Tópico: Blog DIREITO EMPRESARIAL
| Data | 19/07/2024 |
|---|---|
| De | ALUNA VETERANA ADMINISTRAÇÃO: ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
| Assunto | POLÍTICAS DE EXTENSÃO |
Políticas de Extensão
São atividades que ampliam os conhecimentos do futuro profissional, pois ultrapassam o âmbito do saber específico do curso e da IES. Estas atividades são convalidáveis em atividades complementares.
A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade.
Cursos de Extensão
Confira a lista de cursos de extensão disponíveis na sua unidade.
Clínicas Escola
Oferece atendimento à população e prática aos alunos sob o acompanhamento dos professores dos cursos de Saúde.
Escritórios Jurídicos
Atendimento jurídico realizado por alunos sob o acompanhamento dos professores do curso de direito.
Monitoria
Atualizado em: (19/07/2024(sexta-feira)
Universidade Maurício de Nassau
Uninassau, Mercês/Pituba, 364, Salvador -Bahia -Brasil
Aluna veterana – Administração
Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436(ADM10/EàD(2019.2-2024.1.2)
Período:10º.)
Chancela Grupo Ser Educacional, 3 Graças, Recife, Pernambuco -Brasil
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| Data | 19/07/2024 |
|---|---|
| De | ALUNA VETERANA ADMINISTRAÇÃO: ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
| Assunto | Re:CASES DE EMPRESAS(19/07/2024) |
CASES DE EMPRESA ADMINISTRAÇÃO
A Bahia Travel Turismo, cobra por uma excursão para a cidade de Belo Horizonte, R$300,00 (trezentos reais) por pessoa, p/ um grupo de 200 pessoas. Entretanto, para um grupo maior, há um desconto de R$1,00(um real) na tarifa por cada pessoa por cada passageiro adicional, até um limite de 100 passageiros adicionais
- Ache a função faturamento da empresa em função do número de passageiros.
Qual o tamanho do grupo que proporciona maior faturamento para a empresa. Analise o problema graficamente(Parábola): f(x)300-(x-200)
TABELA: onde f(x) é o faturamento em reais e(x) é o número de passageiros:
X No. De passageiros Preço unitário(R$) Faturamento(R$)
0 200 300 F(200)=200x300=60.000,00(pacote)
1 201 (300-(201-200)=299) F(201)=201x299=60.099,00 (acrescido)
2 202 (300-(202-200)=298) F(202)=202x298=60.196,00 “ “
3 203 (300-(203-200)=297) F(203)= 203 x297=60.291,00
40 240 (300-(240-200)=260) F(240)= 240 x260=62.400,00
70 270 (300-(270-200)=230) F(270)= 270 x 230)= 62.100,00
100 300 (300-(300-200)=200) F(300)= 300 x 200= 60.000,00
- Ache a função faturamento da empresa em função do número de passageiros:
F(200)=200 x300= 60.000,00 (grupo no instante zero)
F(201)=(300 - 1)= (299x1) = 60.000+299,00= 60.299
F(202)=(300-2)=(298x2)= 60.000+596= 60.596
F(203)=(300-3)=(297x3) = 60.000+891 = 60.891
F(240)=(300 - 40)=(260x40) = 60.000+10.400=70.400
F(270)=(300 -70)=(230x70)= 60.000+16.100=76.100
F(300)=(300-100)=(200x100) 60.000+20.000= 80.000
2 Qual o tamanho do grupo que proporciona maior faturamento para a empresa. Analise o problema graficamente(Parábola): f(x)300-(x-200)
F(200)=200 x300= 60.000,00 (grupo no instante zero)
F(300)=(300-100)=(200x100) 60.000+20.000= 80.000
EXERCÍCIO:
A Loja de artigos esportivos ”Sport K”, no centro da cidade, comprou um lote de bonés por R$11,00 a unidade. Calcula- se que, se cada boné for vendido a um preço(P), a demanda será de
(42-p) bonés por mês. Determine o Preço ótimo de venda, isto é, o Preço que proporciona o maior lucro
(L=R-C):. L=495 - 462=33
(R=PxQ)=
X No. De Bonés Preço unitário(R$) Faturamento(R$)
0 42 11,00 F(42)=(42x11)=462
F(42-p)= (42x11)=462
F(45)=(45x11)=495
F(42+1)=43x11= 433-11=
F(42+2)=44x11=484 -22=
F(42+3)=45x11=496-33
F(42+45)=87x11=957-495=462
TABELA:
Bonés 1 2 3 4 ... 42 45
Preço (R$) 11,00 22,00 33,00 44,00 ... 462,00 495,00
TAXA DE VARIAÇÃO MÉDIA(TVM) E INSTANTÂNEA(TVI) em intervalos:
Consideremos o Custo(C)= q2+2q +5), em reais para a produção de uma quantidade(Q), de camisetas, cujo gráfico é dado é uma parábola, concavidade para cima(a>0): uma variação na quantidade de camisetas produzidas
(Delta (C)=(125-40)ou variação de(C) dividido/Delta(Q)(10-5), ou variação de(Q) determina uma variação no custo de produção(85/5=17,00(dezessete reais) p/camiseta.
A esse quociente damos o nome de Taxa de Variação Média(TVM) de C(Custo) em relação a Q(quantidade) no intervalo[5,10]. O conceito TVM(Taxa de Variação Média), pode ser generalizado para uma função (y=f(x) qualquer, num dado intervalo[a, b]
Calcule a TVM da Função Custo de produção entre o intervalo[10,15] :. (125-40/(10)-(15)=(85/-5)= -17)
EXERCÍCIo
Numa indústria de alimentos a quantidade(Q) de alimentos produzidos em toneladas depende do número de horas trabalhadas pelo grupo de operários, segundo a Lei, Norma ou Regra:(Q=x2). O instante do início do expediente da fábrica é representado por(x=0). Vamos determinar a TVM para o intervalo entre (x=3 e x=4) 3(< ou=) e também para o intervalo de(x=4 e (x=5), [4 < ou = (x ) < ou=5]
TVM[3,4]=(DQ/Dx)=Q(4)2- Q(3)2/ (4-3)=(16-9)/(1)= 7 ton /hora
TVM[4,5]=(DQ/Dx)= (Q(5)2 - Q(4)2 ) / (5-4)= (25-16)/(1)= 9 ton /hora
A TVM(Taxa de Variação Média), da Função (y=f(x)=3x3 +1), no intervalo [-1, 1] é:
TVM[-1,1]=(Dy / Dx)= (f(1) - f (-1) / (1)-1)= (4-(-2) / (1-(1)=6/2=3
Calcule: a TVM(Taxa de Variação Média) das funções nos intervalos indicados:
a) y=2x-1, nos intervalos: [0,1], [-1,1], [2,5], [-100,150]
b) z=V1, nos intervalos: [0,1], [-2,3], [4,17]
c) P=2z2+z, nos intervalos: [-2; -1], [1; 1,05], [3; 3,2], [2,9; 3]
d) C(q)=q+400, nos intervalos: [1, 5], [2; 2,1], [2; 2,01]
Uma outra forma de expressar a TVM(Taxa de Variação Média), é chamando o comprimento do intervalo[a,b]=b-a de h, ou seja, h=b-a, o que nos leva a: (b=a+h) e então temos:
TAXA DE VARIAÇÃO INSTANTANEA (TVI)...
Aluna veterana - Administração:
Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 (ADM10/EàD(2019.2-2024.1.2)
Atualizado em:(19/07/2024(sexta-feira)
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| Data | 12/07/2024 |
|---|---|
| De | ALUNA VETERANA ADMINISTRAÇÃO: ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
| Assunto | Re:ENADE COLAÇÃO DE GRAU (ADM11/EàD(2019.2-2024.1.2) |
Dispensa das Disciplinas Cursadas e Aprovadas
Atualizado em: (12/07/2024(sexta-feira)
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| Data | 12/07/2024 |
|---|---|
| De | ALUNA VETERANA ADMINISTRAÇÃO: ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
| Assunto | Re:Re:ENADE E COLAÇÃO DE GRAU (ADM11/EàD(2019.2-2024.1.2) |
UNINASSAU
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO (2019.2-2024.1.2):
A palavra metodologia vem do Grego - META: que significa ao largo, caminho; LOGOS: discurso, estudo.
OBS: Todas as palavras em língua estrangeira escreve-se em itálico, exceto: palavras que já foram incorporadas à língua portuguesa, Nomes Próprios e Siglas
A Metodologia : consiste em estudar e avaliar os vários métodos disponíveis, identificando suas limitações ou não em nível das implicações de suas atualizações. A Metodologia a nível aplicado examina e avalia as técnicas, bem como a geração ou verificação de novos métodos que conduzem à captação e processamento de informações. Com vistas à resolução de problemas de investigação MÉTODO: visão abstrata da ação;
METODOLOGIA: visão concreta da operacionalização
Metodologia do Trabalho Científico
Trata-se de um estudo sobre um tema específico, ou particular com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia. Investiga determinado assunto não só em profundidade, mas também em todos os seus ângulos e aspectos, dependendo dos fins a que se destinam(SALOMAN, (1999)
“é a Universidade Moderna que tem a dupla “Missão” de formar o indivíduo e dar-lhes condições de incorporar-se aos quadros sociais, como autêntico integrante da época. Enquanto a Universidade não cumprir sua “Missão”,teremos produção científica precária e a existência dos “anfíbios profissionais” e seus eternos descontentes com sua sorte(SALOMAN, (1999)
O MÉTODO CIENTÍFICO: é a estratégia que organiza e orienta a atividade científica, encaminhando à obtenção de um novo conhecimento científico que transforme a realidade. (SALOMAN,(1999) apude M.L. Garcia, (1995)
METODOLOGIA CIENTÍFICA: É a disciplina que confere os caminhos necessários para o auto- aprendizado em que o aluno é sujeito do processo, aprendendo a pesquisar e a sistematizar o conhecimento obtido. Estuda os “Métodos Científicos”(estratégias) sob os aspectos descritivo e da análise reflexiva. Ao abordar o processo científico, a Metodologia da Ciência, além de descrever o que são os métodos: indutivos, dedutivos e hipotético-dedutivo, inclui outros procedimentos que levam a formulação das hipóteses, elaboração de Leis, explicações de Leis, explicações e teorias científicas, fazendo também uma análise crítica deles.
MÉTODO INDUTIVO: A indução leva a conclusões de carater geral, a partir de casos particulares;
MÉTODO DEDUTIVO: é o Silogismo, que a partir de duas proposições chamadas premissas, retira-se uma terceira chamada conclusão
ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO
- Deve-se observar a estrutura de todo trabalho científico: Introdução -Desenvolvimento - Conclusão
a) INTRODUÇÃO - formulação clara e simples do tema, sua delimitação, importância, carater, justificativa, metodologia empregada e apresentação sintética da questão;
b) DESENVOLVIMENTO - formulação lógica do trabalho, cuja finalidade é expor e demonstrar suas principais ideias. Apresenta 3 fases:
Explicação/Discussão/ Demonstração/
Na Explicação: apresentar o sentido do tema, analisar e compreender, procurar suprimir o ambíguo ou obscuro;
Na Discussão: é o exame, a argumentação, e a explicação do tema;
Na Demonstração: é a dedução lógica do trabalho, implicando o exercício do raciocínio.
c) CONCLUSÃO: consiste no resumo completo, mas sistematizado da argumentação. Desenvolvida na parte anterior. Devem constar da conclusão a relação existente entre as diferentes partes da argumentação e a união de ideias e ainda a síntese de toda reflexão.
ASPECTOS TÉCNICOS DA REDAÇÃO(ESTRUTURAÇÃO REDACIONAL). CONTÉM AS SEGUINTES PARTES: (opcionais ou não opcionais):
PRÉ-TEXTUAIS(Capa, Página de Rosto, Página de Dedicatória, Sumário, Lista de Tabelas e figuras)
TEXTUAIS: (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão);
PÓS-TEXTUAIS: (Bibliografia, Glossário, Apêndices e Anexos, Capa final).
A FORMA GRÁFICA DO TEXTO
Os trabalhos são digitados em folhas de papel (A-4), tamanho A4
Margem superior 2,5 cm - 3,5 cm
Margem inferior 2,0 cm - 2,0 cm
Margem esquerda 3,0 cm – 3,5 cm
Margem direita 1,5 cm - 2,0 cm
Universidade Maurício de Nassau
Uninassau, Mercês/Pituba,364 -Salvador -Bahia -Brasil
Chancela Grupo Ser Educacional,3 Graças, Recife-Pernambuco-Brasil
Aluna veterana -Administração: Zuleide de Aguiar Dias
Décimo primeiro período(11o.)
Matrícula: 01319436 ADM/EàD(2019.2-2024.1)
Concluinte(07/2024)
(28/06/2024(sexta-feira)
Atualizado em: (12/07/2024(sexta-feira)
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| Data | 12/07/2024 |
|---|---|
| De | ALUNA VETERANA ADMINISTRAÇÃO: ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
| Assunto | Re:ENADE COLAÇÃO DE GRAU (ADM11/EàD(2019.2-2024.1.2) |
DESAFIO COLABORATIVO
À Disciplina: Prática Profissional (ll) Administração
1 Apresentação:
A Matemática está presente em todo Universo, pois este se expressa naturalmente na linguagem matemática: os planetas giram em torno do Sol, descrevendo elipses; a luz propaga-se em linha reta; as estrelas são pontos que, unidos por linhas, formam os símbolos do zodíaco. A proposta desta disciplina: Matemática Aplicada ou Matemática Exatas é exatamente a de fazer uma ligação entre a Matemática e as diversas situações do dia-a-dia. A aplicação prática dos conteúdos e atividades, de forma gradual, torna o aprendizado mais fácil e agradável .
2 Justificativa
Disciplina da grade curricular Matemática, objeto de estudo e pesquisa veio impulsionado pela aquisição das competências necessárias ao aluno, na sua formação e graduação em Administração curso de Graduação Superior Administração (2019.2)
Introduzir os alunos no estudo da Matemática, presente em todo Universo. Interagir com as diversas situações do dia-a-dia. E aplicação prática dos conteúdos
3 Objetivos
Geral: - Desenvolver o raciocínio lógico - Construir pensamento lógico, calcular, estimar, analisar as contribuições teóricas da Disciplina: Matemática Aplicada ou Ciencias Exatas e interações (on-line), para formação e graduação do aluno em um curso superior de administração.
Específicos: - contextualizar o ensino à distancia suportado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). - identificar quais os principais recursos tecnológicos utilizados no ensino da EàD em (Matemática Aplicada ou Ciências Exatas) e suas inserções na prática Pedagógica: (fórum, vídeo aulas, estudo de caso, webconferências, recursos áudio visuais, exercícios xerocados, etc.) – alencar as principais melhorias na EàD(on-line) com a potencialização nas (TICs), na aprendizagem / atitude colaborativa.
Introdução - Para construir uma quadra de futebol, um canteiro ou um viveiro, é preciso antes de tudo, fazer certos cálculos. Só assim não se perderá espaço, nem material. A área que se vai construir pode ser expressa por uma “Função Quadrática”. Nessa unidade estudaremos: Funções, Equações, e Funções Exponenciais. Depois disso , estaremos prontos para construir quadras de esporte, canteiros, viveiros e até mesmo, calcular rendimentos da “Caderneta de Poupança”, ou estimar a “Inflação do mês.
4Referencial Teórico ou Quadro Teórico - Livro(...)
6 Cronograma(opcional)
Referências(...)
Universidade Maurício de Nassau
Uninassau Mercês/Pituba, 364, Salvador -Bahia -Brasil
Chancela Grupo Ser Educacional, 3 Graças - Recife Pernambuco -Brasil
Aluna veterana - Administração: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 - (ADM11/EàD(2019.2-2024.1.2)
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| Data | 12/07/2024 |
|---|---|
| De | ALUNA VETERANA ADMINISTRAÇÃO: ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
| Assunto | Re:Re:ENADE COLAÇÃO DE GRAU (ADM11/EàD(2019.2-2024.1.2) |
1 TEXTO: Língua Portuguesa: Leitura - Importância do ato de ler. Estratégia de leitura:
PESQUISA: A importância do domínio da língua portuguesa na sociedade atual. O Português e uma língua de cultura que da acesso a literaturas e civilizações originais e variadas que o Comitê Nobel distinguiu ao atribuir o Premio Nobel da Paz, a Ramos Horta e Ximenes Belo e o Premio Nobel da Literatura a José Saramago. Num mundo em mudanças, o Português e uma língua do futuro, uma língua a descobrir. O potencial de expansão da nossa língua em África e extremamente significativo, sobretudo no hemisfério sul, onde, para além do previsível crescimento da população do PALOP se registra um aumento do ensino do Português nos sistemas de ensino dos países que integram a SADC, com particular destaque para a África do Sul, a Namíbia e o Zimbabwe. Idêntico movimento se verifica em vários Estados da África Ocidental, assumindo especial relevância do Senegal. Na América do Sul, a criação do MERCOSUL, levou a um crescimento exponencial do ensino da Língua Portuguesa na Argentina, no Uruguai, e no Paraguai, verificando-se idêntico interesse pelo Português em países latino-americanos não pertencentes ao MERCOSUL, especialmente na Venezuela. A criação de um estado de língua oficial portuguesa na Ásia poderá favorecer o ensino do Português em diversos desse continente e reforçará, certamente, o interesse pela nossa língua. A Língua e a Sociedade – entendida como um sistema de signos.
2 TEXTO: Língua Portuguesa: Comunicação(elementos e funções da língua) Textos (interação):
PESQUISA:
As funções da linguagem são categorias dos estudos da comunicação. Toda linguagem é utilizada para comunicar algo a alguém. Sendo assim, considerando os elementos que constituem a comunicação (emissor, receptor, código, canal, mensagem e contexto), as funções dividem-se em: emotiva, conativa, metalinguística, fática, poética, referencial
Cada função está, respectivamente, relacionada a um elemento da comunicação.
As funções da linguagem analisam o discurso considerando a sua utilidade para a efetividade da comunicação.
Função emotiva ou expressiva
A função emotiva ou expressiva prioriza o sujeito que emite a mensagem, por isso evidencia os aspectos subjetivos e sentimentais do indivíduo que fala. Nos discursos de função emotiva, é recorrente o uso de predicativos e outros qualificadores, servindo para caracterizar as sensações do autor. Exemplo: Eu não aguento mais! Todo dia é um problema, toda semana eu tenho que ajudar alguém! Eu preciso ter tempo para mim!
O trecho anterior apresenta um desabafo emocional do sujeito que fala. Os verbos estão em primeira pessoa e expressam a emoção negativa “Eu não aguento mais!” e o desejo “Eu preciso ter tempo para mim!”.
Nos textos, é comum que as funções trabalhem juntas, como no exemplo seguinte. No poema “Os deslimites da palavra”, de Manoel de Barros, é possível encontrar as funções emotiva e poética:
Ando muito completo de vazios.
Meu órgão de morrer me predomina.
Estou sem eternidades.
Não posso mais saber quando amanheço ontem.
Está rengo de mim o amanhecer.
Ouço o tamanho oblíquo de uma folha.
Atrás do ocaso fervem os insetos.
Enfiei o que pude dentro de um grilo o meu
destino.
Essas coisas me mudam para cisco.
A minha independência tem algemas.
O texto possui:
função poética, apresentando um cuidado com a linguagem, de modo que a mensagem ganhe efeito expressivo; função emotiva, pois o eu lírico expressa estados subjetivos do seu ser.
Função poética
A função poética prioriza a mensagem, ela é o principal foco e objetivo de todo texto com predominância dessa função. Sua linguagem apresenta aspecto simbólico e subjetivo. O intuito principal da função poética é transmitir uma mensagem e utilizar o trabalho com a língua como ferramenta estilística e estética, para garantir maior impacto e força no conteúdo.
Retornando ao exemplo do tópico anterior, é possível verificar que o autor diversifica o sentido das palavras e tira o peso referencial da língua.
Exemplo:
“Ando muito completo de vazios.
Meu órgão de morrer me predomina.
Estou sem eternidades.”
A pessoa não pode, fisicamente, andar “completa de vazios”. A expressão indica uma sensação interna, mas não o faz de modo tradicional. O impacto de uma construção simbólica é mais significativo do que o de uma declaração afirmativa. Compreende-se, portanto, que essas escolhas formais têm o intuito de potencializar a mensagem poética.
Função referencial ou denotativa
A função referencial prioriza o contexto. Seu objetivo é apontar para o sentido da realidade material, logo, para os seres e as coisas que existem. Sua linguagem visa à precisão das palavras bem como não expõe visões subjetivas sobre o tema. Nesse sentido, a função referencial está relacionada a um aspecto de “verdade”. A seguir, o trecho de uma notícia do site Uol, que fornece um exemplo da função referencial:
“O morango (Fragaria spp) é um fruto típico de climas temperados do norte e do Chile. Pequeno, de cor avermelhada brilhante, com sabor levemente ácido, aroma agradável e forte, o alimento é bastante versátil, servindo para o preparo de sucos, smoothies, sorvetes, doces, bolos, biscoitos e receitas agridoces (principalmente saladas).”
Nesse parágrafo, a linguagem tem o objetivo de apresentar um fruto existente na realidade material: o morango. Desse modo, o texto fornece apenas características e informações com valor de verdade material e científica. Apesar de descrever aspectos que categorizam a fruta, o autor não expõe seu juízo de valor a respeito do tema.
Função fática ou de contato
A função fática se concentra no canal, por isso é uma comunicação utilizada quando se deseja testar a eficácia do veículo de comunicação. Por exemplo, em casos de ligação, os interlocutores podem utilizar expressões como “alô?”, “tá aí?!”, “oi?!” e outras, para verificar se a transmissão está funcionando, permitindo, assim, a comunicação.
Exemplo:
— Não acredito que isso está acontecendo! Sim, estou ouvindo.
Função metalinguística
A função metalinguística concentra-se no código e utiliza-o para falar sobre ele mesmo. Por exemplo, utiliza-se a língua para falar da língua, o texto para falar de texto, a poesia para falar da poesia. A linguagem fala sobre si mesma. O poema “Poesia”, de Carlos Drummond de Andrade, é um exemplo da função metalinguística:
Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia desse momento
inunda minha vida inteira.
A metalinguagem é expressa no poema quando o eu lírico decide compô-lo falando da sua própria composição.
Função conativa ou apelativa
A função conativa se concentra no sujeito que recebe a mensagem, seu objetivo é instruí-lo, induzi-lo ou convencê-lo a respeito de algo. Sua linguagem é marcada pelo aspecto persuasivo.
Exemplo:
COMPRE AGORA E SÓ PAGUE DAQUI A 45 DIAS!
A linguagem publicitária utiliza-se da linguagem conativa para atrair e convencer o público a adquirir um serviço ou produto. A linguagem direciona-se diretamente ao receptor, e utiliza de verbos imperativos “compre”, “pague”, acompanhados de modificadores “agora”, “só” e “daqui a 45 dias”, no intuito de persuadir o leitor.
Funções da linguagem e a comunicação
As funções da linguagem são elementos da comunicação, que, por sua vez, pode ser definida como o ato de transmitir mensagens, de dialogar. Nos estudos sobre os aspectos que envolvem a efetividade da comunicação, Roman Jakobson definiu seis elementos constituintes:
Emissor: aquele que fala ou escreve, que transmite a mensagem. Receptor: aquele que ouve ou lê, que recebe a mensagem. Contexto: a realidade, o contexto material que envolve a produção do texto. Código: os símbolos utilizados para transmitir a mensagem. Mensagem: o conteúdo que será veiculado pelo emissor. Canal: o transmissor ou ferramenta pela qual é possível estabelecer a comunicação.
Os seis elementos são considerados essenciais para a atividade de comunicação, logo, para fazer um bom estudo e análise das funções do texto, é necessário considerar os tópicos listados e identificar qual deles está em evidência, ou seja, qual função da linguagem é predominante.
Significado de código
O código é um conjunto de sinais e símbolos convencionalmente significados e estruturados. Por exemplo, a língua portuguesa é um código diferente da língua inglesa. O código, entretanto, pode ser não verbal, como os sinais de trânsito, que são representados por figuras, mas possuem sentido convencionado socialmente, permitindo que todo motorista consiga ler as placas e compreender suas orientações.
Acesse também: Vícios de linguagem – desvios não intencionais da norma-padrão
Resumo sobre as funções da linguagem
Em síntese, as funções da linguagem são elementos da comunicação. Elas analisam os aspectos envolvidos nessa atividade, buscando identificar qual elemento está em evidência e como ele se manifesta na linguagem do texto. Para cada elemento da comunicação, uma função da linguagem. Os textos podem ter predominância de uma ou mais funções, entretanto, nos atos comunicativos, é essencial que todos os elementos estejam em bom funcionamento.
https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=L%C3%ADngua+Portuguesa%3A+Comunica%C3%A7%C3%A3o%28elementos+e+fun%C3%A7%C3%B5es+da+l%C3%ADngua%29+Textos+%28intera%C3%A7%C3%A3o
3TEXTO: Língua Portuguesa - Língua, fala e linguagem (norma culta) Textos (pratica dos assuntos estudados) :
PESQUISA:
4 TEXTO: Língua Portuguesa- Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos Textos(pratica dos assuntos estudados):
ll Unidade - Produção de um texto(gênero textual a escolha do aluno) fazendo uso de no mínimo 20 grupos de palavras parônimas/homônimas-
PESQUISA:
5 TEXTO: Língua Portuguesa - Conotação e denotação Textos(interação):
PESQUISA:
6 TEXTO: Língua Portuguesa - Figuras de linguagem (metáfora e metonimia) Textos (Interpretação):
PESQUISA:
7 TEXTO: Língua Portuguesa - Figuras de linguagem (catacrese, hipérbole, antítese) Textos (pratica dos assuntos):
PESQUISA:
8 TEXTO: Língua Portuguesa - Figuras de linguagem (personificação, onomatopeia, comparação) Textos( prática):
PESQUISA:
9 TEXTO: Língua Portuguesa - Dificuldade da língua (prosódia e ortoépia) Textos (estudo dos assuntos estudados):
PESQUISA:
10 TEXTO: Língua Portuguesa - Concordância (nominal, verbal)
Trabalho (escrito)
PESQUISA:
Concordância verbal e nominal é relação que garante que as palavras concordem umas com as outras. A concordância verbal garante que os verbos concordem com os sujeitos, enquanto a concordância nominal garante que os substantivos concordem com adjetivos, artigos, numerais e pronome
As 7(sete) Regras de concordância verbal:
Concordância com sujeito coletivo. ...
Concordância com coletivos partitivos. ...
Concordância com as expressões "mais de", "menos de", "cerca de" ...
Concordância com nomes próprios. ...
Concordância com pronome relativo "que" ...
Concordância com pronome relativo "quem" ...
Concordância com expressão "um dos que"
As 10 regras de concordância nominal:
Um substantivo + um adjetivo.
Mais de um substantivo + um adjetivo.
Concordar com o substantivo mais próximo.
Concordar com todos os substantivos.
Inserir o artigo antes do último adjetivo.
Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.
Como identificar a concordância nominal ?
A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham(gênero, número e grau com o substantivo)
Exemplos de concordancia nominal/verbal :
As crianças têm medo do escuro. (“do escuro” é complemento nominal do substantivo “medo”)
Já dei o presente ao meu pai. ("o presente" e "ao meu pai" são complementos verbais. ...
Esteja atento ao telefone. (“ao telefone” é complemento nominal do adjetivo “atento”)
Os tipos de concordancia verbal:
Com os verbos dar, bater e soar, a concordância verbal pode ser feita de duas formas. Concordância verbal com o sujeito da oração, sendo dada ênfase ao substantivo, ou concordância verbal com o numeral que indica as horas, sendo dada ênfase ao verbo, O relógio da torre deu onze horas. (concordância com o sujeito)
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ATT
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| Data | 12/07/2024 |
|---|---|
| De | ALUNA VETERANA ADMINISTRAÇÃO: ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
| Assunto | Re:ENADE COLAÇÃO DE GRAU (ADM11/EàD(2019.2-2024.1.2) |
Corpo Diretivo
Conheça as pessoas que fazem a nossa instituição
Fundador / Reitor
• Janguiê Diniz (Fundador)
Direção
Direção Executiva
• Jânyo Diniz (Diretor Presidente)
• Simone Bergamo (Diretora Acadêmica) Currículo Lattes
• Adriano Azevedo (Diretor Executivo de Ensino)
• João Aguiar (Diretor Executivo Financeiro)
Diretorias
• Paulo Chanan (Diretor de Regulação) Currículo Lattes
• José Alberto (Diretor de TI) Currículo Lattes
• Mauro Melo (Diretor de M&A)
• Diana Lemos Barbosa (Diretora da CRA)
• Enzo Oliveira Moreira (Diretor de EAD)
• Nathalie Regnier Cortes (Diretora Jurídica)
Secretaria
• Raquel Barboza (Secretária Geral)
ATT
Atualizado em: 12/07/2024(sexta-feira)
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| Data | 12/07/2024 |
|---|---|
| De | ALUNA VETERANA ADMINISTRAÇÃO: ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
| Assunto | ENADE COLAÇÃO DE GRAU (ADM11/EàD(2019.2-2024.1.2) |
SOLICITAÇÔES:
ENADE E COLAÇÃO DE GRAU
(MEC/IES/INSTITUIÇÃO)
Dispensa das Disciplinas Cursadas e Aprovadas
Ajustes das Disciplina
Graduação e Colação de Grau
Universidade Maurício de Nassau
UNINASSAU Mercês/Pituba, 364, Salvador -Bahia -Brasil
Chancela Grupo Ser Educacional, 3 Graças, Recife -Pernambuco -Brasil
Aluna veterana Administração: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 ADM11/EàD(2019.2-2024.1.2)
Atualizado em: 12/07/2024(sexta-feira)
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| Data | 04/07/2024 |
|---|---|
| De | Aluna veterana: Zuleide de Aguiar Dias |
| Assunto | GRADE CURRICULAS(ADM/EàD(2019.2-2024.1) |
DISCIPLINAS: (2019.2)
1 Logística e Distribuição
Tutora: Renata Porto Chaves
Conclusão(...)
2 Planejamento Estratégico
Tutor: Enzo Oliveira Moreira
Conclusão: (...)
3 Prática Profissional(l)
Tutora: Wanderly do Carmo Silva
Conclusão: (...)
4 Simulação Gerencial
Tutor: Ciro Pereira Pedrosa
Conclusão: (...)
5 Tópicos Especiais em Administração Pública
Tutora: Ana Carolina Cavalcante Vasconcelos
Conclusão: (...)
6 Tópicos Integrados (ll)(Administração)
Tutora: Ana Cristina Araújo
Conclusão: (...)
DISCIPLINAS: (2020.1)
1 Consultoria Organizacional
Tutor: Pedro Roberto da Silva Pontes
Tutor: Henrique Cezar da Silva Santos
Conclusão: (...)
2 Contabilidade Aplicada
Tutora: Tarciana Borges Ferreira
Tutora: Érica Cavalcante Nunes Pimentel
Conclusão( ...)
3 Direito Empresarial
Tutora: Ana Flávia Gomes da Rocha
Tutor: Felipe Anilton Gomes Barbosa
Conclusão: (...)
4 Evolução do Pensamento em Administração
Tutor: Romildo Ismael de Lima
Tutora: Marcela Rebeca Pereira
Conclusão: (...)
5 Metodologia da Pesquisa
Tutora: Dayanna Karla Gonzaga Ximenes
Tutor: Rodrigo do Rego Barros de Castro
Conclusão: (...)
DISCIPLINAS: (2020.2)
1 Administração Financeira e Orçamentária
Tutor: Daniel Alves Campelo
Tutora: Keyty Sarah Andrade da Silva
Conclusão: (...)
2 Empreendedorismo
Tutora: Ellis Hipácia Lima Lakiss Gusmão
Tutor: Daniel Alves Campelo
Conclusão: (...)
3 Ética e Cidadania
Tutor:: Roberto Santos Leite Falcão de Lima
Tutora: Maria Emília Lyra da Silva
4 Fundamentos de Estatística
Tutora: Mabel de Morais Lopes
Tutor: Carlos Felipe de Albuquerque Braga
Conclusão: (...)
5 Sistema de Informação Gerencial
Tutor: Gustavo Henrique dos Santos
Tutor: Romildo Ismael de Lima
Conclusão: (...)
DISCIPLINAS: (2021.1)
1 Análise das Demonstrações Contábeis
Tutor: Robson José Silva e Santana
Conclusão: (...)
2 Direito do Trabalho e Previdenciário
Tutor: Manoel Nascimento de Souza
Conclusão: (...)
3 Mercado Financeiro e de Capitais
Tutor: Antônio Alfredo Oliveira Lima de Menezes Junior
Conclusão: (...)
4 Psicologia e Comportamento nas Organizações
Tutora: Alessandra de Oliveira
Conclusão: (...)
5 Recursos Humanos
Tutora: Melissa Cordeiro Torres Galindo
Conclusão: (...)
DISCIPLINAS: (2021.2)
1 Administração de Marketing
Tutora: Jamille Queiroz Leite
Conclusão: (...)
2 Administração de Materiais e Patrimônio
Tutora: Renata Porto Chaves
Conclusão (...)
3 Liderança e Desenvolvimento de Equipe
Tutora: Alessandra de Oliveira
Conclusão: (...)
4 Organização Sistemas e Métodos
Tutora: Wanderly da Carmo Silva
Conclusão: (...)
5 Tópicos Integradores (l) (Administração)
Tutora: Anna Cristina Araújo
Conclusão: (..)
DISCIPLINAS: (2022.1)
1 Administração da Produção
Tutora: Renata Porto Chaves
Conclusão: (...)
2 Administração de Produtos e Serviços
Tutora: Renata Porto Chaves
Conclusão: (...)
3 Análise de Custos
Tutor: Robson José Silva de Santaana
Conclusão: (...)
4 Estratégias de Marketing
Tutora: Anna Cristina Araújo
Conclusão: (...)
5 Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Tutora: Jamille Queiroz Leite
Conclusão: (...)
6 Responsabilidade Sociambiental
Tutor: Fernando Salvino da Silva
Conclusão: (...)
DISCIPLINAS: (2022.2)
1 Logística e Distribuição
Tutora: Renata Porto Chaves
Conclusão: (...)
2 Planejamento Estratégico
Tutor: Enzo de Oliveira Moreira
Conclusão: (...)
3 Prática Profissional (l) ADM
Tutora: Wanderly da Carmo Silva
Conclusão: (...)
4 Simulação Gerencial
Tutor: Ciro Pereira Pedrosa
Conclusão: (...)
5 Tópicos Especiais em Administração Pública
Tutora: Ana Carolina Cavalcante Vasconcelos
Conclusão: (...)
6Tópicos Integradores (ll) Administração
Tutora: Ana Cristina Araújo
Conclusão: (...)
DISCIPLINAS: (2023.1)
1 Auditoria
Tutor: Jucimar Casimiro de Andrade
Conclusão: (...)
2 Gestão da Qualidade
Tutora: Renata Porto Chaves
Conclusão: (...)
3 Gestão e Projetos
Tutor: Felipe Anilton Gomes Barbosa
Conclusão: (...)
4 Governança Corporativa
Tutor: Sandro Virgílio Prado Ribeiro
Conclusão: (...)
5 Prática Profissional (ll)
Tutora: Renata Porto Chaves
Conclusão: (...)
6 Tópicos Avançados em Administração
Tutora: Jessica Moliterno Genu
DISCIPLINAS: (2023.2)
1 Administração de Materiais e Patrimônio
Tutor: Marcílio Donizete Martins
Conclusão: (...)
2 Administração e Estratégias de Marketing
Tutora: Tereza Carla Souza Pereira
Conclusão: (...)
3 Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão (ll)
Tutora: Ghena Catarina do Vale
Tutor: Sérgio Henrique Vercosa Xavier
Conclusão: (...)
4 Consultoria Organizacional
Tutor: Ciro Pereira Pedrosa
Conclusão: (...)
5 Economia Mercado Financeiro e de Capitais
Tutor: Antônio Alfredo Oliveira Lima de Menezes Junior
Conclusão: (...)
6Gestão de Qualidade
Tutor: Sandro Virgílio Prado Ribeiro
Conclusão: (...)
DISCIPLINAS: (2024.1)
1 Empreendedorismo
Tutor: Daniel Alves Campelo
Conclusão: (...)
2 Gestão de Projetos
Tutor: Felipe Anilton Gomes Barbosa
Conclusão: (...)
3 Prática Profissional (ll) Administração
Tutora: Jamille Queiroz Leite
Tutora Wanderly do Carpo Silva
Conclusão: (...)
Aluna - veterana Administração: Zuleide de Aguiar Dias
Décimo período(10º.)
Matrícula: 01319436 (ADM10/EàD(2019.2-2024.1)
Universidade Maurício de Nassau
Uninassau, Mercês/Pituba, 364, Salvador -Bahia -Brasil
Chancela Grupo Ser Educacional, 3 Graças, Recife, Pernambuco -Brasil
Atualizado em: (04/07/2024(quinta-feira)
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| Data | 26/04/2024 |
|---|---|
| De | DISCENTE:ZULEIDE DE AGUIAR DIAS ADM10/EàD(2019.2-2024.1) |
| Assunto | Re:Dia do Descobrimento do BRASIL(22/04/2024) |
SEGMENTO DE CLIENTE:
– (PESSOA, GRUPO OU ORGANIZAÇÃO) Abordar características (perfil) do potencial cliente:
- Pessoas que se enquadrem no perfil da Empresa com os produtos e serviços para atender desejos e necessidade dos clientes da Empresa: “Beleza Rara & Pérola Negra”;
(Estudantes do ensino médio aprovados mediante pré vestibular (ENEM)para os serviços em educação.
Pontos básicos que não podem faltar em um “Plano - Roteiro de Negócios”. - PROJETO de NEGÓCIO. São eles:
» Escolher qual é área geográfica(localização) que pretende atingir com seu produto ou serviço. (Com a Internet a quebra de barreiras em um mundo globalizado para divulgar sua empresa e ofertar seus produtos e serviços);
»Definir exatamente qual será o seu produto e serviço e como pretende ofertá-lo;
»Definir quem será o seu público-alvo;
»Quem são seus concorrentes;
»Qual é a expectativa de crescimento da empresa dentro de um determinado período;
»Qual o investimento que será preciso para implantação e de onde será a captação deste recurso;
»Definir colaboradores e fornecedores.
Observe que este planejamento permite definir claramente o empreendimento, antecipar-se aos problemas, enxergar oportunidades e as falhas. Por isso que o “Plano de Negócio” também pode encorajar o empreendedor a se posicionar no mercado diante dos seus concorrentes. O mais interessante é que debruçado neste trabalho é comum aparecer possíveis fragilidades no modelo de negócio. Por isso que é tão bom se planejar e ter a possibilidade de se antecipar às falhas, pois quando se notam fragilidades durante a concepção do plano de negócios é aí que surge a oportunidade de alterar neste documento o que havia sido planejado inicialmente.
Afinal, modificar as ideais enquanto ainda estão no papel é muito mais fácil do que depois de implantadas em um empreendimento; Pensar na construção de um “Plano de Negócio”, é pensar no empreendimento e na sua razão de existir como algo duradouro e, principalmente, como algo de sucesso. Quem é que quer fazer algo novo para o mercado ou gerir um empreendimento próprio que tem certeza que dará errado? Todo empreendedor, empresário, administrador deseja obter sucesso nas suas empreitadas, independente do ramo de atuação.
Fonte: https://www.panan.com.br/noticia/ver/8
