Gomes
Coordenadora de Curso: Jessica Moliterno Genu
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Data | 25/10/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | Re:COLAÇÂO DE GRAU ADM(2019.2-2023.1.2) |
I. Capa (nome da Instituição, o nome do docente responsável, o nome do discente, o título do projeto discente) em página única);
II. Introdução e Justificativa (apresentação, relevância e vinculação ao projeto):
Ill. Materiais(material em estudo quando cabível): livros didáticos, apostilas, textos avulsos, dicionário, E-Book, vídeos, etc.) Métodos: todos os procedimentos adotados): indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, de reflexão.
lV RESULTADOS
V CRONOGRAMA: EX:(Classificação da Pesquisa) Gestão da Qualidade Módulo(D) - Atividade Contextualizada(AV1): (envio: 10/11/2023):
CRONOGRAMA: Início da disciplina: GESTÃO DA QUALIDADE do Módulo D (A): 16/10/23
Prazo de envio da Atividade Contextualizada (AV1): 10/11/2023
Prazo de realização da Avaliação
(AV2): 10/11/23 A 17/11/2023
Prazo de realização da Segunda Chamada: 18/11/2023 a 21/11/2023
Prazo de realização da Avaliação Final: 27/11/2023 a 30/11/2023
VI. Referências (Segundo normas da ABNT) Referências Bibliográficas.(...)
2. FORMATAÇÃO DO PROJETO a. O documento deve ser apresentado em folha de papel A4 com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm. Fonte: Times New Roman e tamanho 12, com espaçamento de 1.15. b. Segundo normas da ABNT para referências. c. Apenas a Capa deve estar em página única
Plano de trabalho para o(s) aluno(s) indicado(s) (Modelo contido no PEX-MDL[1]04);
Cada discente só poderá participar de apenas um projeto selecionado. Caso se inscreva em mais de um, o último projeto enviado é o que será considerado
Somente serão aceitos projetos de pesquisa por meio do link: https://sereduc.com/YAG394, até a data limite estabelecida pelo Edital (08/2023 à 07/2024)
Hoje:25/10/2023(quarta-feira)
ATT
Discente: Zuleide de A. Dias
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Data | 27/03/2023 |
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De | Zuleide de A. Dias |
Assunto | CANVAS DO MODELO DE NEGÓCIO-SEBRAE ADM(2023.1) |
CANVAS DO MODELO DE NEGÓCIOS - SEBRAE ADM 2023.1
Criado para: Criado por: Dia: Mês: Ano:
Revisão No.
Parcerias Principais - Atividades - chave - Propostas de Valor Relacionamento com clientes - Segmentos de Clientes Recursos Principais - Cabais
Estrutura de Custos - Fontes de Receitas
Tel 0800-570-0800 /www.sebraemg.com.br -SEBRAE
HOJE:27/03/2023(segunda-feira)
Matrícula: 01319436 ADM
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Data | 27/03/2023 |
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De | Zuleide de Aguiar Dias |
Assunto | Re:CANVAS DO MODELO DE NEGÓCIO-SEBRAE ADM(2023.1) |
PROJETO: o de uma “Fazenda de gado” levado a efeito depois com segurança e entusiasmo, verdadeiramente, surpreendente”.
Através do Método de Equipe. Metodologia para o Projeto Socializado de Ensino: Design Thinking e Lean Startup, para solucionar um desafio de equipe no formato startup – empresas inovadoras, de alto crescimento de negócio incerto. – Objetivos: - os vetores de aprendizado e inovação, fornecendo uma visão geral das áreas trabalhadas, por estes motivo foram distinguidas diferentes categorias: - Empresas locais - Empresas digitais – Empresas em transformação - Empresas em ecosistema - ( Aceleradores, Centros de P&D, etc.) – e Empresas em Modelos de Inovação destas que colaboram e Investem em Startup(Corporate Venturing): - Mobilidade – Saúde – Educação – Logística.
Matrícula: 01319436 ADM(2019.2-2023.1)
———
Data | 27/03/2023 |
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De | Zuleide de Aguiar Dias |
Assunto | Re:Re:CANVAS DO MODELO DE NEGÓCIO-SEBRAE ADM(2023.1) |
PROJETO em “Agronegócio” DE UMA” FAZENDA DE CAFÉ” – “Em sua forma exterior era um projeto manual de modelagem e aplicação de material figurado. Todavia à medida que o trabalho avançava, surgiram questões interessantíssimas, relativas à configuração do terreno , e fez-se então o estudo da geografia:(morro, vertentes, rios, margens, ilhas, nascentes, confluência, etc.).
“Surgiram questões de cálculo(proporção às áreas destinadas à plantação do café, dimensão do terreno das casas, dos campus, dos caminhos e estradas); questões propriamente técnicas, relativas a plantação e a criação de gado(adubos, alimentação dos animais, poda, colheita).
Questões relativas à História do Brasil (bandeirante, abolição da escravatura); questões relativas à Sociografia (para onde vai o café, países consumidores, coisas que exportamos e importamos).
“ O desenho foi largamente associado: os alunos discutiram vários planos e levantaram plantas de possíveis fazendas; reproduziram em “histórias mudas” a vida dos fazendeiros, do colono, assim como a vinda do café. “Planejaram enfim uma festa de inauguração da Fazenda, em que se torrou, moeu, preparou-se e bebeu-se café paulista; em que se cantou um “hino ao café”, em que se reproduziram cenas da vida agrícola , etc.
“Os Exercícios Escritos eram numerosos: cartas trocadas entre o Administrador da fazenda e seu proprietário; anúncios, convites para a festa final; descrição da fazenda; comparação entre a vida do campo e a da cidade.
O PROJETO ocupou a classe por mais de três meses
Blog
REDAÇÃO OFICIAL: Normas para redação oficial
02/07/2011 11:28———
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS:TIPOS DE MANUAIS E FORMULÁRIOS
16/06/2011 14:19———
Filosofia Ética e Desenvolvimento Humano
14/06/2011 21:39———
Primeiro Blog:Departamentalização
08/05/2011 15:07———
Galeria de Fotos: Sobre Nós PARTICIPANTES -COLABORADORES
A galeria de fotos está vazia.
História do Projeto
o Projeto surgiu como tema de trabalho acadêmico por nosso professor e orientador Carlos Eduardo Argolo Pinheiro da Faculdade da Cidade do Salvador-Ba-Brasil para a criação de cinco blogs que cada equipe desenvolverá com o tema especifico. O nosso tema abordado no site: "Receita Básica para a Boa Formação do Administrador".
Nossos Usuários
Todos os interessados na área, ou seja, alunos, curiosos, professores, profissonais de todas áreas e para fins de pesquisa acadêmica.