Tópico: Blog DIREITO EMPRESARIAL
Data | 19/02/2024 |
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De | DISCENTE:ZULEIDE DE AGUIAR DIAS ADM/EàD(2019.2-2024.1) |
Assunto | ESTRUTURA PARA PROJETO DE PRÁTICA PROFISSIONAL ll.doc.docx (AV2) |
ESTRUTURA PARA PROJETO DE PRÁTICA PROFISSIONAL ll.doc.docx
GRUPO SER EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Projeto de criação de negócio apresentado ao curso de Administração, como parte integrante do requisito para obtenção de nota na cadeira de Prática Profissional II.
Orientadora: Profª Ma. Darline Maria Santos Bulhões
Atualização em 19/02/2024(segunda-feira
Universidade Maurício de Nassau
Uninassau Mercês/Pituba -Salvador -Bahia -Brsil
Chancela do Grupo Ser Educacional, Recife -Pernambuco -Brasil
Professor: Felipe Anilton Gomes Barbosa
Professora: Jamille Queiroz Leite
Coordenadora de Curso: Jessica Moliterno Genu
Diretora Acadêmica: Simone Bergamo
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula:01319436 ADM/EàD(2019.2-2024.1)
Início da Disciplina: Gestão de Projetos do (Módulo (A): 01/02/2024)
Prazo de envio da Atividade contextualizada
(AV1): 21/03/2024
Prazo de realização da Avaliação
(AV2): 21/03/2024 a 28/03/2024
Prazo de realização da Segunda Chamada: 29/03/2024 a 01/04/2024
Prazo de realização da
Avaliação Final: 11/04/2024 a 15/04/2024
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Data | 20/02/2024 |
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De | DISCENTE:ZULEIDE DE AGUIAR DIAS ADM/EàD(2019.2-2024.1) |
Assunto | Re: ESTRUTURA PARA PROJETO DE PRÁTICA PROFISSIONAL ll.doc.docx (AV2) |
Módulo A - 202305 . 7 - Prática Profissional II (Administração) - T.20241.A
Fale com o Tutor
ESTRUTURA PARA PROJETO DE PRÁTICA PROFISSIONAL ll.doc.docx
GRUPO SER EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
NOME DO ALUNO(A)
NOME DO NEGÓCIO
CIDADE
MÊS/ANO
GRUPO SER EDUCACIONAL
COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
NOME DO ALUNO (A)
NOME DO NEGÓCIO
Projeto de criação de negócio apresentado ao curso de Administração,como parte integrante do requisito para obtenção de nota(AV2), na cadeira de Prática Profissional II Administração.
Orientadora: Profª Ma.Darline Mari Santos Bulhões
CIDADE
MÊS/ANO
NOME DA ORGANIZAÇÃO
2RAMO DE ATUAÇÃO: EMPRESA (INDÚSTRIA/COMÉRCIO/SERVIÇO)
3.PRODUTO/SERVIÇO OFERTADO (INOVAÇÃO/INOVAÇÃO COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE)
4.LOCALIZAÇÃO: RUA/BAIRRO/ESTADO
5.JUSTIFICATIVA
6.MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO
7.VISÃO DE FUTURO
8.Valores (5)
9. ANÁLISE AMBIENTAL: Matriz SWOT:
Forças (5)
Fraquezas (5)
Oportunidades (5)
Ameaças (5)
10.PROPOSTA DE VALOR DO NEGÓCIO
11.SEGMENTO DE CLIENTE
- Abordar características (perfil) do potencial cliente
12.PARCERIAS IMPORTANTES
- Apontar 3 principais fornecedores e quais recursos cruciais ao negócio, são oferecidos por eles
13.PLANTA BAIXA DA EMPRESA
14.DATA DE ABERTURA/INAUGURAÇÃO DO NEGÓCIO]
- Data de inauguração (dia/mês/ano)
15.IDENTIFICAÇÃO DOS STAKEHOLDERS E SUA RELAÇÃO COM O
NEGÓCIOIdentificação dos principais stakeholders (5) Tipo de relação com o negócio
16.PLANO DE MARKETING - Marca (logotipo) - Portfólio de Produtos e serviços- Definição dos canais de divulgação
17. PLANO FINANCEIRO
- Custo de Produção (unidade)
- Preço de venda- Custos fixos e variáveis
- Retorno do Investimento- Formas de obtenção de receita
ATT.
Disciplina: Prática Profissional(ll) Administração Módulo(A) ADM/EàD(2024.1)
Professora: Wanderly do Carmo Silva
Coordenadora de Curso: Jessica Moliterno Genu
Diretora Acadêmica: Simone Bergamo
Orientadora do Projeto: Profª Ma.Darline Maria Santos Bulhões
Datas importantes:
(AV1) (31/03/2024)
PROJETO (AV2): Estrutura para o Projeto(...)
(AV2)Atividade final (30/04/2024)
Revisão: (30/05/2024)
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 ADM/EàD(2019.2-2024.1)
Universidade Maurício de Nassau
Uninassau - Mercês/Pituba -Salvador -Bahia -Brasil
Chancela do Grupo Ser Educacional, Recife -Pernambuco – Brasil
HOJE: 20/02/2024(terça-feira)
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Data | 03/03/2024 |
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De | DISCENTE:ZULEIDE DE AGUIAR DIAS ADM/EàD(2019.2-2024.1) |
Assunto | Re: ESTRUTURA PARA PROJETO DE PRÁTICA PROFISSIONAL ll.doc.docx (AV2) |
1, 2, 3 ,4 ,5 6, 7, 8,
9. ANÁLISE AMBIENTAL: Matriz SWOT: SOBREVIVENCIA – CRESCIMENTO – MANUTENÇÃO – DESENVOLVIMENTO:
Forças(5): Desenvolvimento Aqui é a melhor situação da matriz, a organização possui muitas forças e o ambiente oferece muitas oportunidades. Então, a ênfase é trabalhar os recursos tecnológicos e humanos, ou de outra forma, é um excelente momento para organização. Por isso, ela precisa aproveitar para se desenvolver. Perceba que essas estratégias podem ser usadas, inclusive, ao mesmo tempo, dependendo da situação da empresa e do ambiente.
Oportunidades(5) Crescimento Quando na matriz encontramos esse quadrante estamos numa situação de muitas oportunidades, mesmo com muitas fraquezas. Significa que a ênfase estratégica será nos recursos, já que apesar das suas fraquezas, as oportunidades do ambiente externo possibilitam o crescimento da empresa
Ameaças(5): Sobrevivência Na matriz, a organização encontra-se ameaçada de extinção, ou seja, muitas ameaças e muitas fraquezas. A estratégia indicada é tentar reconstruir a organização, ou seja, tentar superar as ameaças, reduzindo suas fraquezas para que a organização não feche as portas;
Fraquezas(5): Manutenção: Nesse quadrante da Matriz SOWT,a organização possui muitas forças, porém o ambiente externo é ameaçador. Então, a ideia estratégica é que a empresa pelo menos se mantenha na posição em que está. Por isso, a ênfase é no mercado que ela já possui.
Quais as Etapas de um Planejamento Estratégico:
DEFINIR DIRETRIZES – ANALISAR(pontos fortes e fracos) – AVALIAR (ambiente externo) – DEFINIR(os objetivos) – IMPLANTAR(plano estratégico)
P.4
10. PROPOSTA DE VALOR DO NEGÓCIO: Sistema de Aprendizagem Inovador
11. SEGMENTO DE CLIENTE- Abordar características (perfil) do potencial cliente:(público-alvo específico) (Segmentação(nicho, penetração) GEOGRÁFICA, PSICOGRAFICA, COMPORTAMENTAL
12. PARCERIAS IMPORTANTES - Apontar 3 principais fornecedores: IMES, IES(...), e stakeholders
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Data | 20/02/2024 |
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De | DISCENTE:ZULEIDE DE AGUIAR DIAS ADM/EàD(2019.2-2024.1) |
Assunto | DISCIPLINA PRÁTICA PROFISSIONAL (ll)Administração Módulo(A)2024.1) |
Módulo A - 202305 . 7 - Prática Profissional II (Administração) - T.20241.A
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ESTRUTURA PARA PROJETO DE PRÁTICA PROFISSIONAL ll.doc.docx
GRUPO SER EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
NOME DO ALUNO(A)
NOME DO NEGÓCIO
CIDADE
MÊS/ANO
GRUPO SER EDUCACIONAL
COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
NOME DO ALUNO (A)
NOME DO NEGÓCIO
Projeto de criação de negócio apresentado ao curso de Administração,como parte integrante do requisito para obtenção de nota(AV2), na cadeira de Prática Profissional II Administração.
Orientadora: Profª Ma.Darline Mari Santos Bulhões
CIDADE
MÊS/ANO
NOME DA ORGANIZAÇÃO
2RAMO DE ATUAÇÃO: EMPRESA (INDÚSTRIA/COMÉRCIO/SERVIÇO)
3.PRODUTO/SERVIÇO OFERTADO (INOVAÇÃO/INOVAÇÃO COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE)
4.LOCALIZAÇÃO: RUA/BAIRRO/ESTADO
5.JUSTIFICATIVA
6.MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO
7.VISÃO DE FUTURO
8.Valores (5)
9. ANÁLISE AMBIENTAL: Matriz SWOT:
Forças (5)
Fraquezas (5)
Oportunidades (5)
Ameaças (5)
10.PROPOSTA DE VALOR DO NEGÓCIO
11.SEGMENTO DE CLIENTE
- Abordar características (perfil) do potencial cliente
12.PARCERIAS IMPORTANTES
- Apontar 3 principais fornecedores e quais recursos cruciais ao negócio, são oferecidos por eles
13.PLANTA BAIXA DA EMPRESA
14.DATA DE ABERTURA/INAUGURAÇÃO DO NEGÓCIO]
- Data de inauguração (dia/mês/ano)
15.IDENTIFICAÇÃO DOS STAKEHOLDERS E SUA RELAÇÃO COM O
NEGÓCIOIdentificação dos principais stakeholders (5) Tipo de relação com o negócio
16.PLANO DE MARKETING - Marca (logotipo) - Portfólio de Produtos e serviços- Definição dos canais de divulgação
17. PLANO FINANCEIRO
- Custo de Produção (unidade)
- Preço de venda- Custos fixos e variáveis
- Retorno do Investimento- Formas de obtenção de receita
ATT.
Disciplina: Prática Profissional(ll) Administração Módulo(A) ADM/EàD(2024.1)
Professora: Wanderly do Carmo Silva
Coordenadora de Curso: Jessica Moliterno Genu
Diretora Acadêmica: Simone Bergamo
Orientadora do Projeto: Profª Ma.Darline Maria Santos Bulhões
Datas importantes:
(AV1) (31/03/2024)
PROJETO (AV2): Estrutura para o Projeto(...)
(AV2)Atividade final (30/04/2024)
Revisão: (30/05/2024)
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 ADM/EàD(2019.2-2024.1)
Universidade Maurício de Nassau
Uninassau - Mercês/Pituba -Salvador -Bahia -Brasil
Chancela do Grupo Ser Educacional, Recife -Pernambuco – Brasil
HOJE: 20/02/2024(terça-feira)
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Data | 03/03/2024 |
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De | DISCENTE: ZULEIDE DE AGUIAR DIAS ADM/EàD(2019.2-2024.1) |
Assunto | Re:DISCIPLINA PRÁTICA PROFISSIONAL (ll)Administração Módulo(A)2024.1) |
8 VALORES: Valores da Mantenedora
A Faculdade Maurício de Nassau oferece aos seus alunos, professores e funcionários a oportunidade de desenvolvimento integral alicerçada em seus valores de:
• estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
• formar recursos humanos nas áreas de conhecimento em que atuar, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, promovendo ações para sua formação continuada;
• Incentivar práticas investigativas, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, da criação e difusão da cultura e o entendimento do homem e do meio em que vive;
• promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber por meio do ensino, de publicações ou de outras normas de comunicação;
• suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional, além de possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
• estimular o conhecimento dos problemas do mundo globalizado, e simultaneamente prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
a significação e a importância que o cliente tem para a “prestadora de serviços em educação ” Universidade Maurício de Nassau” – Uninassau, com Chancela do Grupo Ser Educacional, Recife - Pernambuco - Brasil
Hoje: 03/03/2024 (domingo)
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Data | 01/03/2024 |
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De | DISCENTE:ZULEIDE DE AGUIAR DIAS ADM/EàD(2019.2-2024.1) |
Assunto | DESAFIO GESTÃO DE PROJETOS ADM/EàD(2024.1) |
PROJETOS X OPERAÇÕES
As operações são esforços contínuos que geram saídas repetitivas, com recursos designados para realizar basicamente o mesmo conjunto de tarefas. O gerenciamento de operações é responsável pela supervisão, orientação e controle das operações de negócios.
Os projetos por sua vez, exigem atividades de gerenciamento de projetos e um conjunto de habilidades específicas, enquanto as operações exigem gerenciamento de processos contínuos de negócios.
Diferentemente da natureza contínua das operações, os
DESAFIO GESTÃO DE PROJETOS ADM/EàD(2024.1)
projetos são esforços temporários. Um projeto é diferente de uma operação, embora tenham alguns aspectos em comum, tais como: • Realizados por pessoas. • Restringidos por recursos limitados. • Planejados, Executados e Controlados.
Entretanto existem algumas especificidades relativas a cada um.
Descreva 3 características específicas de PROJETOS e 3 características específicas de Operações.
Após realizar suas reflexões, elabore um pequeno texto, contendo o máximo de 30 a 40 linhas, expondo sua argumentação, acerca do solicitado.
Os critérios avaliativos e níveis de conquista para a Atividade Contextualizada já estão disponíveis na Rubrica de Avaliação.
Caso exista inobservância ao tema proposto, transgressão as instruções de elaboração e não atendimento a forma de envio da atividade, que dever ser anexada e enviada formato pdf, doc. ou docx (Windows), informamos que a AOL5 não poderá ser corrigida.
Não esqueça de realizar com antecedência sua atividade, não deixe para última hora!
UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU
UNINASSAU, Mercês /Pituba -Salvador -Bahia -Brasil
Chancela Grupo Ser Educacional, Recife -Pernambuco -Brasil
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 ADM/EàD(2029.2-2024.1)
Disciplina: Gestão de Projetos Módulo(A)
(INÍCIO: (01/02/2024)
(AV1): (21/03/2024)
(AV2): (21/03/2024) à (28/03/2024)
Avaliação Final: (11/04/2024) à (15/04/2024)
PROFESSOR: Felipe Anilton Gomes Barbosa
Tutor:Leandro de Sousa Floriano
Tutor: Sidney Santana Pereira
Coordenadora de Curso: Jessica Moliterno Genu
Diretora Acadêmica: Simone Bérgamo
PROJETO X OPERAÇÕES
Módulo A - 202272 . 7 - Gestão de Projetos - T.20241.A
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada
PROJETOS X OPERAÇÕES
PROJETO(temporário, ciclo de vida,social
OPERAÇÕES (contínuas, execução de tarefas diárias, rotineiras, variáveis)
Um projeto é diferente de uma operação, embora tenham alguns aspectos em comum, tais como: • Realizados por pessoas. • Restringidos por recursos limitados. • Planejados, Executados e Controlados. Entretanto existem algumas especificidades relativas a cada um. Descreva 3 características específicas de PROJETOS e 3 características específicas de Operações:
PROJETO(temporário, ciclo de vida(inicio, meio e fim),
1 Projetos sociais ( individual ou coletivo);
2. Projetos culturais;
3. Projetos de pesquisa;
4. Projetos empresariais;
5. Projetos pessoais
OPERAÇÕES(funcionais, contínuas, execução de tarefas diárias(rotineiras), variáveis de acordo ao tipo de negócio)
Projeto e operação diferem-se principalmente pelo fato de que o primeiro é temporário, enquanto a operação é contínua e produz produtos, serviços ou resultados repetitivos.
Processo é composto por várias etapas que precisam ser executadas em uma determinada ordem e de uma forma padronizada.
Por outro lado, a Operação é a execução de tarefas diárias necessárias para manter uma empresa funcionando. Essas tarefas são rotineiras e podem variar de acordo com o tipo de negócio.
https://www.google.com/search?q=diferen%C3%A7a+entre+projetos+e+opera%C3%A7%C3%B5es&client=firefox-b-d&sca_esv=a1ed381ddb91d5f7&ei=r8DfZfGWH8Cg5OUPi4izsAM&udm=&oq=defini%C3%A7%C3%A3o+de+projetos+x++defini%C3%A7%C3%A3o+de+opera%C3%A7%C3%B5es&gs_lp=Egxnd3Mtd2l6LXNlcnAiNWRlZmluacOnw6NvIGRlIHByb2pldG9zIHggIGRlZmluacOnw6NvIGRlIG9wZXJhw6fDtWVzKgIIADIIEAAYgAQYogQyCBAAGIAEGKIEMggQABiABBiiBDIIEAAYgAQYogRI7oQCUJUMWJqGAXABeAGQAQCYAd0-oAGm9gGqAQM5LTS4AQHIAQD4AQGYAgKgAt0_wgIKEAAYRxjWBBiwA5gDAIgGAZAGCJIHBzAuMS45LTE&sclient=gws-wiz-serp
Quando se fala em gestão empresarial, é comum ouvir termos como "Processos" e "Operação". Embora os dois conceitos estejam relacionados, eles não são sinônimos. Compreender a diferença entre esses termos é fundamental para garantir que uma empresa funcione de forma eficiente e eficaz.
Em primeiro lugar, é importante entender o que é um Processo. Um processo é uma série de atividades inter-relacionadas que visam atingir um objetivo específico. Por exemplo, um processo pode ser o conjunto de etapas que uma empresa segue para produzir um produto, como a fabricação de um carro ou a produção de um software. O processo é composto por várias etapas que precisam ser executadas em uma determinada ordem e de uma forma padronizada.
Por outro lado, a Operação é a execução de tarefas diárias necessárias para manter uma empresa funcionando. Essas tarefas são rotineiras e podem variar de acordo com o tipo de negócio.
Por exemplo, uma empresa de tecnologia pode ter operações relacionadas a suporte técnico, enquanto uma empresa de manufatura pode ter operações relacionadas à manutenção de máquinas. Em resumo, a operação é a rotina diária que mantém a empresa funcionando.
A principal diferença entre Processos e operação é que os Processos são projetados para atingir um objetivo específico.
Os processos judiciais são divididos em três tipos diferentes:
1. Processo de conhecimento; 2. Processo cautelar; 3.Processo de execução.
Enquanto as Operações são realizadas no dia a dia para manter a empresa em funcionamento.
Os Processos são ações planejadas, com um início, meio e fim definidos, enquanto as Operações são tarefas rotineiras que podem ser repetidas continuamente. Outra diferença importante entre os dois conceitos é que os Processos geralmente envolvem várias pessoas e departamentos, enquanto as Operações geralmente são executadas por indivíduos ou equipes específicas.
O Processo é uma visão geral de como a empresa funciona, enquanto a Operação é uma visão detalhada de como uma tarefa específica é realizada. Para ilustrar a diferença entre processos e operação, podemos pensar em um restaurante. O processo pode ser a preparação de um prato específico, como uma pizza. Esse processo envolve várias etapas, desde a preparação da massa até a adição de coberturas e o cozimento. Já a operação seria a rotina diária do
restaurante, como a abertura, o atendimento aos clientes, a limpeza, a contabilidade e assim por diante.
Em resumo, os processos e as operações são fundamentais para o funcionamento de uma empresa. Embora estejam relacionados, eles são conceitos diferentes. Compreender a diferença entre esses conceitos é fundamental para garantir que uma empresa funcione de forma eficiente e eficaz.
Projetos são conjuntos de tarefas que são realizadas, geralmente uma vez, para atingir determinado objetivo, enquanto processos são conjuntos de etapas que se repetem regularmente para obter o mesmo resultado.
Os 5 principais tipos de projetos:
1 Projetos sociais ( individual ou coletivo);
2. Projetos culturais;
3. Projetos de pesquisa;
4. Projetos empresariais;
5. Projetos pessoais.
https://pt.linkedin.com/pulse/qual-diferen%C3%A7a-entre-processos-e-opera%C3%A7%C3%A3o-anadi
Projeto e operação diferem-se principalmente pelo fato de que o primeiro é temporário, enquanto a operação é contínua e produz produtos, serviços ou resultados repetitivos.
Processo é composto por várias etapas que precisam ser executadas em uma determinada ordem e de uma forma padronizada. Por outro lado, a operação é a execução de tarefas diárias necessárias para manter uma empresa funcionando. Essas tarefas são rotineiras e podem variar de acordo com o tipo de negócio.
https://www.google.com/search?q=diferen%C3%A7a+entre+projetos+e+opera%C3%A7%C3%B5es&client=firefox-b-d&sca_esv=a1ed381ddb91d5f7&ei=r8DfZfGWH8Cg5OUPi4izsAM&udm=&oq=defini%C3%A7%C3%A3o+de+projetos+x++defini%C3%A7%C3%A3o+de+opera%C3%A7%C3%B5es&gs_lp=Egxnd3Mtd2l6LXNlcnAiNWRlZmluacOnw6NvIGRlIHByb2pldG9zIHggIGRlZmluacOnw6NvIGRlIG9wZXJhw6fDtWVzKgIIADIIEAAYgAQYogQyCBAAGIAEGKIEMggQABiABBiiBDIIEAAYgAQYogRI7oQCUJUMWJqGAXABeAGQAQCYAd0-oAGm9gGqAQM5LTS4AQHIAQD4AQGYAgKgAt0_wgIKEAAYRxjWBBiwA5gDAIgGAZAGCJIHBzAuMS45LTE&sclient=gws-wiz-serp
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 ADM/EàD(20292-2024.1)
Módulo A - 202272 . 7 - Gestão de Projetos - T.20241.A
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada
PROJETOS X OPERAÇÕES
PROJETO( característica temporário, 1Projetos sociais (individual ou coletivo); 2. Projetos culturais; 3. Projetos de pesquisa; 4. Projetos empresariais; 5. Projetos pessoais);
OPERAÇÕES (contínuas, execução de tarefas diárias, rotineiras, variáveis)
Universidade Maurício de Nassau
Uninassau, Mercês/Pituba - Salvador -Bahia -Brasil
Chancela do Grupo Ser Educacional, Recife -Pernambuco -Brasil
Professor: Felipe Anilton Gomes Barbosa
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 (ADM/EàD(2019.2-2024.1)
Módulo A - 202272 . 7 - Gestão de Projetos - T.20241.A
Desafio Colaborativo
PROJETO(característica: temporário, únicos) Os 5 principais tipos de Projetos: 1Projetos sociais (individual ou coletivo); 2. Projetos culturais; 3. Projetos de pesquisa; 4. Projetos empresariais; 5. Projetos pessoais);
OPERAÇÕES (características: contínuas, execução de tarefas diárias, rotineiras, variáveis)
Siga as perguntas abaixo, para redigir sua resposta:
1Como o escopo do seu projeto pode ser definido?
O escopo do meu Projeto social ou trabalho em Educação para "Desenvolver Talentos "
“O ESCOPO é o trabalho que deve ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com características e funções específicas” (PMI, 2017, p.744)
É preciso salientar que a maneira que a organização está estruturada, considerando seus cargos e funções, pode influenciar diretamente o resultado de seus projetos. A maioria das organizações estão estruturadas de forma funcional, por projeto e matricial, embora existam outras formas (por produto, por serviço);
2Quais as partes envolvidas no projeto?
Partes envolvidas no projeto de "Desenvolver Talentos": Profissionais da área, interessados nesse processo ou trabalho em educação continuada;
Parte interessada(Stakeholder): um indivíduo, grupo ou organização, que possa afetar, ser afetado, ou sentir-se afetado por uma decisão, atividade, ou resultado de um projeto, programa ou portifólio. Patrocinador (Spansor): uma pessoa ou um grupo que fornece recursos e suporte para o projeto, programa ou portifólio, e é responsável pelo seu sucesso (PMI,2017);
3Como será medido o sucesso?
O sucesso depende da repercussão e aceitação pelo público em geral e colaboradores, apoiadores(partes interessadas)
Medidas de sucesso do projeto
Para identificar o sucesso do projeto, normalmente são usados os indicadores de prazo, custo, escopo e qualidade do projeto. Podemos também medir pela realização dos objetivos do projeto. Através das funções e cargos específicos na Matriz RACI de Responsabilidades. Cada parte interessada pode ter a visão de sucesso diferente, pois esperam resultados diferentes do projeto. É preciso deixar bem claro e documentar quais objetivos o projeto atende. O acompanhamento das partes interessadas(indivíduo, grupo ou organização), durante todo o projeto aumenta a chance de sucesso. Para avaliar o sucesso, é preciso responder:
O que será considerado sucesso para o projeto(prazo, custo, escopo e qualidade do projeto. Podemos também medir pela realização dos objetivos
Como mediremos o sucesso do projeto (através dos resultados positivos alcançados);
Quais fatores podem afetar o projeto: (o não cumprimento das normas, regras) .
Pode acontecer de o projeto ser bem-sucedido na utilização dos recursos e atingir o sucesso operacional, mas não o estratégico, devido a mudança de mercado, por exemplo. O alinhamento e a comunicação com as partes interessadas devem ocorrer sempre. O PMI (2017) destaca que o sucesso do projeto pode incluir Estratégias de negócios, como:
// Documentos de negócios do projeto são documentos independentes do projeto, mas essenciais para alinhamento do sucesso. O responsável pelos documentos de negócios é o patrocinador do projeto com a colaboração do gerente, que o mantém informado do andamento e também ajuda na supervisão das medidas de sucesso do business case do projeto, do plano de gerenciamento, termo de abertura e plano de gerenciamento de benefícios alinhados entre si e com as metas e objetivos da organização. São dois documentos de negócio: business case e plano de gerenciamento de benefícios do projeto.
O business case pode demostrar que um projeto não deve avançar por não representar uma estratégia forte ou que um projeto deve iniciar antes de outro, por exemplo. Uma avaliação de necessidades é feita para gerar o business case e os resultados documentados. Resumidamente, deve conter os itens importantes ao projeto, como: Necessidades de negócio; Análise da situação; Recomendação; Avaliação.
A avaliação feita para o business case também servirá para a criação do plano de gerenciamento dos benefícios do projeto. Esse plano de gerenciamento descreve quando os objetivos serão entregues e como serão medidos estes benefícios. Um benefício é um resultado de ações e comportamentos que fornecem valor para o projeto e a organização. No início do ciclo de vida do projeto, o plano de benefício deve ser definido e pode incluir: O plano de benefício
O desenvolvimento e a manutenção deste documento são iterativos e o gerente de projetos trabalha para garantir que o termo de abertura do projeto, o plano de gerenciamento do projeto e o gerenciamento de benefícios estejam alinhados durante todo o ciclo de vida do projeto.
PRODUTO - SERVIÇO - RESULTADO - MELHORIAS
Fonte: PMI, 201
4 Quais fatores podem afetar o sucesso?
O trabalho que deve ser realizado para entregar um produto, serviço, melhorias ou resultado com características e funções específicas” (PMI, 2017, p.744)
Alguns fatores que podem afetar o sucesso do projeto incluem: participação efetiva dos envolvidos (equipe), consistência na produção de conteúdo, qualidade das postagens, relevância do tema escolhido para o público-alvo, eficácia na divulgação do blog(implantação), concorrência com outros blogs ou mídias sociais, mudanças nos algoritmos de busca ou nas políticas das plataformas utilizadas, entre outros aspectos
Sua resposta deve ter entre 05 a 30 linhas, na fonte 12.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
9 PROJETOS MAIS LEGAIS E MAIS CAROS DO MUNDO! Postado por #Refúgio Mental. (12min. 27s.). son. color. port. Disponível em: <https://youtu.be/uuXkLjYS-KY>. Acesso em: 23 fev. 2019.
CRISPINO, L. Qual é a diferença entre hard skills e soft skills? 2017. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/qual-e-a-diferenca-entre-hard-skills-e-soft-skills/>. Acesso em: 20 fev. 2019.
DAYCHOUM, M. 40 + 20 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. 7. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2018.
DAYCHOUM, M. 40 + 8 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. 4. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2012.
ENDEAVOR. 5S: seu ambiente de trabalho mais organizado em cinco etapas. 2018.
Disponível em: <https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/5s/?gclid=Cj0KCQiA2L7jBRCBARIsAPeAsaN5z-0mJHANoBaEhyZF52KYUPkay5F1gPdm0sfSxYktI7WK5w3fTRQaAvu_EALw_wcB>. Acesso em: 23/02/2019.
ENDEAVOR. Uma espiada na grama do vizinho, ou: como fazer benchmarking. 2018. Disponível em: <https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/benchmarking/>. Acesso em: 23 fev. 2019.
PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da Produção: operações industriais e de serviços. 1. ed. Curitiba: UnicenP, 2007.
PMI, Project Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 6. ed. EUA: Project Management Institute, 2017.
PMI, Project Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 5. ed. EUA: Project Management Institute, 2013.
PROJETO. In: AULETE, C. Aulete Digital – Dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Disponível em: <https://www.aulete.com.br/projeto>. Acesso em: 20 fev. 2019.
SEBRAE. Ciclo PDCA ajuda a melhorar o desempenho dos negócios. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/ciclo-pdca-ajuda-a-melhorar-o-desempenho-dos-negocios,ed8a834b4cc37410VgnVCM2000003c74010aRCRD>. Acesso em: 20 fev. 2019.
SEBRAE. Use a matriz F.O.F.A. para corrigir deficiências e melhorar a empresa. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/use-a-matriz-fofa-para-corrigir-deficiencias-e-melhorar-a-empresa,9cd2798be83ea410VgnVCM2000003c74010aRCRD>. Acesso em: 20 fev. 2019.
TZU, S. A arte da guerra. Trad. Sueli Barros Cassal. Porto Alegre: L&PM Editores, 2006.
Universidade Maurício de Nassau
Uninassau Mercês/Pituba -Salvador -Bahia -Brasil
Chancela do Grupo Ser Educacional, Recife -Pernambuco -Brasil
Professor: Felipe Anilton Gomes Barbosa
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 (ADM/EàD(2019.2-2024.1)
Hoje: 01/03/2024(sexta-feira)
———
Data | 04/03/2024 |
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De | DISCENTE: ZULEIDE DE AGUIAR DIAS ADM/EàD(2019.2-2024.1) |
Assunto | ESTÁGIO NO EXTERIOR |
ARGENTINA
Universidad Nacional de Tucuman
Universidad Santo Tomas Aquino - UNSTA
Universidad del Este
Universidad Técnico Nacional
Universidad de Córdoba
Universidad Nacional tres de Febrero (UNTREF)
Universidad Nacional de Villa Maria
Hoje: 04/03/2024(segunda-feira)
Discente Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436(ADM/EàD(2019.2-2024.1)
Universidade Maurício de Nassau
UNINASSAU Mercês/Pituba -Salvador -Bahia Brasil
Chancela Grupo Ser Educacional, Recife -Pernambuco -Brasil
ATT
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Data | 16/01/2024 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | Prvisão de AUlas ADM/EàD(2024.1)EMPREENDEDORISMO |
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO (ADM/EàD(2024.1
TUTOR DANIEL ALVES CAMPELO
UNINASSAU, Mercês/Pituba, Salvador-Bahia -Brasil
Grupo Ser Educacional, Recife -Pernambuco -Brasil
Universidade Maurício de Nassau
HOJE: 16/01/2024(terça-feira)
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Data | 25/01/2024 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | Re:Prvisão de Aulas ADM/EàD(2024.1)EMPREENDEDORISMO |
Calendário das Atividades Avaliativas (AV1) e (AV2)
Disciplina EMPREENDEDORISMO Módulo(A) ADM/EàD(2024.1)
AV1(10/02/2024)
AV2(09/02/2024)
Módulo A - 198158 . 7 - Empreendedorismo - D.20241.A
Desafio Colaborativo Disciplina: EMPREENDEDORISMO
Entender as demandas do Dr. Luiz Alberto, recém formado em Medina Veterinária:
- Necessário obtenção de competências (conhecimento específico sobre segmento de pet shop pois ele só entendia apenas de pet;
a) Como Dr. Luiz Alberto pode atrair novos clientes para a sua loja e consequentemente para a sua clínica veterinária?
- Fazer campanhas promocionais de produtos e serviços para atrair seus clientes - tendências do mercado/novidades/campanhas promocionais) atendimento de qualidade;
- A localização geográfica muito importante para as demandas aos serviços ofertados pelos seus clientes
b) Como resolver o problema de localização da loja para atrair novos clientes? A Loja – App - outras mídias para comunicar /divulgar/melhorar a imagem da loja e atrair os seus clientes com campanhas promocionais/novidades – tendências)
Os poucos clientes que iam à loja reclamavam muito da falta de produtos e serviços que a loja oferecia; O faturamento da loja não era suficiente para pagar as despesas da empresa, nem atraia clientes para a sua clínica veterinária:
- Diante da localização e falta de produtos e serviços que a loja oferecia – Também dificuldade financeira para as despesas fixas(Custos/Valor a pagar). Não havia nenhuma campanha promocional (vendas)para atrair os seus clientes
Diante dos fatores apresentados, se Luiz Alberto não tomasse uma atitude imediata;
c) Como resolver o problema de insatisfação dos poucos clientes que ainda restam? Para fidelizar os clientes através dos PILARES DO MARKETING: os (4 Pês do Marketing: (Preço – Produto - Praça - Promoção) e os (4 Cês) do Marketing: (Custo- Comunicação -Conveniência - Cliente). ATENDIMENTO DE QUALIDADE
QUALIDADE dos produtos e serviços, ambiente e estrutura e empresa estendida: fornecedores, distribuidores e parceiros de negócios(sociedade)
d) Quais ações Luiz poderia fazer, acompanhando a inovação tecnológica, para se reinventar e fidelizar clientes? - ferramentas tecnológicas usadas por uma empresa, comparar com seus objetivos estratégicos e desafios operacionais, e determinar se a estrutura é adequada ou se precisa ser renovada, monitorar o andamento das operações, principalmente as de Tecnologia da Informação, para se antecipar a falhas no sistema ou brechas de segurança.
Entender a diferença entre o trabalho da consultoria e outros similares -(Para concluirmos nossos estudos a respeito da consultoria organizacional, é importante entendermos outros tipos de serviço que ocorrem paralelo a consultoria, e que muitas vezes geram dúvidas se são ou não o trabalho de um consultor: Assessoria, Treinamento e Palestra, Coaching, Auditoria).
Assessoria A assessoria é uma atividade ofertada por um especialista no assunto em questão, geralmente terceirizado da empresa-cliente. Por essas características, pode se confundir com a consultoria facilmente.
A assessoria,(jurídica) diferentemente da consultoria, não tem um projeto pré-definido. Ela atua de forma ampla, auxiliando em diversos assuntos da empresa, sem foco em inovação ou mudanças (apesar de poder apoiar a empresa nestes momentos). Muitas vezes, o cliente precisa de um especialista que lhe preste suporte em suas atividades já estabelecidas. Este tipo de trabalho não se constitui de uma consultoria (OLIVEIRA, 2019
Consultoria de finanças(tipo de consultoria empresarial):
O caixa é a parte mais sensível de qualquer negócio. Por isso, é preciso dedicar uma atenção especial àquele que mantém a empresa de pé. Contratar um consultor financeiro pode ser a solução para empresas que não conseguem sair do vermelho ou que não tem obtido sucesso em poupar recursos para investir no próprio crescimento.
A consultoria de finanças desenvolverá políticas internas e diferentes ações para organizar, planejar e controlar as atividades do setor por meio de um planejamento estratégico financeiro. Leia também: 5 tipos de consultoria financeira para deixar cada detalhe das finanças da empresa em ordem
3- Consultoria de marketing(tipo de consultoria empresarial):
Dentre os tipos de consultoria organizacional, esse é mais procurado pelas empresas que atuam diretamente na área comercial. Geralmente, a consultoria de marketing é contratada quando os resultados de vendas não saem conforme o esperado. O profissional consultor fará a elaboração de um diagnóstico para compreender os fatores que estão interferindo nos objetivos da empresa que, nesse caso, são as metas vendas. De posse dessas informações, será desenvolvido um plano de marketing com ações para solucionar os problemas identificados e atingir os objetivos propostos. A consultoria de marketing pode ser útil também para as empresas que querem ganhar visibilidade no mercado, que desejam ser reconhecidas ou que querem firmar sua identidade e posicionamento.
Consultoria de recursos humanos(tipo de consultoria empresarial):
É sempre bom ter em mente que as empresas são feitas por pessoas. São os colaboradores que fazem tudo funcionar. Pensando assim, o consultor de RH ajudará a empresa a identificar e a compreender as demandas do quadro de funcionários e das competências que a empresa precisa desenvolver.
Veja alguns questionamentos importantes:
É preciso contratar? É preciso demitir?
Como são as condições de trabalho?
Vale a pena investir em cursos e treinamentos?
O que pode ser feito para melhorar a performance dos funcionários?
As respostas dessas e de várias outras perguntas serão essenciais para a elaboração de um diagnóstico e para a definição de ações planejadas. Veja também: Erros na gestão de pessoas: os 7 principais que você não pode cometer.
Consultoria de branding(tipo de consultoria empresarial):
Quando falamos em consultoria de branding estamos nos referindo a uma parte específica do marketing que trata da construção e manutenção da imagem de sua marca.
A marca da empresa é muito mais que um logotipo, na verdade, trata-se de uma série de pontos de contato com o cliente, todos carregados de significado e que devem transmitir os valores da organização.
E esses valores, para quem quer construir uma marca forte, devem retratar os valores de seu público-alvo. E isso não pode acontecer somente no discurso, a forma de agir e trabalhar da empresa também deve refletir esse posicionamento. Em outras palavras: deve-se perceber autenticidade no discurso da empresa, ele deve corresponder à sua forma de atuação. Assim, fazem parte da construção da marca da empresa, entre outros, os seguinte elementos: Seu logotipo; O nome da empresa, das marcas e submarcas; Os respectivos slogans; Cores; Ícones, grafismos e tipografia empregada; As mídias que usa para falar com seu público; A arquitetura e o design de suas instalações; Uniformes e a maneira de vestir de sues funcionários; O tom de suas propagandas e comunicados; Todas as suas ações de marketing, como promoções e anúncios; A forma com trata seus colaboradores; Sua relação com o meio ambiente; A maneira como encara temas referentes à sociedade, como inclusão, diversidade e outros. E esse é só o começo de uma longa lista. Assim, cabe a uma consultoria de branding identificar os valores e crenças dos públicos-alvo da empresa e alinhados com os objetos estratégicos do negócio.
Assim, serão definidos todos os elementos citados acima, para que a marca se torne forte nos corações e mentes dos clientes e futuros clientes da empresa, sendo lembrada constantemente e admirada por seus produtos e serviços, além de seus valores e forma de atuação perante a sociedade. Este post também pode interessar a você: O que é employer branding e como ele impacta positivamente sua empresa.
Consultoria de inovação(tipo de consultoria empresarial):
Empresas que não inovam, que se matem paradas no tempo, sem mudar a maneira de trabalhar e atender as necessidades de seus clientes, inevitavelmente, são superadas pela concorrência. E quando falamos de inovação, não estamos falando, necessariamente, de inovação tecnológica. Muitas vezes, uma nova metodologia de gestão ou simplesmente uma nova característica em um produto são ações inovadoras que podem ajudar muito a empresa.
Assim, uma consultoria de inovação deve entender profundamente o negócio e as necessidades dos clientes para, por meio de um diagnóstico, descobrir que etapas do processo de entrega de valor precisam ser melhorada para aumentar a satisfação do público-alvo. Isso, atualmente, muitas vezes passa pela inovação tecnológica. Mas é importante ficar atento ao fato que não é apenas a tecnologia que traz inovação para a empresa. Um novo posicionamento, a ampliação de uma linha de produtos, a forma de se comunicar com os clientes, essas também (entre outras) são formas de inovar em uma empresa. Confira as principais etapas do processo de inovação em uma empresa:
etapas do processo de inovação. Leia também: as 5 etapas do processo de inovação e deixe sua empresa à frente da concorrência
Consultoria de tecnologia(tipo de consultoria empresarial):
Uma consultoria de tecnologia é responsável por analisar as ferramentas tecnológicas usadas por uma empresa, comparar com seus objetivos estratégicos e desafios operacionais, e determinar se a estrutura é adequada ou se precisa ser renovada. Isso inclui hardwares, softwares e outros equipamentos, como máquinas de linha de produção, meios de transporte e outros.
Com um bom trabalho da consultoria de tecnologia, a empresa poderá otimizar seus investimentos na área de tecnologia e manter a qualidade e o nível de sua produção dentro dos padrões exigidos pelo seu público-alvo.
A consultoria de tecnologia também pode monitorar o andamento das operações, principalmente as de Tecnologia da Informação, para se antecipar a falhas no sistema ou brechas de segurança. Assim, uma consultoria de tecnologia avalia e define quais tecnologias a empresa deve manter, atualizar ou adquirir, além de promover a estabilidade e a confiabilidade do uso dessas tecnologias. Saiba mais: O que é consultoria de TI? Descubra os benefícios para sua empresa
Docente: Daniel Alves Campelo
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula:01319436 ADM/EàD(2019.2-2024.1)
Uninasau, Mercês/Pituba - Salvador, Bahia -Brasil
Grupo Ser Educacional, Recife -Pernambuco -Brasil
Universidade Maurício de Nassau
Atualização em : 25/01/2024(quinta-feira)
(21/01/2024(domingo)
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Data | 11/12/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | CONSULTORIA ORGANIZACIONAL(ADM/EàD(2023.2) |
Módulo B - 172427 . 7 - Consultoria Organizacional - D.20232.B
"Desafio Colaborativo"
Ênfases da Teoria da Administração sao cinco:
Tarefas - Estrutura - Pessoas - Ambiente - Tecnologia. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma das cinco variáveis omitindo o relegando a um plano secundário todas as demais.
Principals teorias: Administração Cientifica de Taylor(1903) - é o modelo de administração desenvolvida pelo engenheiro estadunidense Frederick Winslow Taylor (1856-1915), que é considerado o Pai da Administração Cientifica. Administração Cientifica do Taylorismo pretendia definir principios cientificos para a Administração das empresas. Tinha por objetivo resolver os problemas que resultam das relações entre os operarios como consequência modificam-se as relações humanas dentro da empresa. O bom operário não discute as ordens nem as instituições faz o que lhes mandam fazer. Os quatro princípios fundamentais da administração cientifica de Taylor são: 1 - Principio do Planejamento(consiste em substituir o critério individual do operário, a improvisação e o impirismo por métodos planejados e testados) 2 - Principio da Preparação dos trabalhadores (consiste em selecionar os trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los e treiná-los para produzir mais e melhor de acordo com o método planejado e em preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional), 3 - Principio do Controle (consiste em controlar o trabalho para se certificar de que o método esta sendo executado de acordo com o método estabelecido e segundo plano de produção) 4- Princípio da Execução (consiste em distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades para que a execução do trabalho seja o mais disciplinado possível).
A Teoria Clássica da Administração - idealizada por Henri Fayol Caracteriza-se pela ênfase na Estrutura Organizacional. Os 14(quatorze) Princípios Básicos de Henry Fayol: 1 - Princípio da Divisão do trabalho (especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia ate os operários da fábrica, assim favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
2 Princípio da Autoridade e Responsabilidade (autoridade e o direito dos supervisores darem ordem que teoricamente serão obedecidas. responsabilidade e a contrapartida da autoridade) 3- Principio da Unidade de Comando (um funcionário deve receber ordens:apenas de um chefe, evitando contra - ordens). 4- Princípio da Unidade de Direção (o controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupos de atividades 5- Principio da Disciplina de Fayol (necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas para todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caus na organização), 6- Principio da Prevalência dos Interesses gerais (os interesse da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais ), 7 - Principio de Remuneração (deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização). 8- Principio da Centralização (as atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas) 9.- Princípio da Estabilidade dos Funcionários(uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários), 10- Princípio da Iniciativa (deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo). 11- Princípio do Espírito de Equipe (o trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe para que defendam seus propósitos).
12-Principio da Hierarquia (defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando arriscar uma linha de autoridade fixa), 13- Princípio da Ordem (deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar), 14- Princípio da Equidade (a justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário a empresa). Funções Administrativas: Planejar/ Organizar/ Comandar / Coordenar / Controlar.
As Teorias da Administração Científica de Taylor (ênfase nas tarefas – aumentar a eficiência da empresa através do aumento da eficiência do nível operacional ou técnico) e Teoria Clássica de Fayol e Neoclássica, Teoria Administrativa Burocrática (Max Weber) e Teoria Estruturalista (ênfase na estrutura – aumentar a eficiência da empresa através da forma e disposição dos órgãos competentes da organização e da sua estrutura).
A Teoria das Relações Humanas, Teoria do Comportamento Organizacional e Teoria do Desenvolvimento Organizacional (ênfase nas Pessoas – adoção de posições explicativas e descritivas, mas dentro de um contexto organizacional mais amplo com estudo mais aprofundado da Teoria da “Motivação Humana” de Maslow, As necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, dispostas em pirâmide: Necessidades Primárias: - (Necessidades de Segurança:(estabilidade, busca de proteção contra ameaças ou privação e fuga do perigo) e Necessidades Fisiológicas:(alimento, sono, descanso, repouso para a sobrevivência). Necessidades Secundárias: (Sociais (relacionadas a aceitação por parte de um grupo, participação, troca cooperação, amizade, afeto. Quando não satisfeitos torna-se resistente, antagônico e hostil em relação as pessoas que o cercam). - Necessidade de Estima (relacionadas à maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia. Envolvem a auto apreciação, autoconfiança, aprovação social, respeito, status, prestígio e consideração). Auto realização: (necessidades humanas mais elevadas e estão relacionadas com a realização do próprio potencial e autodesenvolvimento contínuo).
As Teorias Estruturalistas e Neo - estruturalista e Teoria da Contingência (ênfase no ambiente – Estruturalismo - surgiu por volta da década de 1950, como um desdobramento dos autores voltados para a teoria da burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela teoria Clássica e pela Relação das Humanas. Os autores estruturalistas procuram inter – relacionar as organizações com seu ambiente externo que é a sociedade maior, ou seja a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações dentro do conceito de que a organização é um sistema aberto e em constante interação com o seu meio ambiente A teoria administrativa havia se confinado aos estudos dos aspectos internos da Organização dentro de uma concepção de sistema fechado. Quando se inclui o ambiente na estrutura sistêmica, deve-se observar o papel do principal agente: o gestor na sobrevivência do sistema, causando constantes reorganizações perpetuando desperdícios. No sistema aberto, com o ambiente e com o entorno (ambiente externo), a ação do gestor pode simplesmente destruir o sistema.
Teoria Geral dos Sistemas (ênfase na tecnologia - pode ser avaliada por critério instrumental) surgiu em (1937) por Ludwig Von Bertanlanffy, amplamente reconhecida na administração da década de 60. Foi difundida devido a necessidade de síntese e integração das teorias anteriores. Simultaneamente com o desenvolvimento de outras áreas científicas pode ser aplicada na administração. Bertanlanffy, defendia que não apenas os aspectos gerais de várias ciências são iguais, os aspectos específicos também poderiam ser usados de forma sinérgica pelas outras. Um sistema pode ser visto como um todo organizado ou complexo, uma combinação de coisas ou partes, formando todo complexo ou unitário. Churckman, disse que um sistema é um conjunto de partes, coordenadas para realizar determinadas finalidades. O objetivo do cientista da administração é justamente detalhar o sistema total, seu ambiente, sua finalidade a estrutura de seus integrantes e os recursos disponíveis para as ações do sistema. O enfoque sistêmico na Organização- toda empresa se insere num meio ambiente onde se originam os recursos utilizados para desenvolver sua atividade e destina os seus resultados Existem três elementos interdependentes no esquema de um sistema organizacional: - entradas – processos e saídas, todas cercadas pelo meio ambiente que provoca mudanças na estrutura e desempenho, assim, afetando o sistema como todo. As Entradas: são os recursos que a empresa obtém ou extrai do ambiente, Abrange as informações, capital, mão-de-obra, equipamentos, etc. Processamento: refere-se a competência dos funcionários que compõem a empresa para transformar os recursos da entrada em bens e serviços. As Saídas: são os resultados do processamento na forma de bens e serviços ou produtos que são destinados ao usuário ou cliente final. Embora seja natural considerar o lucro como objetivo principal da empresa, a satisfação do cliente é o que realmente conduz ao lucro, porque traz vantagens mais competitivas, mais palpáveis, como compras repetitivas, valorização da marca, participação no mercado, etc. O processo de feedback(retorno das informações) aparecerá na forma de uma avaliação qualitativa e quantitativa dos resultados da atividade empresarial e do grau de atendimentos e do grau de atendimentos às necessidades que almeja-se satisfazer.
Matrícula: 01319436 Administração(2019.2-2023.1.2)
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Uninassau Mercês/Pituba, Salvador-Bahia- Brasil
Grupo Ser Educacional, Recife-Pernambuco-Brasil
Atualização em:
11/12/2023(segunda-feira)
04/10/2023(quarta-feira)