Tópico: Blog DIREITO EMPRESARIAL
Data | 25/03/2024 |
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De | DISCENTE: ZULEIDE DE AGUIAR DIAS ADM/EàD(2019.2-2024.1) |
Assunto | Re:DISCIPLINA PRÁTICA PROFISSIONAL (ll)Administração Módulo(A)2024.1) |
DISCIPLINA: PRÁTICA PROFISSIONAL ll ADMINISTRAÇÃO
Pontos básicos que não podem faltar em um “Plano de Negócios”. São eles:
» Escolher qual é área geográfica(localização) que pretende atingir com seu produto ou serviço;
»Definir exatamente qual será o seu produto e serviço e como pretende ofertá-lo;
»Definir quem será o seu público-alvo;
»Quem são seus concorrentes;
»Qual é a expectativa de crescimento da empresa dentro de um determinado período;
»Qual o investimento que será preciso para implantação e de onde será a captação deste recurso;
»Definir colaboradores e fornecedores.
Observe que este planejamento permite definir claramente o empreendimento, antecipar-se aos problemas, enxergar oportunidades e as falhas. Por isso que o “Plano de Negócio também pode encorajar o empreendedor a se posicionar no mercado diante dos seus concorrentes. O mais interessante é que debruçado neste trabalho é comum aparecer possíveis fragilidades no modelo de negócio. Por isso que é tão bom se planejar e ter a possibilidade de se antecipar às falhas, pois quando se notam fragilidades durante a concepção do plano de negócios é aí que surge a oportunidade de alterar neste documento o que havia sido planejado inicialmente.
Afinal, modificar as ideais enquanto ainda estão no papel é muito mais fácil do que depois de implantadas em um empreendimento; Pensar na construção de um “Plano de Negócio”, é pensar no empreendimento e na sua razão de existir como algo duradouro e, principalmente, como algo de sucesso. Quem é que quer fazer algo novo para o mercado ou gerir um empreendimento próprio que tem certeza que dará errado? Todo empreendedor, empresário, administrador deseja obter sucesso nas suas empreitadas, independente do ramo de atuação.
Fonte: https://www.panan.com.br/noticia/ver/8
Universidade Maurício de Nassau
UNINASSAU -Mercês/Pituba -Salvador -Bahia -Brasil
GRUPO SER EDUCACIONAL, Recife -Pernambuco -Brasil
Professora: Wanderly do Carmo Silva
Professora Jamille Queiroz Leite
Coordenadora de Curso: Jessica Moliterno Genu
Diretora Acadêmica: Simone Bergamo Saltos Bezerra
Discente Zuleide de Aguiarr Dias
Matrícula: 01319436 (ADM/EàD(2019.2-2024.1)
Hoje: 25/03/2024(segunda-feira)
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Data | 04/03/2024 |
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De | DISCENTE:ZULEIDE DE AGUIAR DIAS ADM/EàD(2019.2-2024.1) |
Assunto | ESTÁGIO NO EXTERIOR |
ESTÁGiO NO EXTERIOR
ARGENTINA
Universidad Nacional de Tucuman
Universidad Santo Tomas Aquino - UNSTA
Universidad del Este
Universidad Técnico Nacional
Universidad de Córdoba
Universidad Nacional tres de Febrero (UNTREF)
Universidad Nacional de Villa Maria
UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU
UNINASSAU, Mercês /Pituba -Salvador -Bahia -Brasil
Chancela Grupo Ser Educacional, Recife - Pernambuco -Brasil
DISCENTE: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436(ADM/EàD(2019.2-2024.1)
Atualização em: 04/03/2024(segunda-feira).
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Data | 04/03/2024 |
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De | DISCENTE: ZULEIDE DE AGUIAR DIAS ADM/EàD(2019.2-2024.1) |
Assunto | DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Módulo(A)(ADM/EàD(2024.1) |
ORIENTAÇÕES DO EDITAL(08/2023) à (07/2024)
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC)– DISCENTES) O UNINASSAU RECIFE, nos termos de sua Política de Pesquisa, torna público o processo de seleção de projetos de Iniciação Científica para o período de agosto/2023 à julho/2024 de acordo com os seguintes objetivos e normas:
1. OBJETIVOS DO PROGRAMA 1.1. Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação na modalidade presencial e EAD, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o universitário no domínio do método científico; 1.2. Estimular os orientadores a envolverem estudantes de graduação no processo de investigação cientifica, enriquecendo a compreensão e o conhecimento em uma área específica.
1. CONTÉUDO DO PROJETO DO DISCENTE Os projetos devem ter no máximo 5 páginas, entregues na forma impressa, seguindo modelo PEX-FOR-04 e contendo obrigatoriamente os itens abaixo descritos e seus respectivos conteúdos:
I. Capa (nome da Instituição, o nome do docente responsável, o nome do discente, o título do projeto discente) em página única);
II. Introdução e Justificativa (apresentação, relevância e vinculação ao projeto)
III. Objetivos
IV. Materiais e métodos
V. Cronograma
VI. Referências (Segundo normas da ABNT)
2. FORMATAÇÃO DO PROJETO a. O documento deve ser apresentado em folha de papel A4 com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm. Fonte: Times New Roman e tamanho 12, com espaçamento de 1.15. b. Segundo normas da ABNT para referências. c. Apenas a Capa deve estar em página única
Plano de trabalho para o(s) aluno(s) indicado(s) (Modelo contido no PEX-MDL[1]04);
Cada discente só poderá participar de apenas um projeto selecionado. Caso se inscreva em mais de um, o último projeto enviado é o que será considerado
Somente serão aceitos projetos de pesquisa por meio do link: https://sereduc.com/YAG394, até a data limite estabelecida pelo Edital (08/2023 à 07/2024)
I. UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU
Docente: Felipe Anilton Gomes Barbosa
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Curso: Administração 10º.(período)/EàD(2019.2-2024.1)
Uninassu Mercês/Pituba, -Salvador -Bahia -Brasil
Grupo Ser Educacional, Recife -Pernambuco -Brasil
Título do Projeto:
Atividade Contextualizada(AV1)
à Disciplina: GESTÃO DE PROJETOS Módulo(A)
2024.1
II. Introdução e Justificativa (apresentação, relevância e vinculação ao projeto)
Apresentação
A globalização e a velocidade com que novas tecnologias e inovações são lançadas no mercado fazem com que as organizações estruturem suas atividades e seu plano estratégico, para rapidamente oferecerem seus produtos e serviços conforme a nova demanda.
Nesse cenário, as organizações precisam gerenciar seus processos e colaboradores aproveitando o conhecimento já obtido, além de determinar quais precisam ser conhecidos, quais recursos estão disponíveis, controlar o tempo e custo, entre outras tarefas. O controle envolve todo o ciclo produtivo da organização e necessita ser gerenciado para minimizar riscos, desperdícios e retrabalho.
A gestão por projetos permite que a organização tenha a visão correta de sua produção, podendo agir no momento certo, provendo correções e alinhamento antes da finalização da entrega. Muitas ferramentas estão disponíveis no mercado para ajudar tanto grandes quanto pequenas organizações a administrarem seus negócios e permanecerem ativas em tempos tão conturbados. O estudo de Gestão de Projetos compreende a gestão do conhecimento, pessoas e processos
III. Objetivos
OBJETIVOS DO PROGRAMA 1.1. Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação na modalidade presencial e EAD, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o universitário no domínio do método científico; 1.2. Estimular os orientadores a envolverem estudantes de graduação no processo de investigação cientifica, enriquecendo a compreensão e o conhecimento em uma área específica.
IV. Materiais e métodos
Materiais:(material em estudo quando cabível): livros didáticos, apostilas, textos avulsos, dicionário, etc.)
Métodos: todos os procedimentos adotados): indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, de reflexão. A primeira fase da análise e interpretação é a crítica do material bibliográfico. Divide-se em: Crítica interna e externa. A crítica externa - é feita sobre o significado, a importância e o valor histórico de um documento, considerando que está sendo elaborado em si mesmo e em função do trabalho. Abrange a) a crítica do texto: averiguar se o texto sofreu alterações ao longo do tempo e se estas alterações foram autorizadas e realizadas pelo autor; b) a critica da proveniência : investiga a origem do texto e as ideias anteriores e posteriores do autor. c) crítica da autenticidade: determinar o autor, o tema e as circunstancias da composição. A crítica interna: é aquela que aprecia o sentido e o valor do conteúdo Compreende: a) crítica de interpretação: - averiguar o sentido exato que o autor quis exprimir; b) crítica do valor interno do conteúdo: aprecia a obra e forma um juízo sobre a autoridade do autor e o valor que representa o trabalho e as ideias nele contidas
V. CRONOGRAMA:(Classificação da Pesquisa):
TEMPO Semestral Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul
TAREFAS 1º. 2º.1º.2º.1º.2º.1º.2º.1º.2º. 1o.2o. 1o. 2o.
Escolha do TemaX(16/01)
Pesquisa c/RelatórioX
Redação do RelatórioX
Revisão do Relatório X
Conclusão do Relatório X(10/02)
Classificação da Pesquisa:
Apresentação e Discussão - a pesquisa tem um caráter pragmático, e um processo formal e sistemático de desenvolvimento do “método científico”. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos (baseado em observações, experimentos, pesquisas bibliográficas, questionários)(GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 1999, p.42). Quanto a forma de abordagem: - Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números, opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Requer Recursos Estatísticos. – Pesquisa Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números.
A Metodologia consiste em estudar e avaliar os vários métodos disponíveis identificando suas limitações ou não em nível das implicações de suas atualizações. A metodologia em “Nível Aplicado”, examina e avalia as técnicas, bem como a geração ou verificação de novos métodos que conduzem a captação e processamento de informações, visando a resolução de problemas de investigação Porque escrever uma monografia? Exigência legal para obtenção de conclusão do curso - garantir confiabilidade do estudo realizado - demonstrar uma compreensão aproximativa e pessoal de um determinado assunto - contribuir para o avanço científico. O que é Monografia? Estudo detalhado de um só tema, exaustivamente estudado e bem definido; Trabalho mais usado ao término de Cursos de Graduação e Pós-graduação - Um relatório científico baseado numa pesquisa bibliográfica ou num trabalho experimental realizado;
VI. Referências (Segundo normas da ABNT)
BARCAUI, A. PMO - escritórios de projetos, programas e portfólio na prática. Rio de Janeiro: Brasport, 2012.
BRANCO, R. H. F.; VINHA JÚNIOR, R.; LEITE, D. E. S. Gestão colaborativa de projetos. São Paulo: Saraiva, 2016.
CIERCO, A. A.; MONAT, A. S.; NASCIMENTO, F. P.; MENDES, J. R. B. M. Gestão de projetos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.
CRUZ, F. Guia do PMO ágil – o framework do escritório ágil de projetos. 2017. Disponível em: <https://www.fabiocruz.com.br/guia-pmo-agil/>. Acesso em: 26 mar. 2019.
FRAMEWORK. In: Cambridge Dictionary. Disponível em: <https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/framework>. 2019. Acesso em: 26 mar. 2019.
MANSUR, R. Implementando um escritório de projetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.
MASSARI, V. L. Gerenciamento ágil de projetos. 2. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2018.
PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (guia PMBOK). 6. ed. São Paulo: Project Management Institute, 2017.
RIBEIRO, R. D.; RIBEIRO, H. C. S. Gerenciamento de projetos com métodos ágeis. Rio de Janeiro: Horácio da Cunha e Sousa Ribeiro, 2015.
SCHWABER, K.; SUTHERLAND, J. O guia definitivo para o scrum: as regras do jogo. Disponível em: <https://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v2017/2017-Scrum-Guide-Portuguese-European.pdf>. 2017. Acesso em: 26 mar. 2019.
SCRUM PORTUGAL. Scrum. Disponível em: <https://www.scrumportugal.pt/scrum/>. Acesso em: 26 mar. 2019.
VALLE, A. B.; SOARES, C. A. P. S.; FINOCCHIO JÚNIOR, J.; SILVA, L. S. F. Fundamentos do gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU Hoje: 04/03/2024(segunda-feira)
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 (ADM/EàD(2019.2-2024.1)
UNINASSAU, Mercês/Pituba - Salvador - Bahia - Brasil
Grupo Ser Educacional, Recife - Pernambuco -Brasil
Disciplina: Gestão de Projetos Módulo(A) (2024.1)
Professor: Felipe Anilton Gomes Barbosa
Tutor: Leandro de Sousa Floriano
Tutor: Sidney Santana Pereira
Jessica Moliterno Genu (Coordenadora de Curso)
Coordenadora de Curso: Jessica Moliterno Genu
Diretora Acadêmica: Simone Bérgamo
Discente: Zuleide e Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 ADM/EàD(2019.2-2024.1)
Universidade Maurício de Nassau
Uninassau Mercês/Pituba, -Salvador -Bahia -Brasil
Chancela Grupo Ser Educacional, Recife -Pernambuco-Brasil
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Data | 04/03/2024 |
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De | DISCENTE: ZULEIDE DE AGUIAR DIAS ADM/EàD(2019.2-2024.1) |
Assunto | PRÁTICA PROFISIONAL ll ADMINISTRAÇÃO Módulo(A) 2024.1) |
ORIENTAÇÕES DO EDITAL(08/2023) à (07/2024) -Disciplina Prática Profissional( ll) Módulo (A) 2024.1)
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC)– DISCENTES) O UNINASSAU RECIFE, nos termos de sua Política de Pesquisa, torna público o processo de seleção de projetos de Iniciação Científica para o período de agosto/2023 à julho/2024 de acordo com os seguintes objetivos e normas:
1. OBJETIVOS DO PROGRAMA 1.1. Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação na modalidade presencial e EAD, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o universitário no domínio do método científico; 1.2. Estimular os orientadores a envolverem estudantes de graduação no processo de investigação cientifica, enriquecendo a compreensão e o conhecimento em uma área específica.
1. CONTÉUDO DO PROJETO DO DISCENTE Os projetos devem ter no máximo 5 páginas, entregues na forma impressa, seguindo modelo PEX-FOR-04 e contendo obrigatoriamente os itens abaixo descritos e seus respectivos conteúdos:
I. Capa (nome da Instituição, o nome do docente responsável, o nome do discente, o título do projeto discente) em página única);
II. Introdução e Justificativa (apresentação, relevância e vinculação ao projeto)
III. Objetivos
IV. Materiais e métodos
V. Cronograma
VI. Referências (Segundo normas da ABNT)
2. FORMATAÇÃO DO PROJETO a. O documento deve ser apresentado em folha de papel A4 com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm. Fonte: Times New Roman e tamanho 12, com espaçamento de 1.15. b. Segundo normas da ABNT para referências. c. Apenas a Capa deve estar em página única
Plano de trabalho para o(s) aluno(s) indicado(s) (Modelo contido no PEX-MDL[1]04);
Cada discente só poderá participar de apenas um projeto selecionado. Caso se inscreva em mais de um, o último projeto enviado é o que será considerado
Somente serão aceitos projetos de pesquisa por meio do link: https://sereduc.com/YAG394, até a data limite estabelecida pelo Edital (08/2023 à 07/2024)
I. UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU
Docente: Jamille Queiroz Leite
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Curso: Administração 10º.(período)/EàD(2019.2-2024.1)
Uninassu Mercês/Pituba, -Salvador -Bahia -Brasil
Grupo Ser Educacional, Recife -Pernambuco -Brasil
Título do Projeto:
Atividade Contextualizada(AV2)
à Disciplina: Prática Profissional (ll) Administração Módulo(A)
2024.1
II. Introdução e Justificativa (apresentação, relevância e vinculação ao projeto)
Apresentação
A globalização e a velocidade com que novas tecnologias e inovações são lançadas no mercado fazem com que as organizações estruturem suas atividades e seu plano estratégico, para rapidamente oferecerem seus produtos e serviços conforme a nova demanda.
Nesse cenário, as organizações precisam gerenciar seus processos e colaboradores aproveitando o conhecimento já obtido, além de determinar quais precisam ser conhecidos, quais recursos estão disponíveis, controlar o tempo e custo, entre outras tarefas. O controle envolve todo o ciclo produtivo da organização e necessita ser gerenciado para minimizar riscos, desperdícios e retrabalho.
A gestão por projetos permite que a organização tenha a visão correta de sua produção, podendo agir no momento certo, provendo correções e alinhamento antes da finalização da entrega. Muitas ferramentas estão disponíveis no mercado para ajudar tanto grandes quanto pequenas organizações a administrarem seus negócios e permanecerem ativas em tempos tão conturbados. O estudo de Gestão de Projetos compreende a gestão do conhecimento, pessoas e processos
III. Objetivos
OBJETIVOS DO PROGRAMA 1.1. Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação na modalidade presencial e EAD, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o universitário no domínio do método científico; 1.2. Estimular os orientadores a envolverem estudantes de graduação no processo de investigação cientifica, enriquecendo a compreensão e o conhecimento em uma área específica.
IV. Materiais e métodos
Materiais:(material em estudo quando cabível): livros didáticos, apostilas, textos avulsos, dicionário, etc.)
Métodos: todos os procedimentos adotados): indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, de reflexão. A primeira fase da análise e interpretação é a crítica do material bibliográfico. Divide-se em: Crítica interna e externa. A crítica externa - é feita sobre o significado, a importância e o valor histórico de um documento, considerando que está sendo elaborado em si mesmo e em função do trabalho. Abrange a) a crítica do texto: averiguar se o texto sofreu alterações ao longo do tempo e se estas alterações foram autorizadas e realizadas pelo autor; b) a critica da proveniência : investiga a origem do texto e as ideias anteriores e posteriores do autor. c) crítica da autenticidade: determinar o autor, o tema e as circunstancias da composição. A crítica interna: é aquela que aprecia o sentido e o valor do conteúdo Compreende: a) crítica de interpretação: - averiguar o sentido exato que o autor quis exprimir; b) crítica do valor interno do conteúdo: aprecia a obra e forma um juízo sobre a autoridade do autor e o valor que representa o trabalho e as ideias nele contidas
V. CRONOGRAMA:(Classificação da Pesquisa):
TEMPO Semestral Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul
TAREFAS 1º. 2º.1º.2º.1º.2º.1º.2º.1º.2º. 1o.2o. 1o. 2o.
Escolha do TemaX(01/02)
Pesquisa c/RelatórioX
Redação do RelatórioX
Revisão do Relatório X
Conclusão do Relatório X(30/04)
Classificação da Pesquisa:
Apresentação e Discussão - a pesquisa tem um caráter pragmático, e um processo formal e sistemático de desenvolvimento do “método científico”. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos (baseado em observações, experimentos, pesquisas bibliográficas, questionários)(GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 1999, p.42). Quanto a forma de abordagem: - Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números, opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Requer Recursos Estatísticos. – Pesquisa Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números.
A Metodologia consiste em estudar e avaliar os vários métodos disponíveis identificando suas limitações ou não em nível das implicações de suas atualizações. A metodologia em “Nível Aplicado”, examina e avalia as técnicas, bem como a geração ou verificação de novos métodos que conduzem a captação e processamento de informações, visando a resolução de problemas de investigação Porque escrever uma monografia? Exigência legal para obtenção de conclusão do curso - garantir confiabilidade do estudo realizado - demonstrar uma compreensão aproximativa e pessoal de um determinado assunto - contribuir para o avanço científico. O que é Monografia? Estudo detalhado de um só tema, exaustivamente estudado e bem definido; Trabalho mais usado ao término de Cursos de Graduação e Pós-graduação - Um relatório científico baseado numa pesquisa bibliográfica ou num trabalho experimental realizado;
VI. Referências (Segundo normas da ABNT)
(Disciplina: Prática Profissional(ll) Administração Módulo(A) (2024.1)
AAKER. D. A. Administração estratégica de mercado. 9. ed. São Paulo: Bookman, 2012.
ALMEIDA, M. I. R. Manual de planejamento estratégico: desenvolvimento de um plano estratégico com a utilização de planilhas Excel. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
DINIZ, J. A arte de empreender: manual do empreendedor e do gestor das empresas de sucesso. São Paulo: Editora Novo Século, 2019.
DINIZ, J. A Arte de Empreender. Curso de Empreendedorismo organizado por Ser Educacional. Módulo 1 a módulo 8. Disponível em: <https://sereduc.com/player/?mod=startup&categoria=3246>. Acesso em: 01 ago. 2019.
DINIZ, J. A Arte de Empreender. Curso de Empreendedorismo organizado por Ser Educacional. Módulo 9 a módulo 17. Disponível em: <https://sereduc.com/player/?mod=startup&categoria=3246>. Acesso em: 05 de jul. 2019.
DINIZ, J., A Arte de Empreender. Curso de Empreendedorismo organizado por Ser Educacional. Módulo 18 a módulo 27. Disponível em: <https://sereduc.com/player/?mod=startup&categoria=3248>. Acesso em 31 de jul. 2019.
KANAANE, R.; RODRIGUES, C. E. Curso de Marketing - Cenários, estratégias e ferramentas. Rio de Janeiro: Grupo Gen, 2016.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LUCENA, M. D. S. Planejamento estratégico de recursos humanos. 2. ed. São Paulo: Grupo Gen, 2017.
MOREIRA, PASQUALE, P. P.; MOREIRA, J. C. T. (org). Marketing Business to Business – como competir em mercados organizacionais. São Paulo: Saraiva, 2006.
OSCIP – O QUE VOCÊ PRECISA SABER. (3 min. 06 s.). port. color. son. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=x_Qn7sVlqaM>. Acesso em: 28 jul. 2019.
POLITIZE. Estatais: o que você precisa saber sobre este tipo de empresa. Politize!, 08 fev. 2019. Disponível em: <https://www.politize.com.br/estatais-o-que-voce-precisa-saber-sobre-esse-tipo-de-empresa/> Acesso em: 28 de jul. 2019.
SAMSUNG: MUITO MAIS DO QUE SMARTFONES. (36 min. 16 s.). color. son. port. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9mdZQubolos>. Acesso em: 21 ago. 2019.
SEBRAE NACIONAL. O que é uma organização não governamental. Sebrae Nacional, 15 ago. 2019. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-uma-organizacao-nao-governamental-ong,ba5f4e64c093d510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 28 de jul. 2019.
SEBRAE NACIONAL. OSCIP Organização da Sociedade Civil. Sebrae Nacional, 02 abr. 2019. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/oscip-organizacao-da-sociedade-civil-de-interesse-publico,554a15bfd0b17410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 28 de jul. 2019.
SEBRAE NACIONAL. Ramos de atividades. Sebrae Nacional, 15 ago. 2019. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/ramos-de-atividades,8ef89e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD>. Acesso em: 28 jul. 2019.
SEBRAE SÃO PAULO. Quais são os tipos de empresas? Assessoria Legislativa do SEBRAE, 07 jun. 2018. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/conteudo_uf/quais-sao-os-tipos-de-empresas,af3db28a582a0610VgnVCM1000004c00210aRCRD> Acesso em: 28 jul. de 2019.
SILVA, H. H.; TENCA, E. C.; SCHENINI, P. H.; FERNANDES, S. Planejamento Estratégico de Marketing. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU- Hoje: 04/03/2024(segunda-feira)
Disciplina PRÁTICA PROFISSIONAL (ll) ADMINISTRAÇÃO Módulo(A)
(INÍCIO: (01/02/2024) Término: (30/04/2024)
(AV1) (31/03/2024)
(AV2)Atividade final (30/04/2024)
PROJETO (AV2): Estrutura para o Projeto
Revisão: (30/05/2024)
PROFESSORA: JAMILLE QUEIROZ LEITE
Coordenadora do Curso : Jessica Moliterno Genu
Diretora Acadêmica: Simone Bergamo
Prática Profissional(ll) Administração Módulo(A) ADM/EàD(2024.1)
Orientadora do Projeto de Prática Profissional(ll).doc.docx Administração:
Professora: Ma. Darline Maria do Carmo Bulhões
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 ADM/EàD(2019.2-2024.1)
Universidade Maurício de Nassau
Uninassau Mercês/Pituba -Salvador -Bahia -Brasil
Chancela do Grupo Ser Educacional, Recife -Pernambuco – Brasil
Leia mais: https://zuleidedias.webnode.com.br/contate-nos/
Enviado do Email para Windows
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Data | 18/03/2024 |
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De | DISCENTE:ZULEIDE DE AGUIAR DIAS ADM/EàD(2019.2-2024.1) |
Assunto | PRÊMIO "LED" (2024.1) |
Prêmio LED 2024.1
Divulgação
Educação - Creche Escola Infantil Salvador
CRECHE ESCOLA INFANTIL
Desenvolvimento do seu filho é nossa maior prioridade. Temos orgulho do curriculum de alta qualidade . Instalações modernas e uma abordagem individual – Professores experientes – Educação completa - Esportes e jogos - Melhores Planos de Educação - Diversão variada – Playground de várias atividades
PROGRAMAÇÃO DIARIA
Chegada (07h às 09h)
Hora do Lanche (09h às 09:30h)
Hora do Aprendizado (09h às 12h)
Almoço (12h às 13h)
Hora do Playground (13h às 15:30h)
Lanche da Tarde (15:30 às 16:00h)
Recreação Livre (16h às 18h)
MENSALIDADES
Programa Preço / Mês
5 dias R$ 600,00
4 dias R$ 300,00
3 dias R$150,00
2 dias R$ 32,00
CONTATO RÁPIDO:
Ladeira do Paiva,506,
Bairro: Caixa D’água
Salvador Bahia Brasil
CEP: 40.320-710
Tel.: (55(71)3021-0446
Cel.: (71)99279-6038
Email: zuzuaguiarr@gmail.com
Quem potencializa a educação com alguma iniciativa inovadora provavelmente imagina o quanto seria lindo multiplicar a ideia, aumentar o impacto, ver seu projeto na vitrine. O Prêmio LED 2024 pode tornar essa possibilidade real ?
(HOJE:08/03/2024)
Desafio LED – Me dá uma luz aí!, destinado a jovens estudantes, com previsão para acontecer no primeiro semestre de 2024.
Tem um projeto? diferentes canais de atendimento para atender os interessados. Basta entrar em contato pelo e-mail movimentoled@g.globo ou pelo WhatsApp +55 (11) 91360-3203 (confira orientações abaixo).
O Prêmio LED é uma chamada aberta para quem está mudando a educação no Brasil.
SOBRE O PRÊMIO LED 2024.1 ?
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• Educadores inovadores
Educadores de instituições de ensino e outras organizações públicas ou privadas, como escolas, universidades, cursos técnicos e/ou profissionalizantes e cursos livres;
• Estudantes inovadores
Estudantes de instituições de ensino e outras organizações públicas ou privadas, como universidades, escolas, cursos técnicos e/ou profissionalizantes e cursos livres;
• Empreendedores e organizações inovadoras
Negócios, startups, criadores de conteúdo (influenciadores, youtubers, tiktokers), instituições de ensino e outras organizações públicas ou privadas, organizações da sociedade civil e mobilizadores sociais fora do ambiente escolar ou do campo profissional da educação (cientistas, pais ou responsáveis de estudantes, etc.).
Eixos temáticos
• Educação Básica
Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação profissional ou técnica, Formação técnica ou profissionalizante
• Educação não-formal
Promoção de aprendizagem de diversos temas, sem necessidade de pré-requisitos da educação formal
• Ensino Superior com foco na formação de professores
Promoção de processos de aprendizagem em diversos níveis e modalidades do ensino superior que fomentem a formação continuada de professores
Critérios de avaliação
• Inovação
• Impacto
• Escala e replicabilidade
• Consistência metodológica
Mais informações/Dúvidas
E-mail: movimentoled@g.globo
WhatsApp*: +55 (11) 91360-3203
* O contato via WhatsApp deve ser feito apenas com mensagem de texto, portanto, não serão recebidos áudios, vídeos ou ligações. Todas as solicitações serão respondidas em até 24h, apenas em dias úteis e em horário comercial (das 9h às 17h no horário de Brasília).
Jornada ESG | Fazer diferença é todo dia
- Ganha quem se importa
A educação é um dos compromissos da jornada ESG da Globo e o Movimento LED – Luz na Educação é o projeto que reconhece e impulsiona as iniciativas que representam o futuro da educação.
Desafio Colaborativo
1Como o escopo do seu projeto pode ser definido?
O ESCOPO DO MEU PROJETO (trabalho a ser realizado) está em "Desenvolver Talentos", em um sistema de aprendizagem inovador - um novo formato educacional que integra os alunos às mais diversas áreas acadêmicas em ambientes remotos e imersivos -"Revolução do Conhecimento".
Mais informações/Dúvidas
E-mail: movimentoled@g.globo
WhatsApp*: +55 (11) 91360-3203
* O contato via WhatsApp deve ser feito apenas com mensagem de texto, portanto, não serão recebidos áudios, vídeos ou ligações. Todas as solicitações serão respondidas em até 24h, apenas em dias úteis e em horário comercial (das 9h às 17h no horário de Brasília).
Projeto LED "Uma luz na Educação".
Universidade Maurício de Nassau
Uninassau, Mercês/Pituba -Salvador -Bahia -Brasil
Chancela: Grupo Ser Educacional, Recife -Pernambuco -Brasil
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 ADM/EàD(2019.2-2024.1)
Hoje: 18/03/2024(segunda-feira)
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Data | 25/01/2024 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | l.PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC) – DISCENTES) UNINASSAU - Disciplina: Empreendedorismo Módulo(A) - Atividade Contextualizada(AV1) |
l.PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC) – DISCENTES) UNINASSAU - Disciplina: Empreendedorismo Módulo(A) - Atividade Contextualizada(AV1)
Uninassau, Mercês/Pituba, Salvador -Bahia -Brasil
Grupo Ser Educacional, Recife - Pernambuco -Brasil
Universidade Maurício de Nassau
Docente: Daniel Alves Campelo
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 (ADM10/EàD(2019.2-2024.1)
Atividade Contextualizada (AV1), à Disciplina: Empreendedorismo
Data prevista para envio: (10/02/2024)
Antecipada para:(18/01/2024)
II. Introdução e Justificativa (apresentação, relevância e vinculação ao projeto)
Este relatório é parte integrante da formação acadêmica de extensão, baseado na Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018 e em consonância com as diretrizes institucionais e regimentais da(INSTITUIÇÃO Uninassau). Assim, esta atividade visa promover de modo transformador a relação dos discentes envolvidos nesse projeto e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, de modo dialógico através da troca de conhecimento. Essa vivência dos problemas, com as questões complexas contemporâneas no contexto social são experiências necessárias para uma formação mais cidadã. Além de buscar entender e se envolver em necessidades e propósitos sociais, as atividades desenvolvidas alinham-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) e propósitos institucionais baseados em melhorias ambientais, sociais e de governança (ESG - Environmental, Social and Governance) afim de apoiar o atingimento de metas e indicadores locais e que podem repercutir de modo regional e/ou global quando somadas aos demais projetos desenvolvidos pela (INSTITUIÇÃO UNINASSAU).
José Dornelas, em seu livro Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios, escrito em 2016, afirma que o empreendedorismo está relacionado com a criação de um novo negócio que envolve pessoas, processos e transforma ideias em oportunidades.
No passado, o empreendedor já foi visto como um grande influenciador da economia, introduzindo novos produtos e serviços no mercado e, consequentemente, criando novas formas de empresas, bem como oportunidades em momentos difíceis.
O empreendedor é uma pessoa dinâmica, que sonha e realiza, tem um espírito revolucionário e ansiedade por colocar novas ideias em prática. Além disso, ele não tem medo de correr riscos e ir atrás de seus sonhos, pois tem, em sua essência, a criatividade e a usa para criar novas coisas.
É claro que também não podemos empreender de qualquer jeito, sem direção, ou seja, precisamos de um norte, de planejamento e necessitamos saber como as coisas devem ser feitas para que alcancemos o sucesso. É importante lembrar também que os empreendedores nem sempre vencem na primeira tentativa. Desse modo, errar, acertar e, principalmente, não desistir fazem parte do aprendizado do empreendedor.
Além disso, o empreendedor tem muitas responsabilidades, sendo que, se dedicar e investir na criação de novos negócios é uma delas. Gerar trabalhos, empregos e fazer a diferença são outras responsabilidades de igual importância.
CONCEITO SOBRE ESPÍRITO EMPREENDEDOR (CHIAVENATO(2006), no prefácio de seu livro considera que o “espirito empreendedor” envolve emoção, paixão, impulso, inovação e postula a existência de três características básicas do empreendedor: Necessidades de realização - Disposição para assumir risco e – Autoconfiança: - Necessidades de realização(tende a ser mais alta em pessoas de forte espírito empreendedor, visto que está ligada à inovação, à criação de novidades é a proposta de diferencial. Esta necessidade é o ponto axial da motivação do empreendedor, mas sem a capacidade de assumir riscos (incertezas), esta característica se reduz significativamente, por isso a necessidade de auto confiança inabalável; - Disposição para assumir risco e – Autoconfiança.
Exemplos de FORÇAS: (conhecer e fidelizar, surpreender, encantar o cliente, driblar a crise econômica, crises que afetam os fluxos de pessoas e o mercado). Tecnologias: – formalização para pagamentos em boleto e cartão sem utilizar filas – Totens de atendimento por toda loja(No Provador mediante suas escolhas e preferências, compra-se e paga-se).
NOVIDADES no aplicativo da Empresa(SALDÔES - PROMOÇÔES - Cartão fidelidade - Presentear o cliente (a partir do valor da compra e da marca) - FATURAMENTO - LUCRATIVIDADE – melhorar a performance ou desempenho – FOCO: - Cliente (satisfazer, encantar, surpreender).
Estratégia de PREÇOS, PRODUTOS (tendências) E SERVIÇOS (desempenho, performance). Layout da empresa (DEPARTAMENTALIZAÇÃO)por função. projeto, por processo, produto(...)
*Exemplos de FRAQUEZAS:(localização, sazonalidade, concorrente)
*Exemplo de OPORTUNIDADE: (adaptação, adequação as necessidades do cliente e a localização).
*Exemplo de AMEAÇAS: (concorrente, mudança climática, comportamento do consumidor)
Estratégia de PREÇOS, PRODUTOS (tendência) E SERVIÇOS (desempenho).
Orientação para NOVOS NEGÓCIOS:
PRINCÍPIOS E FERRAMENTAS PARA SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO Se o “empreendedor” está associado a inovação e à capacidade de assumir riscos inerentes a estes aspectos uma pessoa que abre uma empresa em um ramo já estabelecido e bem definido, que não traga novidades significativas ao mercado não pode ser chamado de “empreendedor”, mas sim “empresário”. Por outro lado, o “empreendedor” pode se tornar “empresário” em função do tempo, caso não mais imponha inovação, pois uma vez que seu diferencial se torne PRAXIS habitual de mercado, o agente que empreendeu no passado se tornará “empresário”, caso não traga outras novidades .
RICHARD CANTILLON, (1680-1734) e JEAN BAPTISTE SAY, (1767-1832), associavam a empreendedor às pessoas com capacidade de assumir riscos, à inovação e ao seu respectivo retorno econômico positivo. O empreendedor era identificado pela busca de novas(inovadoras) e arriscadas oportunidades de negócios, que trazia como desdobramento de suas atividades uma inevitável e positiva mudança na estrutura do mercado ou cenário econômico.
JOSEPH ALOIS SHUMPETER, economista que centrou seus estudos nesse agente econômico (empreendedor) e evidenciou sua importância para o crescimento de qualquer localidade. Na teoria de desenvolvimento econômico proposta em seu livro: ”Capitalismo, Socialismo e Democracia” de (1942), é apresentada a concepção de “destruição criativa” ou “destruição criadora” que é um processo de inovação em que velhos produtos e seus respectivos mercados dão espaço para inserção de novos produtos, levando a reestruturação, desde a cadeia produtiva de insumo: (matéria prima, mão de obra, etc.) para sua fabricação até o perfil de consumo por parte da população. EX:. Mercado discográfico nos últimos 50 anos SCHUMPETER,(1982), identifica este exemplo (destruição criadora), como sendo fato essencial do capitalismo, e por isso reforça a importância do agente responsável por esta dinâmica; considerado como o principal agente de transformação do contexto sócio econômico. Na época denominado como “empresário inovador”. Hoje o conhecemos como “Empreendedor”.
Os Empreendedores são heróis populares do mundo dos negócios. Fornecem empregos, introduzem inovações e incentivam o crescimento econômico. Não são simplesmente provedores de mercadorias ou de serviços, mas fonte de energia que assumem riscos em uma economia em mudança, transformação e crescimento. Continuamente milhares de pessoas com esse perfil - jovens e pessoas adultas e de todas as classes sociais - inauguram novos negócios por conta própria e agregam a liderança dinâmica que conduz ao desenvolvimento econômico e ao progresso das nações. É essa força vital que faz pulsar o coração da economia(LONGENECKER,(1975) apud CHIAVENATO, (2006,p.4).
CONCEITO SOBRE ESPÍRITO EMPREENDEDOR (CHIAVENATO(2006), no prefácio de seu livro considera que o “espirito empreendedor” envolve: emoção, paixão, impulso, inovação e postula a existência de três características básicas do empreendedor:
- Necessidades de realização(tende a ser mais alta em pessoas de forte espírito empreendedor, visto que está ligada à inovação, à criação de novidades e à proposta de diferencial. Esta necessidade é o ponto axial da motivação do empreendedor, mas sem a capacidade de assumir riscos esta característica se reduz significativamente, por isso a necessidade de auto confiança inabalável; - Disposição para assumir risco; e – Autoconfiança.
Definição de BENCHMARKING: ferramenta prática de melhoria para realização de comparações da empresa com outras organizações que são reconhecidas pelas melhores práticas administrativas, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho. Pode ser aplicado a qualquer nível em qualquer área funcional. Benchmarking: - é um processo contínuo, - uma investigação que fornece informações valiosas, - um processo de aprendizagem com outros, - um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina, - uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicáveis a qualquer processo. Benchmarking: - não é um processo isolado, - uma investigação que fornece respostas simples e “receitas”, - cópia, imitação, - rápido e fácil, - nem mais um modismo da administração. Reengenharia: (regras da organização) - é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade. Fundamental: - Porque fazemos? - Porque desta forma?. Radical: - anular estruturas e procedimentos existentes, focar novas formas de se realizar os trabalhos. Drástica: - destruição total do antigo e a sua substituição pelo inovador, que cause profundos impactos ao sistema. Processos: - devem ser recriados do princípio ao fim.
Site:https://portaldomarketing.com.br/Artigos Administracão/Teoria_Estruturalismo.htm
III. Objetivos
OBJETIVOS DO PROGRAMA 1.1.
Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação na modalidade presencial e EAD, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o universitário no domínio do método científico; 1.2. Estimular os orientadores a envolverem estudantes de graduação no processo de investigação cientifica, enriquecendo a compreensão e o conhecimento em uma área específica Local: Uninassau Mercês/Pituba, Salvador- Bahia - Brasil; DATA E HORÁRIO:(07/2023) à (07/2024)
IV. Materiais e métodos
Materiais:(material em estudo quando cabível): livros didáticos, apostilas, textos avulsos, dicionário, etc.)
Métodos: todos os procedimentos adotados): indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, de reflexão. A primeira fase da análise e interpretação é a crítica do material bibliográfico. Divide-se em: Crítica interna e externa. A crítica externa - é feita sobre o significado, a importância e o valor histórico de um documento, considerando que está sendo elaborado em si mesmo e em função do trabalho. Abrange a) a crítica do texto: averiguar se o texto sofreu alterações ao longo do tempo e se estas alterações foram autorizadas e realizadas pelo autor; b) a critica da proveniência : investiga a origem do texto e as ideias anteriores e posteriores do autor. c) crítica da autenticidade: determinar o autor, o tema e as circunstancias da composição. A crítica interna: é aquela que aprecia o sentido e o valor do conteúdo Compreende: a) crítica de interpretação: - averiguar o sentido exato que o autor quis exprimir; b) crítica do valor interno do conteúdo: aprecia a obra e forma um juízo sobre a autoridade do autor e o valor que representa o trabalho e as ideias nele contidas.
A Redação da Pesquisa Bibliográfica varia de acordo com o tipo de trabalho cientifico que se deseja apresentar, pode ser uma Pesquisa com representação de Relatório, Monografia, uma Dissertação ou uma Tese. Técnicas e normas do trabalho científico(ABNT) são utilizadas.
Resultados: - uma experiência enriquecedora de crescimento intelectual e profissional(formação superior). Conhecer a importância de Empreender, entender seus conceitos. Reconhecer os tipos de consultoria empresarial: Os 8(oito) para exemplificá-los: 1 Consultoria de gestão empresarial; 2 Consultoria de finanças; 3 Consultoria de marketing; 4 Consultoria de recursos humanos; 5 Consultoria de branding; 6 Consultoria de inovação; 7Consultoria de tecnologia; 7 Consultoria de logística como elementos norteadores da empresa. Distinguir e analisar os direitos individuais e as garantias constitucionais, sob a ótica dos tributos(taxas, impostos e contribuição de melhorias).(...)
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: (questões para discussão):
1 Como empreendedor em momentos de crise?
2 Como se tornar um empreendedor de sucesso eficiente e eficaz?
3 Quais as competências necessárias para ser empreendedor de sucesso?
4 Como funcionam as consultorias de logística, tecnologia, branding, inovação ?
Resultados alcançados: Envolvimento dos beneficiados: (Descrever a quantidade de quem participou e envolvimento dos beneficiados no tocante ao desenvolvimento sócio cidadão(quando cabível).
Envolvimento dos Discentes: (O que os alunos participantes levam na sua formação com esta atividade/ação extensionista?- Qual(is) demanda(s) da sociedade a prática pôde ajudar?)
Obs: se houve arrecadação de donativos, descrever o quantitativo, os tipos e para que se destinaram.
V. CRONOGRAMA:(Classificação da Pesquisa):
TEMPO Semestral Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul
TAREFAS 1º. 2º.1º.2º.1º.2º.1º.2º.1º.2º. 1o.2o. 1o. 2o.
Escolha do TemaX(16/01)
Pesquisa c/RelatórioX
Redação do RelatórioX
Revisão do Relatório X
Conclusão do Relatório X(10/02)
Classificação da Pesquisa:
Apresentação e Discussão - a pesquisa tem um caráter pragmático, e um processo formal e sistemático de desenvolvimento do “método científico”. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos (baseado em observações, experimentos, pesquisas bibliográficas, questionários)(GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 1999, p.42). Quanto a forma de abordagem: - Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números, opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Requer Recursos Estatísticos. – Pesquisa Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números.
A Metodologia consiste em estudar e avaliar os vários métodos disponíveis identificando suas limitações ou não em nível das implicações de suas atualizações. A metodologia em “Nível Aplicado”, examina e avalia as técnicas, bem como a geração ou verificação de novos métodos que conduzem a captação e processamento de informações, visando a resolução de problemas de investigação Porque escrever uma monografia? Exigência legal para obtenção de conclusão do curso - garantir confiabilidade do estudo realizado - demonstrar uma compreensão aproximativa e pessoal de um determinado assunto - contribuir para o avanço científico. O que é Monografia? Estudo detalhado de um só tema, exaustivamente estudado e bem definido; Trabalho mais usado ao término de Cursos de Graduação e Pós-graduação - Um relatório científico baseado numa pesquisa bibliográfica ou num trabalho experimental realizado;
Qual o esquema geral de uma monografia? – Formular a pergunta – Realizar a pesquisa – Interpretar resultados - Divulgar resultados.
O que é Ciencia? ciência é a atividade que propõe a aquisição sistemática de conhecimentos sobre a natureza biológica, social e tecnológica com a finalidade de melhoria da qualidade de vida, intelectual e material. A ”Gestão da Qualidade Total” ISO 9000, ISO 9001:2025, contínua das pessoas, processos, procedimentos, produtos, serviços, ambiente, estrutura, e empresa estendida: através dos fornecedores, distribuidores e parceiros de negócios.(...) Quais são os princípios da ciência? - o conhecimento científico nunca é absoluto ou final, pode ser sempre modificado ou substituído; - A exatidão sobre um conhecimento nunca é obtida integralmente, mas sim, através de modelos sucessivamente mais próximos; - Um conhecimento é válido até que novas observações e experimentações o substituam.
Objetivos da Ciência: - Melhoria da qualidade de vida material - Melhoria de vida intelectual; Função da Ciência: - Novas Descobertas – Novos Produtos – Melhoria da Qualidade de Vida.
VI. Referências (Segundo normas da ABNT)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS:
BERNARDI, L. A. Empreendedorismo e armadilhas comportamentais: causalidades, emoções e complexidade. São Paulo: Atlas, 2015.
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
DIAS, S. R. Marketing: estratégia e valor. São Paulo: Saraiva, 2006.
DINIZ, J. A arte de empreender: manual do empreendedor e do gestor das empresas de sucesso. São Paulo: Editora Novo Século, 2019.
DINIZ, J. A Arte de Empreender. Curso de Empreendedorismo organizado por Ser Educacional. Disponível em: <https://sereduc.com/player/?mod=startup&categoria=3246>. Acesso em: 19 jul. 2019.
DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
DRUCKER, P. Sociedade Pós-capitalista. 5. ed. São Paulo: Pioneira, 1996.
HISRICH, R. D.; PETERS, M. P.; SHEPHERD, D. A. Empreendedorismo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.
LEIA JÁ. Ser Educacional entre as melhores empresas da educação. Leia Já Educação, 20 dez. 2018. Disponível em: <https://www.leiaja.com/carreiras/2018/12/20/ser-educacional-entre-melhores-empresas-de-educacao/>. Acesso em: 04 de jul. de 2019.
MELO NETO, F. P.; FROES, C. Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
RECEITA de sucesso: conheça a história da Fábrica de Bolo Vó Alzira. Postado por Sebrae. (12 min. 25 s.). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FWIchZ0dC94&t=380s>. Acesso em: 14 ago. 2019.
SEBRAE. Faça o teste: qual é seu perfil de empreendedor? Sebrae, 30 jan. 2019. Disponível em: <https://blog.sebrae-sc.com.br/faca-o-teste-qual-seu-perfil-de-empreendedor/>. Acesso em: 14 ago. 2019.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1967.
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO Módulo (A)
Professor: Daniel Alves Campelo
(Início: (16/01/2024)
Prazo de envio da Atividade Contextualizada
(AV1): 10/02/2024 (Obs: envio antecipado:(18/01/2024)
·Prazo de realização da Avaliação
(AV2): 09/02/2024 a 17/02/2024
·Prazo de realização da
Segunda Chamada: 18/02/2024 a 21/02/2024
·Prazo de realização da
Avaliação Final: 26/02/2024 a 29/02/2024
HOJE: 25/01/2024(quinta-feira)
———
Data | 25/01/2024 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | Re:l.PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC) – DISCENTES) UNINASSAU - Disciplina: Empreendedorismo Módulo(A) - Atividade Contextualizada(AV1) |
DISCIPLINAS PROGRAMADAS ADM/EàD(2024.1): /Empreendedorismo
/Gestão de Projetos
/Prática Profissional(ll) Administração:
1DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO - Módulo(A)
PROFESSOR: Daniel Alves Campelo
InÍCIO: (16/01/2024)
Início da disciplina Empreendedorismo do Módulo A: 16/01/2024
·Prazo de envio da Atividade Contextualizada (AV1): 10/02/2024
·Prazo de realização da Avaliação (AV2): 09/02/2024 a 17/02/2024
·Prazo de realização da Segunda Chamada: 18/02/2024 a 21/02/2024
·Prazo de realização da Avaliação Final: 26/02/2024 a 29/02/2024
.
PROFESSOR: Daniel Alves Campelo
Módulo A - 198158 . 7 - Empreendedorismo - D.20241.A
Fale com o Tutor
EQUIPE:
1Daniel Alves Campelo
Professor: Daniel Alves Campelo
2Erica Cavalcanti Nunes Pimentel
Tutora: Erica Cavalcanti Nunes Pimentel
3Ana Claudia Tenorio da Silva
Tutora:Ana Claudia Tenorio da Silva
4Camila Cristovao dos Santos Ferreira
Tutora:Camila Cristovao dos Santos Ferreira
5Tiago Dantas Sebastiao da Silva
Tutor: Tiago Dantas Sebastiao da Silva
6 Camila Ferreira Amazonas
Tutora:Camila Ferreira Amazonas
7 Marilia Gabriella Lima de Melo
Tutora:Marilia Gabriella Lima de Melo
8 Marina Julia de Lima Beckman
Tutora:Marina Julia de Lima Beckman
9 Rosalia Maria Bevenuto da Silva
Tutora:Rosalia Maria Bevenuto da Silva
10 Nathalia Maria Veloso de Albuquerque
Tutora:Nathalia Maria Veloso de Albuquerque
11 Talyta Milena do Nascimento Gamenha
Tutora:Talyta Milena do Nascimento Gamenha
12 Nathalia Thaynan dos Santos Moura
Tutora: Nathalia Thaynan dos Santos Moura
13 Silvania Vieira Gomes
Tutora: Silvania Vieira Gomes
14 Laura Alves Pacifico da Silva (Coordenador de Curso)
Coordenadora de Curso: Laura Alves Pacifico da Silva (Coordenadora de Curso)
15 Daniel Barros de Melo Santana (Coordenador de Curso)
Coordenador de Curso:Daniel Barros de Melo Santana
16 Kamylla Conceicao Gomes Nascimento (Coordenador EaD)
Coordenadora de Curso: Kamylla Conceicao Gomes Nascimento
17 Monique Conceicão Soares (Coordenador de Curso)
Coordenadora de Curso: Monique Conceicão Soares
18 PatrÍcia Cristina Rodrigues Lima (Coordenador de Curso)
Coordenadora de Curso: PatrÍcia Cristina Rodrigues Lima
19 Mayra Cristine de Melo Waquim (Coordenador de Curso)
Coordenadora de Curso:Mayra Cristine de Melo Waquim
20 Cezar Czarny (Coordenador de Curso)
Coordenador de Curso:Cezar Czarny
21 Pedro Felipe Costa e Alvim (Coordenador de Curso)
Coordenador de Curso: Pedro Felipe Costa e Alvim
22 Caio Felipe de Barros Santana (Coordenador de Curso)
Coordenador de Curso: Caio Felipe de Barros Santana
23 Ana Flavia Gomes da Rocha Soares (Coordenador de Curso)23 Coordenadora de Curso: Ana Flavia Gomes da Rocha Soares
24 Vania Hammerschmidt (Coordenador de Curso)
Coordenadora de Curso:Vania Hammerschmidt
25 Paulo Henrique Friesen (Coordenador de Curso)
Coordenador de Curso: Paulo Henrique Friesen
26 Jadiane Ingrid da Silva (Coordenador de Curso)
Coordenadora de Curso: Jadiane Ingrid da Silva
27 Andre Kunio de Oliveira Tiba (Coordenador de Curso)
Coordenador de Curso: Andre Kunio de Oliveira Tiba
28 Fábio Leonardo Freitas e Souza (Coordenador de Curso)
Coordenador de Curso:Fábio Leonardo Freitas e Souza
29 Roberto Luiz Frota de Menezes Vasconcelos (Coordenador de Curso)
Coordenador de Curso: Roberto Luiz Frota de Menezes Vasconcelos
30 Jannaina Maria Luciene da Silva (Coordenador de Curso)
Coordenadora de Curso: Jannaina Maria Luciene da Silva
31 Carolina Maria Pires Cunha (Coordenador de Curso)
Coordenadora de Curso:Carolina Maria Pires Cunha
32 Flavia Marise Graca Rolim de Moura (Coordenador de Curso)
Coordenadora de Curso: Flavia Marise Graca Rolim de Moura
33 *Jessica Moliterno Genu (Coordenador de Curso)
Coordenadora de Curso:Jessica Moliterno Genu
34 Isabelle Moura Fittipaldi de Souza Dantas Cavalcanti (Coordenador de Curso)
Coordenadora de Curso: Isabelle Moura Fittipaldi de Souza Dantas Cavalcanti
35 Aldair Pereira da Silva (Coordenador de Curso)
Coordenador de Curso: Aldair Pereira da Silva
36 Kmila Pricilla Pereira (Coordenador de Curso)
Coordenadora de Curso: Kmila Pricilla Pereira
37 Paula Regina Costa Mendes de Holanda (Coordenador de Curso)
Coordenadora de Curso: Paula Regina Costa Mendes de Holanda
38 *Fernando Salvino (Coordenador de Curso)
Coordenador de Curso:Fernando Salvino
39 Juliene Santos (Coordenador de Curso)
Coordenadora de Curso: Juliene Santos
40 Natalya Taynanda de Freitas Rodrigues (Coordenador de Curso)
Coordenadora de Curso: Natalya Taynanda de Freitas Rodrigues
ATT
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 ADM/EàD(2019.2-2024.1)
Hoje: 16 e 17/01/2024
Editada em 17 de jan de 2024 11:16:52
2 DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS
(INÍCIO: (01/02/2024);
PROFESSOR(A):
TUTOR: Felipe Anilton Gomes Barbosa
3 DISCIPLINA: PRÁTICA PROFISSIONAL (ll) ADMINISTRAÇÃO
(INÍCIO: (01/02/2024)
PROFESSOR(A):
TUTORA: JAMILLE QUEIROZ LEITE
Coordenadora do Curso : Jessica Moliterno Genu
HOJE: 25/01/2024(quinta-feira)
———
Data | 16/02/2024 |
---|---|
De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | Disciplina Programada (ADM/EàD(2024.1)PRÁTICA PROFISSIONAL(ll) ADMINISTRAÇÃO |
DISCIPLINAS PROGRAMADAS: (ADM/EàD(2024.1):
/ Empreendedorismo PROFESSOR: Daniel Alves Campelo
/ Gestão de Projetos PROFESSOR: Felipe Anilton Gomes Barbosa
/ Prática Profissional(ll)Administração: PROFESSORA: JAMILLE QUEIROZ LEITE
DISCENTE: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 (ADM/EàD(2019.2-2024.1)
Desafio Colaborativo
Tópico da discussão
EQUIPE:
Wanderly do Carmo Silva
Professora: Wanderly do Carmo Silva
Jamille Queiroz Leite
Professora
Luis Felipe Farias Nunes
Tutor
Lorena Ferreira Santos
Tutora
Jessica Moliterno Genu (Coordenador de Curso)
Coordenador de Curso
Diretora Acadêmica Simone Bérgamo
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 (ADM/EàD(2019.2-2024.1)
A concluir o Desafio:
Módulo A - 202305 . 7 - Prática Profissional II (Administração) - T.20241.A
Desafio Colaborativo
Tópico da discussão
Metodologia Ativa - Sala de aula invertida: o objetivo dessa atividade é desafiar a busca pelo conhecimento fora do Ambiente Virtual de Aprendizagem e expor o resultado da sua pesquisa no nosso fórum colaborativo. Sua participação será compartilhada com todos os colegas e juntos teremos uma visão ampliada do tema proposto.
Preparado(a)? Vamos começar!
Nesta disciplina trabalharemos conteúdos variados da área de Administração: planejamento, marketing, projetos e empreendedorismo são apenas alguns deles, para citar como exemplos. O interessante é que, mesmo com esta diversidade de temas, esses assuntos estabelecem relações entre si e possuem papéis essenciais, principalmente quando se trata da gestão de uma organização.
Assim, vamos iniciar esta disciplina por meio de algumas reflexões e nada melhor que os provérbios para nos oferecer isso, certo? Abaixo, há três provérbios chineses bastante interessantes. São eles:
“O bom estrategista traz um exército dentro da cabeça”.
“Para cortar uma árvore bem rápido, gaste o dobro do tempo afiando o machado”.
“Até as torres mais altas começaram do chão”.
Acredito que você já deve conhecer alguns ou talvez todos estes três provérbios, não é verdade? Pois bem, é com base neles que começaremos nossas reflexões e debates. Sendo assim, responda as perguntas abaixo:
Sabemos que os provérbios são formas de nos passar ensinamentos. Na sua opinião, o que cada um desses provérbios pretende nos ensinar? Fale sobre isso.
Na sua opinião, o primeiro e o segundo provérbios fazem referência ao mesmo assunto? Em caso positivo, qual seria ele? Explique.
O último provérbio estaria relacionado a qual(is) assunto(s) da administração? Fale sobre isso explicando o seu ponto de vista.
Além disso, aproveite e pesquise um pouco mais sobre esses temas, pois o que foi aqui passado é apenas uma introdução, isto é, não se limite apenas ao que foi exposto aqui. Contudo, ao usar outras pesquisas, não se esqueça de citar as fontes na sua resposta. Por último, lembre-se de que esta atividade requer também a sua participação ativa, ou seja, faça comentários nas postagens de seus colegas e enriqueça cada vez mais o debate entre você e seus colegas sobre estes importantíssimos assuntos!
Ah, e se você quiser conhecer mais provérbios chineses, segue abaixo o link de onde estes foram retirados. Na matéria, além dos já citados, existem muitos outros!
30 provérbios chineses para inspirar a sua rotina. 2016. Disponível em:<https://www.administradores.com.br/noticias/carreira/30-proverbios-chineses-para-inspirar-sua-rotina/109611/>. Acesso em 10 dez 2018.
Você está pronto?
Então vamos lá!
DESAFIO:
Conteúdos variados da área de Administração: planejamento, marketing, projetos e empreendedorismo O interessante é que, mesmo com esta diversidade de temas, esses assuntos estabelecem relações entre si e possuem papéis essenciais, principalmente quando se trata da gestão de uma organização.
Esta disciplina : PRÁTICA PROFISSIONAL (ll) ADMINISTRAÇÃO, por meio de algumas reflexões e nada melhor que os provérbios para nos oferecer isso, Abaixo, há três provérbios chineses bastante interessantes. São eles:
1 “O bom estrategista traz um exército dentro da cabeça”. – As competências ( conhecimentos necessários, as habilidades e atitude) na gestão de uma organização;
2 “Para cortar uma árvore bem rápido, gaste o dobro do tempo afiando o machado”. – Aquisição do conhecimento e habilidades necessários;
3 “Até as torres mais altas começaram do chão”.
– Através do processo administrativo que são suas funções: (Planejamento, Organização, Direção e Controle) na obtenção de resultados positivos . Tudo começa pelo Planejamento Estratégico
Fatores Críticos de Sucesso são aqueles associados à Estratégia utilizada para alcançar o sucesso.
Em relação a um projeto, por exemplo, os fatores críticos de sucesso incluem ferramentas, técnicas, processos e procedimentos usados para definir, planejar, executar e concluir o projeto no prazo e dentro do orçamento
Acredito que você já deve conhecer alguns ou talvez todos estes três provérbios. Com base neles que começaremos nossas reflexões e debates. Sendo assim, responda as perguntas abaixo:
Sabemos que os provérbios são formas de nos passar ensinamentos.
Na sua opinião, o que cada um desses provérbios pretende nos ensinar? Fale sobre isso. Sobre o 1º. Provérbio– As competências: ( conhecimentos necessários, as habilidades e atitude) na gestão de uma organização - Liderança
Na sua opinião, o primeiro e o segundo provérbios fazem referência ao mesmo assunto? Em caso positivo, qual seria ele? Explique. – As Competências (CHA): Conhecimento, Habilidade, e Atitude)
O último provérbio estaria relacionado a qual(is) assunto(s) da administração? Fale sobre isso explicando o seu ponto de vista: Processo Administrativo que são as Funções administrativas(Plamejar – Organizar – Dirigir e Controlas ) os recursos na obtenção dos resultados.
Além disso, aproveite e pesquise um pouco mais sobre esses temas, pois o que foi aqui passado é apenas uma introdução, isto é, não se limite apenas ao que foi exposto aqui. Contudo, ao usar outras pesquisas, não se esqueça de citar as fontes na sua resposta. Por último, lembre-se de que esta atividade requer também a sua participação ativa, ou seja, faça comentários nas postagens de seus colegas e enriqueça cada vez mais o debate entre você e seus colegas sobre estes importantíssimos assuntos!
Ah, e se você quiser conhecer mais provérbios chineses, segue abaixo o link de onde estes foram retirados. Na matéria, além dos já citados, existem muitos outros!
30 provérbios chineses para inspirar a sua rotina. 2016. Disponível em:<https://www.administradores.com.br/noticia
Fundamentação Teórica: Conceito sobre “Espírito Empreendedor”(CHIAVENATO(2006), no prefácio de seu livro, considera que o “Espírito Empreendedor”, envolve emoção, paixão, impulso, inovação e postula a existência de três características básicas do empreendedor: - 1(Necessidade de Realização(está ligada à inovação, à criação de novidades, e à proposta de diferencial e à necessidade de confiança inabalável) - 2(Disposição para assumir riscos) e –3 (Autoconfiança). Em uma pesquisa apontou quatro categorias identificadas como “Fonte de ideias” no que se refere a criação de negócio : - Experiência pessoal – Hobbies – Descoberta acidental – Busca deliberada (CHIAVENATO(2006),
Metodologia para o Projeto Socializado de Ensino: Design Thinking e Lean Startup, para solucionar um desafio de equipe no formato startup virtual – empresas inovadoras, de alto crescimento de negócio incerto. – Objetivos: - os vetores de aprendizado e inovação, fornecendo uma visão geral das áreas trabalhadas, por estes motivos foram distinguidas diferentes categorias: - Empresas locais - Empresas digitais – Empresas em transformação - Empresas em ecosistema - ( Aceleradores, Centros de P&D, etc.) – e Empresas em Modelos de Inovação destas que colaboram e Investem em Startup(Corporate Venturing): - Mobilidade – Saúde – Educação – Logística. São explorados e executados Projetos em Equipe. – O que é aprendido em sala de aula, é contrastado com visitas técnicas a espaços inspiradores – O Método do Trabalho em Equipe consiste dividir a turma em Grupos ou Equipes para a realização dos trabalhos didáticos. A equipe ideal é a de 3 a 5 membros, mas pode em última instancia chegar a 7(sete), feita pelos próprios alunos seguindo suas preferências. Organizados os grupos , cada qual elege seu líder ou dirigente. Os trabalhos poder variar de mil maneiras. Podem consistir em Pesquisa Bibliográfica (livros) . Ex:. Pesquisar tudo que puderem sobre: Empresa em Modelos de Inovação(Mobilidade - Saúde – Educação – Logística). Cada equipe deve ser incumbida de uma parte específica do trabalho:(pesquisa bibliográfica, uma obra escolhida, determinada época, ou de um certo aspecto do problema) – Depois de estudado o assunto a equipe escolhe o RELATOR, que vai redigir o Trabalho, segundo o que os colegas de grupo lhes disserem. Se o Trabalho, em vez de um RELATORIO a apresentar, for uma confecção de um Álbum, ou de uma Série de Cartazes. Cada membro da equipe pode ocupar-se de uma página do álbum ou de um cartaz. Indicar referências(livros). O Encerramento dos Trabalhos se fará com a LEITURA e ESCRITA do “Relatório” de cada “Equipe” em aula.
Hoje: (21/02/2020.1)
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matricula: 01319436 (ADM/EaD(2020.1)
Universidade Maurício de Nassau
Uninassau - Mercês /Pituba, -Salvador -Bahia -Brasil
Grupo Ser Educacional, Recife -Pernambuco -Brasil
ESTUDO DE CASO: caracteriza-se pelo estudo exaustivo de poucos objetos, sendo possível com a Pesquisa Exploratória - Descritiva – Explicativa à disciplina: Evolução do Pensamento em Administração - Atividade Avaliativa (AOL 6) Curso (ADM/EàD/2020.1)
Universidade Mauricio de Nassau - Uninassau Mercês /Pituba, - Salvador -Bahia -Brasil
Grupo Ser Educacional, Recife-Pernambuco – Brasil
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 ADM/EàD(2019.2-2023.1.2)
Administração - PROCESSO OU ATIVIDADE dinâmica que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos. O processo administrativo é inerente a qualquer situação em que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objetivo.
A importância social da administração - Porque a administração é importante? - É o processo que procura assegurar a eficiência e eficácia das organizações - a administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos - gera impacto sobre o desempenho das organizações A Moderna administração surgiu no início do século XX com dois engenheiros Frederick Winslow Taylor(1856-1915) e com a "Escola da Administração Científica"(com a preocupação de aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho dos operários). O outro engenheiro Henry Fayol (1841-1925) que desenvolveu a" Escola Clássica da Administração" (com a preocupação de aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais de administração). Suas ideias se completam, razão pela qual suas teorias dominam as cinco primeiras décadas do século XX, no panorama da administração das empresas. A partir desses dois pioneiros, a pequena história da "Administração Moderna " pode ser assim resumida nas seguintes teorias ou escolas que lhes sucederam: A Teoria da Administração Científica - Teoria Clássica da Administração - Teoria das Relações Humanas - Teoria do Comportamento Organizacional - Teoria Estruturalista - Teoria de Sistemas - Teoria da Contingência(...)
Centralização e Descentralização(...)
Funções e Processos. As seis funções básicas de Alfred Sloan: Função Técnica - Função Comercial - Função Financeira - Função Segurança - Função Contábil - Função Administrativa
Funções Administrativas de Frederick Winslow Taylor(1903): Planejamento - Organização – Direção e Controle(...)
As 5(cinco) variáveis: (Tarefa - Pessoas – Tecnologia – Estrutura – Ambiente), que algumas teorias enfatizando uma e delegando as demais.
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O último provérbio estaria relacionado a qual(is) assunto(s) da administração? Fale sobre isso explicando o seu ponto de vista.:
Além disso, aproveite e pesquise um pouco mais sobre esses temas, pois o que foi aqui passado é apenas uma introdução, isto é, não se limite apenas ao que foi exposto aqui. Contudo, ao usar outras pesquisas, não se esqueça de citar as fontes na sua resposta. Por último, lembre-se de que esta atividade requer também a sua participação ativa, ou seja, faça comentários nas postagens de seus colegas e enriqueça cada vez mais o debate entre você e seus colegas sobre estes importantíssimos assuntos!
Ah, e se você quiser conhecer mais provérbios chineses, segue abaixo o link de onde estes foram retirados. Na matéria, além dos já citados, existem muitos outros!
30 provérbios chineses para inspirar a sua rotina. 2016.
Disponível em:<https://www.administradores.com.br/noticias/carreira/30-proverbios-chineses-para-inspirar-sua-rotina/109611/>. Acesso em 10 dez 2018.
Você está pronto?
Então vamos lá!
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL –
TÁTICO e OPERACIONAL
Disciplina: Prática Profissional(l) Administração(05-10-2022.2).
Como vimos na teoria de Planejamento Estratégico, a visão da organização é a forma como a organização pretende ser vista e reconhecida no futuro. Alguns autores comparam a um sonho. E a Missão é considerada a razão de existir da organização e visão a projeção que ela faz de longo prazo.
Para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisado. Isso se faz analisando cenários, definindo metas e ações que permitirão chegar onde se deseja. O conceito de Planejamento Estratégico se refere a um processo sistêmico que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização
Planejamento estratégico
Para a empresa sobreviver e se sustentar, é necessário um planejamento estratégico de suas decisões e ações. Da mesma forma, um empreendedor que tem uma excelente ideia e deseja colocá-la em prática também precisa planejar suas ações, como o momento em que elas serão colocadas em prática, qual o público-alvo de seu negócio, dentre outras decisões que precisam ser tomadas. Nesse sentido, é possível dizer que ele precisa se planejar.
Dessa forma, o planejamento estratégico vai ao encontro desta necessidade, uma vez que pretende auxiliar o empreendedor a tomar decisões estratégicas. O planejamento é um conhecimento que deve ser contínuo, constante e aplicado às decisões estratégicas que a empresa deve tomar.
O conhecimento é uma característica dos dias atuais e de um mundo em constante mudança. Sendo assim, o empreendedor deve estar em constante aprendizado para planejar e administrar a sua empresa.
(...) a necessidade de um aprendizado contínuo, constante consiste em uma característica de um mundo em constante mudança, cujo aprendizado adquirido fica absoleto rapidamente.
Fonte: DINIZ, A Arte e Empreender
Como desenvolver um planejamento estratégico para a empresa?
1.Faça um diagnóstico da sua empresa, 2 Conheça seus objetivos, 3 Mapeie o mercado(pontos de vendas) e concorrentes, 4 Crie ações que você realmente consiga desenvolver, 5. Defina métricas de sucesso, 6 Prepare um cronograma, 7 Tem uma equipe? Inclua todo mundo, 8 Hora de colocar o plano em prática,
9 Monitore os resultados conquistados,10 Avalie tudo e revise o plano periodicamente:
1. Faça um diagnóstico da sua empresa
É nesta etapa que você irá conhecer o mercado e sua força para lutar por ele. Um bom diagnóstico irá te ajudar a entender tudo sobre o que você está se propondo a fazer. Pense que aqui será como um raio X completo do negócio. Você irá avaliar o seu planejamento financeiro empresarial, construção de marca, desempenho de processos, interesse dos consumidores, qualidade dos produtos/serviços que você irá vender/ prestar, entre outros fatores. Este método é conhecido como análise SWOT., entre outros como : Balanced Scorecard(o mais usado), Matriz RACI, Padrão, Estratégias de Marketing(...)
MATRIZ SWOT(FOFA) é uma sigla em inglês para strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em tradução livre, significa: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Forças: pontos fortes da empresa e vantagens sobre a concorrência no momento, como percepção de valor superior e eficiência operacional. Fraquezas: pontos fracos e vulnerabilidades, como mau posicionamento da marca ou oscilação de faturamento. Oportunidades: eventos e situações que podem favorecer a empresa no mercado em uma projeção futura, como a abertura de crédito ou uma tendência de consumo. Ameaças: fatores externos que têm impacto negativo sobre o negócio em uma projeção futura, como uma crise ou entrada de um novo concorrente.
2. Conheça seus objetivos
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Data | 18/02/2024 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | Re:l.PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC) – DISCENTES) UNINASSAU - Disciplina: Empreendedorismo Módulo(A) - Atividade Contextualizada(AV1) |
Módulo A - 202272 . 7 - Gestão de Projetos - T.20241.A
Desafio Colaborativo
Desafio Colaborativo
Tópico da discussão
Metodologia Ativa - Sala de aula invertida: o objetivo dessa atividade é desafiar a busca pelo conhecimento fora do Ambiente Virtual de Aprendizagem e expor o resultado da sua pesquisa no nosso fórum colaborativo. Sua participação será compartilhada com todos os colegas e juntos teremos uma visão ampliada do tema proposto.
Preparado(a)? Vamos começar!
Olá, caro(a) aluno(a)! Como vai você? Seja bem-vindo(a) ao Desafio Colaborativo da disciplina Gestão de Projetos.
Esta atividade colaborativa estará aberta até o findar de nossas atividades, e a proposta é que você responda desde a abertura da disciplina e vá modificando sua resposta até chegar ao final da leitura da última unidade. Isso vai lhe permitir perceber a construção dialética do conhecimento e você vai se orgulhar de perceber o quanto suas respostas amadureceram ao longo do curso.
1. Comece por ler o texto a seguir:
Então, lições aprendidas. Para quê? Ou para quem?
Todos sabemos e reconhecemos a importância das lições aprendidas: registrar o que deu certo e, principalmente, o que deu errado nos nossos projetos. Muitos das boas práticas do mundo de gestão de projetos são impossíveis de não levar para dentro de nossa vida pessoal. E, certamente, aprendendo mais com os erros do que com os acertos.
Uma das tantas funções que um PMO tem, ou diz ter, é o desenvolvimento de um método que, sustentado por uma ferramenta, possa gerar uma série de benefícios e resultados para a organização. E que PMO não pensa ou pensou nas lições aprendidas? A central de conhecimento sendo registrada é um dos tantos sonhos do PMO. Deixar o legado do projeto para compartilhar o que deu errado e poder disponibilizar para uso em outros projetos.
Lições aprendidas são uma das tantas formas de realizar a gestão de conhecimento na organização. Se, porventura, o gerente de projetos decidi ir em busca de novos desafios, o know-how estaria protegido para organização. Por isso, recomenda-se que elas sejam registradas durante todas as fases do projeto e não apenas em seu encerramento.
No entanto, por mais esforços que coloquemos nesse registro, desconheço projetos que, antes de iniciar sua fase de tsunami sucessivos, tenham buscado, lido e assimilado as lições aprendidas de projetos anteriores. Logo, se criarmos a regra de registrar as lições aprendidas, entendemos de fato por que devemos deixar esse conhecimento em algum banco de dados? Não é porque o PMO quer, ou porque o PMBOK Guide disse que é uma boa prática, ou porque uma ISO diz que é uma obrigação.
De fato, podemos deparar com ausência de registro quando o profissional- chave já não faz parte do time de projetos. Só quando essa pessoa especial desaparece entendemos o tamanho do problema. Ter de iniciar uma pesquisa novamente porque o conhecimento simplesmente foi embora da cabeça dessa pessoa.
Temos uma tendência enorme a repetir erros, pois somos incapazes de refletir e realizar uma autocrítica consciente que nos leva a um novo nível no patamar de gestão de projetos. Ninguém gosta de expor os erros, mas, se não somos capazes de receber um feedback de nós mesmos, como iremos tolerar o feedback da empresa? Vamos nos desmoronar emocionalmente e, provavelmente, o nível de insegurança profissional se tornará uma sombra em nosso currículo.
Então, para que as lições aprendidas?
Para diminuir o risco na próxima legião de projetos que virão no portfólio. Prazos com menos desvios, recursos mais bem compartilhados, stakeholders mais engajados e qualidade nos resultados esperados. Para quem registramos as lições aprendidas? Para nós e todos os envolvidos em gestão de projetos na organização, pois erros precisam ser compartilhados. Como fazemos isso? Mudança comportamental e disciplina são a melhor forma de ter uma base de dados sólida para garantirmos uma gestão de conhecimento e resultados adequados para a organização.
Fonte: ARANDA, M. Então, lições aprendidas. Para quê? Ou para quem? In: VIGNOCHI, L.; SCHOENINGER, C.; GIORDANI, F.; BARTELLE JR., F.; ARANDA, M. H. Lições aprendidas em projetos: depoimentos de quem aprendeu com os próprios erros. Rio de Janeiro: Basport, 2018.
2. Vamos ao desafio!
Proponho que você pense na criação de um blog, durante um ano deve ser postado uma mensagem por dia. Escolha um tema e justifique. Pense na plataforma a ser usada. Faça uma lista das atividades que são necessárias para as postagens de suas notícias. Coloque as atividades em sequência e em ordem, colocando o que você faz primeiro, em segundo e assim até o final de todas as atividades. Pense nas pessoas envolvidas nessas atividades, quem faz o quê.
Você acaba de criar um projeto!
Pensando na gestão de seu projeto, quais as dificuldades que você encontrou no seu desenvolvimento?
Pensando que você pode contratar pessoas para ajudá-lo nas postagens, qual seriam as responsabilidades?
Qual a área mais crítica da gestão de projeto para você?
3. Transcreva aqui sua resposta, e conforme avançar nas unidades do livro-texto, acrescente seus comentários, críticas e observações na análise que fez anteriormente. Dessa maneira, você conseguirá pensar na prática o que a teoria nos diz. Estou ansiosa para ver o seu progresso!
Siga as perguntas abaixo, para redigir sua resposta:
Como o escopo do seu projeto pode ser definido?
Quais as partes envolvidas no projeto?
Como será medido o sucesso?
Quais fatores podem afetar o sucesso?
Sua resposta deve ter entre 05 a 30 linhas, na fonte 12.
4. Discuta:
Comente pelo menos mais 2 postagens principais dos colegas com a sua opinião sobre a opinião que o colega postou. Lembre-se de argumentar nas considerações de seus colegas, concordando ou discordando, com argumentos que explique seu posicionamento.
É de bom tom, voltar a sua postagem, para ver se algum colega comentou a sua postagem, e aproveitar o momento de tréplica, defendendo seu posicionamento ou retificando a partir da contribuição do seu colega, se for o caso.
Bom debate!1Como o escopo do seu projeto pode ser definido?
“O ESCOPO é o trabalho que deve ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com características e funções específicas” (PMI, 2017, p.744)
É preciso salientar que a maneira que a organização está estruturada, considerando seus cargos e funções, pode influenciar diretamente o resultado de seus projetos. A maioria das organizações estão estruturadas de forma funcional, projetizada e matricial, embora existam outras formas (por produto, por serviço).
2 Quais as partes envolvidas no projeto?
Parte interessada(Stakeholder):um indivíduo, grupo ou organização que possa afetar, ser afetado, ou sentir-se afetado por uma decisão, atividade, ou resultado de um projeto, programa ou portifólio. Patrocinador (Spansor): uma pessoa ou um grupo que fornece recursos e suporte para o projeto, programa ou portifólio, e é responsável pelo seu sucesso (PMI,2017)
3 Como será medido o sucesso?
Medidas de sucesso do projeto
Para identificar o sucesso do projeto, normalmente são usados os indicadores de prazo, custo, escopo e qualidade do projeto. Podemos também medir pela realização dos objetivos do projeto. Cada parte interessada pode ter a visão de sucesso diferente, pois esperam resultados diferentes do projeto. É preciso deixar bem claro e documentar quais objetivos o projeto atende. O acompanhamento das partes interessadas durante todo o projeto aumenta a chance de sucesso. Para avaliar o sucesso, é preciso responder:
O que será considerado sucesso para o projeto;
Como mediremos o sucesso do projeto;
Quais fatores podem afetar o projeto.
Pode acontecer de o projeto ser bem-sucedido na utilização dos recursos e atingir o sucesso operacional, mas não o estratégico, devido a mudança de mercado, por exemplo. O alinhamento e a comunicação com as partes interessadas devem ocorrer sempre. O PMI (2017) destaca que o sucesso do projeto pode incluir estratégias de negócios, como:
Estratégias de negócios como:
// Documentos de negócio
Os documentos de negócio do projeto são documentos independentes do projeto, mas essenciais para alinhamento do sucesso. O responsável pelos documentos de negócios é o patrocinador do projeto com a colaboração do gerente, que o mantém informado do andamento e também ajuda na supervisão das medidas de sucesso do business case do projeto, do plano de gerenciamento, termo de abertura e plano de gerenciamento de benefícios alinhados entre si e com as metas e objetivos da organização. São dois documentos de negócio: business case e plano de gerenciamento de benefícios do projeto.
O business case pode demostrar que um projeto não deve avançar por não representar uma estratégia forte ou que um projeto deve iniciar antes de outro, por exemplo. Uma avaliação de necessidades é feita para gerar o business case e os resultados documentados. Resumidamente, deve conter os itens importantes ao projeto, como: Necessidades de negócio; Análise da situação; Recomendação; Avaliação.
A avaliação feita para o business case também servirá para a criação do plano de gerenciamento dos benefícios do projeto. Esse plano de gerenciamento descreve quando os objetivos serão entregues e como serão medidos estes benefícios. Um benefício é um resultado de ações e comportamentos que fornecem valor para o projeto e a organização. No início do ciclo de vida do projeto, o plano de benefício deve ser definido e pode incluir: O plano de benefício
O desenvolvimento e a manutenção deste documento são iterativos e o gerente de projetos trabalha para garantir que o termo de abertura do projeto, o plano de gerenciamento do projeto e o gerenciamento de benefícios estejam alinhados durante todo o ciclo de vida do projeto.
Fonte: PMI, 201
ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS(PMO)
Nas organizações baseadas em projetos, existe a estrutura de escritório de projetos (Project Management Office – PMO) que é o departamento centralizador dos projetos e responsável pelo gerenciamento de todos os projetos da organização.
Na definição do PMI, o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) “é uma estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas”. A implantação de um escritório de projetos requer que a organização esteja preparada. Ela deve possuir um nível de maturidade em gerenciamento de projetos para funcionar adequadamente e aumentar o nível de sua maturidade.
As funções atribuídas ao(EGP) Escritório de Gerenciamento de Projetos são: gerenciamento de recursos compartilhados; identificação e desenvolvimento de metodologia, melhores práticas e padrões internos; orientação, aconselhamento, treinamento e supervisão; monitoramento da conformidade com políticas, práticas, procedimentos, modelos e padrões – auditoria; desenvolvimento de procedimentos, formulários e documentação dos processos organizacionais; e coordenação da comunicação e inter-relacionamento dos projetos.
Ciclo de vida do projeto:
O ciclo de vida de um projeto são as diversas fases pelas quais um projeto passa, do seu início ao seu final. Os ciclos de vida do projeto podem ser preditivos ou adaptativos. Os Projetos Preditivos são projetos orientados por um plano/roteiro e os Projetos Adaptativos são projetos ágeis, que se alteram durante todo o seu desenvolvimento.
Nos ciclos de vida do projeto, encontramos fases associadas ao desenvolvimento do produto, serviço ou resultado, que são chamadas de ciclos de vida de desenvolvimento. Estes podem ser também preditivos, iterativos(repetição de um ato), incrementais, adaptativos ou híbridos.
No ciclo preditivo, o escopo, prazo e custo são determinados na fase inicial do ciclo de vida e qualquer alteração ao escopo requer cuidados. Os requisitos e restrições são descritos e planejados no início do projeto, o envolvimento das partes interessadas é planejado e qualquer mudança pode impactar no escopo, cronograma ou orçamento.
No ciclo iterativo(repetição de um ato), o escopo é determinado no início, mas à medida que a equipe entende melhor o produto, o prazo e o custo vão se modificando.
4 Quais fatores podem afetar o sucesso?
Medidas de sucesso do projeto
Para identificar o sucesso do projeto, normalmente são usados os indicadores de prazo, custo, escopo e qualidade do projeto. Podemos também medir pela realização dos objetivos do projeto. Cada parte interessada pode ter a visão de sucesso diferente, pois esperam resultados diferentes do projeto. É preciso deixar bem claro e documentar quais objetivos o projeto atende. O acompanhamento das partes interessadas durante todo o projeto aumenta a chance de sucesso. Para avaliar o sucesso, é preciso responder:
O que será considerado sucesso para o projeto;
Como mediremos o sucesso do projeto;
Quais fatores podem afetar o projeto.
Pode acontecer de o projeto ser bem-sucedido na utilização dos recursos e atingir o sucesso operacional, mas não o estratégico, devido a mudança de mercado, por exemplo. O alinhamento e a comunicação com as partes interessadas devem ocorrer sempre. O PMI (2017) destaca que o sucesso do projeto pode incluir estratégias de negócios, como:
Estratégias de negócios
// Documentos de negócio
Os documentos de negócio do projeto são documentos independentes do projeto, mas essenciais para alinhamento do sucesso. O responsável pelos documentos de negócios é o patrocinador do projeto com a colaboração do gerente, que o mantém informado do andamento e também ajuda na supervisão das medidas de sucesso do business case do projeto, do plano de gerenciamento, termo de abertura e plano de gerenciamento de benefícios alinhados entre si e com as metas e objetivos da organização. São dois documentos de negócio: business case e plano de gerenciamento de benefícios do projeto.
O business case pode demonstrar que um projeto não deve avançar por não representar uma estratégia forte ou que um projeto deve iniciar antes de outro, por exemplo. Uma avaliação de necessidades é feita para gerar o business case e os resultados documentados. Resumidamente, deve conter os itens importantes ao projeto, como: Necessidades de negócio; Análise da situação; Recomendação; Avaliação.
A avaliação feita para o business case também servirá para a criação do plano de gerenciamento dos benefícios do projeto. Esse plano descreve quando os objetivos serão entregues e como serão medidos estes benefícios. Um benefício é um resultado de ações e comportamentos que fornecem valor para o projeto e a organização. No início do ciclo de vida do projeto, o plano de benefício deve ser definido e pode incluir:
// O plano de benefício
O desenvolvimento e a manutenção deste documento são iterativos e o gerente de projetos trabalha para garantir que o termo de abertura do projeto, o plano de gerenciamento do projeto e o gerenciamento de benefícios estejam alinhados durante todo o ciclo de vida do projeto.
Fonte: PMI, 201
Muitas são as ferramentas e técnicas que são utilizadas para dar suporte ao gerenciamento dos processos, facilitando a coleta de dados, análise de processos, controle de recursos, entre outros.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
9 PROJETOS MAIS LEGAIS E MAIS CAROS DO MUNDO! Postado por #Refúgio Mental. (12min. 27s.). son. color. port. Disponível em: <https://youtu.be/uuXkLjYS-KY>. Acesso em: 23 fev. 2019.
CRISPINO, L. Qual é a diferença entre hard skills e soft skills? 2017. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/qual-e-a-diferenca-entre-hard-skills-e-soft-skills/>. Acesso em: 20 fev. 2019.
DAYCHOUM, M. 40 + 20 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. 7. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2018.
DAYCHOUM, M. 40 + 8 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. 4. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2012.
ENDEAVOR. 5S: seu ambiente de trabalho mais organizado em cinco etapas. 2018.
Disponível em: <https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/5s/?gclid=Cj0KCQiA2L7jBRCBARIsAPeAsaN5z-0mJHANoBaEhyZF52KYUPkay5F1gPdm0sfSxYktI7WK5w3fTRQaAvu_EALw_wcB>. Acesso em: 23/02/2019.
ENDEAVOR. Uma espiada na grama do vizinho, ou: como fazer benchmarking. 2018. Disponível em: <https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/benchmarking/>. Acesso em: 23 fev. 2019.
PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da Produção: operações industriais e de serviços. 1. ed. Curitiba: UnicenP, 2007.
PMI, Project Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 6. ed. EUA: Project Management Institute, 2017.
PMI, Project Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 5. ed. EUA: Project Management Institute, 2013.
PROJETO. In: AULETE, C. Aulete Digital – Dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Disponível em: <https://www.aulete.com.br/projeto>. Acesso em: 20 fev. 2019.
SEBRAE. Ciclo PDCA ajuda a melhorar o desempenho dos negócios. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/ciclo-pdca-ajuda-a-melhorar-o-desempenho-dos-negocios,ed8a834b4cc37410VgnVCM2000003c74010aRCRD>. Acesso em: 20 fev. 2019.
SEBRAE. Use a matriz F.O.F.A. para corrigir deficiências e melhorar a empresa. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/use-a-matriz-fofa-para-corrigir-deficiencias-e-melhorar-a-empresa,9cd2798be83ea410VgnVCM2000003c74010aRCRD>. Acesso em: 20 fev. 2019.
TZU, S. A arte da guerra. Trad. Sueli Barros Cassal. Porto Alegre: L&PM Editores, 2006.
Universidade Maurício de Nassau
Uninassau Mercês/Pituba -Salvador -Bahia -Brsil
Chancela do Grupo Ser Educacional, Recife -Pernambuco -Brasil
Professor:Felipe Anilton Gomes Barbosa
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula:01319436 ADM/EàD(2019.2-2024.1)
Hoje:18/02/2024(domingo)
(15/02/2024(sexta-feira)
Início da Disciplina: Gestão de Projetos do (Módulo (A): 01/02/2024)
Prazo de envio da Atividade contextualizada (AV1): 21/03/2024
Prazo de realização da Avaliação (AV2): 21/03/2024 a 28/03/2024
Prazo de realização da Segunda Chamada: 29/03/2024 a 01/04/2024
Prazo de realização da Avaliação Final: 11/04/2024 a 15/04/2024
1 Fundamental para o projeto: determinar o tema principal do blog, o público-alvo, o tipo de conteúdo a ser produzido (textos, fotos, graficos , símbolos, imagens, vídeos, etc.),
2 As partes envolvidas no projeto incluem o autor do blog (equipe da disciplina: " Gestão de Projetos" os envolvidos no projeto.
3 O sucesso do projeto pode ser medido por meio de métricas quantitativas e qualitativas, como número de visitantes únicos, taxa de engajamento (comentários, compartilhamentos), tempo médio de permanência no site, crescimento da base de seguidores ou assinantes, feedback dos leitores, alcance nas redes sociais, entre outros indicadores de desempenho.
4 Alguns fatores que podem afetar o sucesso do projeto incluem: participação efetiva dos envolvidos (equipe), consistência na produção de conteúdo, qualidade das postagens, relevância do tema escolhido para o público-alvo, eficácia na divulgação do blog(implantação), concorrência com outros blogs ou mídias sociais, mudanças nos algoritmos de busca ou nas políticas das plataformas utilizadas, entre outros aspectos.
ATT.
Docente: Felipe Anilton Gomes Barbosa
Discente Zuleide de Aguiar Dias
HOJE:18/02/2024(domingo)
———
Data | 18/02/2024 |
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De | DISCENTE:ZULEIDE DE AGUIAR DIAS ADM/EàD(2019.2-2024.) |
Assunto | DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Módulo(A)(ADM/EàD(2024.1) |
Módulo A - 202272 . 7 - Gestão de Projetos - T.20241.A
Universidade Maurício de Nassau
Uninassau Mercês/Pituba -Salvador -Bahia -Brsil
Chancela do Grupo Ser Educacional, Recife -Pernambuco -Brasil
Professor:Felipe Anilton Gomes Barbosa
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula:01319436 ADM/EàD(2019.2-2024.1)
Desafio Colaborativo
1 Fundamental para o projeto: determinar o tema principal do blog, o público-alvo, o tipo de conteúdo a ser produzido (textos, fotos, graficos , símbolos, imagens, vídeos, etc.),
2 As partes envolvidas no projeto incluem o autor do blog (equipe da disciplina: " Gestão de Projetos" os envolvidos no projeto.
3 O sucesso do projeto pode ser medido por meio de métricas quantitativas e qualitativas, como número de visitantes únicos, taxa de engajamento (comentários, compartilhamentos), tempo médio de permanência no site, crescimento da base de seguidores ou assinantes, feedback dos leitores, alcance nas redes sociais, entre outros indicadores de desempenho.
4 Alguns fatores que podem afetar o sucesso do projeto incluem: participação efetiva dos envolvidos (equipe), consistência na produção de conteúdo, qualidade das postagens, relevância do tema escolhido para o público-alvo, eficácia na divulgação do blog(implantação), concorrência com outros blogs ou mídias sociais, mudanças nos algoritmos de busca ou nas políticas das plataformas utilizadas, entre outros aspectos.
ATT.
Discente Zuleide de Aguiar Dias
HOJE:18/02/2024(domingo)
Início da Disciplina: Gestão de Projetos do (Módulo (A): 01/02/2024)
Prazo de envio da Atividade contextualizada
(AV1): 21/03/2024
Prazo de realização da
Avaliação (AV2): 21/03/2024 a 28/03/2024
Prazo de realização da Segunda Chamada: 29/03/2024 a 01/04/2024
Prazo de realização da Avaliação Final: 11/04/2024 a 15/04/2024