Tópico: Blog DIREITO EMPRESARIAL
Data | 11/12/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | ECONOMIA MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS(ADM/EàD(2023.2) |
PROJETO (AV2) DE PESQUISA COM APRESENTAÇÃO DO "RELATÓRIO CIRNTÍFICO", ADM9 GRADUAÇÃO DIGITAL (2019.2-2023.1.2), À Disciplina: Economia Mercado Financeiro e de Capitais
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC)– DISCENTES) O UNINASSAU RECIFE, nos termos de sua Política de Pesquisa, torna público o processo de seleção de projetos de Iniciação Científica para o período de agosto/2023 à julho/2024 de acordo com os seguintes objetivos e normas:
1. OBJETIVOS DO PROGRAMA 1.1. Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação na modalidade presencial e EAD, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o universitário no domínio do método científico; 1.2. Estimular os orientadores a envolverem estudantes de graduação no processo de investigação cientifica, enriquecendo a compreensão e o conhecimento em uma área específica.
1. CONTÉUDO DO PROJETO DO DISCENTE Os projetos devem ter no máximo 5 páginas, entregues na forma impressa, seguindo modelo PEX-FOR-04 e contendo obrigatoriamente os itens abaixo descritos e seus respectivos conteúdos:
I. Capa (nome da Instituição, o nome do docente responsável, o nome do discente, o título do projeto discente) em página única);
II. Introdução e Justificativa (apresentação, relevância e vinculação ao projeto)
III. Objetivos
IV. Materiais e métodos
V. Cronograma
VI. Referências (Segundo normas da ABNT)
2. FORMATAÇÃO DO PROJETO a. O documento deve ser apresentado em folha de papel A4 com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm. Fonte: Times New Roman e tamanho 12, com espaçamento de 1.15. b. Segundo normas da ABNT para referências. c. Apenas a Capa deve estar em página única
Plano de trabalho para o(s) aluno(s) indicado(s) (Modelo contido no PEX-MDL[1]04);
Cada discente só poderá participar de apenas um projeto selecionado. Caso se inscreva em mais de um, o último projeto enviado é o que será considerado
Somente serão aceitos projetos de pesquisa por meio do link: https://sereduc.com/YAG394, até a data limite estabelecida pelo Edital (08/2023 à 07/2024)
I. Capa (nome da Instituição, o nome do docente responsável, o nome do discente, o título do projeto discente) em página única);
UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU - UNINASSAU
DOCENTE: Professor: Antônio Alfredo Oliveira Lima de Menezes Junior
Tutor: Sergio Batista Nunes
Tutora: Luciene Cavalcanti do Rego Barros
Tutor: Marcelo Henrique Ramos de Leles
Tutora: Rosalia Maria Bevenuto da Silva
Tutora: Thalia Silva do Nascimento
Tutora: Juliana Szymanek
Tutor: Murilo Vieira da Silva
Coordenadora do Curso: Jessica Moliterno Genu
DISCENTE: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula:01319436
PROJETO DE INICIAÇÃO “RELATÓRIO CIENTÍFICO”(PIC), “ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA” (AV2)-DISCIPLINA: Economia Mercado Financeiro e de Capitais, (Módulo(E), Administração/EàD(2019.2-2023.1.2)
II. Introdução e Justificativa (apresentação, relevância e vinculação ao projeto):
APRESENTAÇÃO
Disciplina: Economia Mercado Financeiro e de Capitais, Módulo(E), “Atividade Contextualizada” (AV2), (avaliativa parcial)
O homem procura conhecer e compreender a sua própria natureza humana e o mundo a sua volta. Nesta busca de conhecimento, tem-se utilizado da religião, da filosofia e da ciência como instrumentos fundamentais para explicação dos significados da sua existencia individual e coletiva. Na sociedade ocidental moderna a ciência é a forma hemogênica de construção da realidade.
A atividade de pesquisa, hoje, deixa de pertencer somente aos centros acadêmicos e instituições especializadas para se incorporar no dia-a-dia das organizações. Frente a um ambiente de negócios expandido e turbulento, a pesquisa passa a representar um grande recurso para se coletar, analisar e extrair informações (dados), tanto interno como externo às organizações.
Entendida como uma instituição complexa que desenvolve indissociavelmente ensino, pesquisa e extensão em múltiplas áreas de conhecimento e nos diversos campos das atividades humanas, a Academia deverá comprometer-se a produzir e difundir conhecimentos relevantes tanto para o desenvolvimento da ciência como da sociedade, através do conhecimento universal científico, socialmente relevante e localmente pertinente, contribuindo, dessa forma, para promover a formação de indivíduos com autonomia crítica, intelectual e que sejam capazes de aprender permanentemente.
Acreditando nisso, a Uninassau-Universidade Maurício de Nassau, com a visão de que a formação pedagógica ultrapassa o conhecimento do conteúdo que o docente ensina, apresenta para sua comunidade acadêmica o “Relatório Científico” Descritivo, em uma “Atividade Contextualizada”, da disciplina: Economia Mercado Financeiro e de Capitais(Módulos:(E) - Administração. Um recurso didático surgido das experiências de sala de aula, dos professores, Professor(es)/Orientador(es):
Professor:, docentes desta instituição.
Com uma linguagem clara e objetiva, o “Relatório Científico”, Descritivo em uma “Atividade Contextualizada”, disciplina: Gestão da Qualidade (Módulos:(D) e (A) – Administração, trata da normatização de trabalhos acadêmicos, de forma didática e ilustrativa, com a preocupação de interagir com o leitor todo tempo. Seu objetivo é promover a padronização dos trabalhos acadêmicos solicitados por docentes das mais variadas disciplinas ministradas na Uninassau- Universidade Maurício de Nassau- Mercês/Pituba-Salvador-Bahia -Brasil; Grupo Ser Educacional, Recife-Pernambuco-Brasil.
Introdução
1 Introdução – Disciplina: Economia Mercado Financeiro e de Capitais, Módulo(E)- “Atividade Contextualizada”(AV2), (avaliativa parcial):
LAGIOIA(2011) diz: que a economia está presente no cotidiano de todas as pessoas e nos acompanha em todos os momentos de nossas vidas e, por isso, é necessário que tenhamos conhecimento de alguns conceitos fundamentais, para que possamos compreendê-la cada vez mais e melhor.
Sabemos que a economia é considerada uma ciência social por estudar a administração, organização e planejamento de uma determinada sociedade. Assim, a Economia “[...] é considerada uma ciência social porque estuda a organização e o funcionamento de uma sociedade” (ALBERGONI, 2008, p. 13).
Além disso, a Economia é uma área considerada multidisciplinar em razão de ter relação com outras áreas que também estudam a sociedade. Por este motivo, a economia expandiu para uma diversidade de linhas de pesquisa, como: economia do meio ambiente, economia industrial, economia rural, economia feminista, economia da saúde, economia do setor público, economia política, economia da ciência, tecnologia e inovação, economia institucional, economia comportamental, entre outras. Conhecer a relação da Economia com as demais ciências.
A sociedade, no entanto, é objeto de estudo de outras ciências. Embora cada ramo das Ciências Sociais analise a realidade sob óticas diferentes, essas visões acabam por se inter-relacionar. Além do aspecto econômico, a realidade é observada sob o aspecto político, social, histórico, demográfico, jurídico e geográfico. O conhecimento dos demais aspectos ajuda a entender a evolução dos fatos econômicos (ALBERGONI, 2008, p. 19).
Existem diversas linhas de pensamento sobre a economia. Mesmo com uma diversidade de linhas de pensamentos relacionadas com outras ciências existe uma diversidade de divergências entre os economistas, isto por quê:
[...] ela ocorre tanto porque há várias correntes de pensamento econômico para interpretar situações quanto porque cada economista leva consigo seus valores individuais, que acabam influenciando a análise de questões teóricas.(ALBERGONI, 2008, p. 17)
De acordo com ASSAF NETO (2014) é essencial o conhecimento econômico social para um melhor entendimento do funcionamento e funções dos mercados financeiros, formando, assim, uma visão mais ampla e crítica de todo o mercado financeiro, como as que envolvem a poupança, investimento etc. Isso porque a compreensão da economia permite que relações sejam estabelecidas entre resultados agregados e o desempenho dos vários agentes econômicos. Entende-se por agentes econômicos todas as pessoas e formas de organizações, que possuem capacidade de tomar decisões.
De acordo com VASCONCELLOS (2010) economia é a ciência que estuda de que maneira a sociedade decide empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços a fim de satisfazer ao máximo as necessidades humanas, ou seja, é a ciência que estuda como a sociedade administra recursos produtivos (fatores de produção) escassos.
VASCONCELLOS,(2010), ainda afirma que em qualquer sociedade os fatores de produção são limitados. Porém, por outro lado, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam, por força do crescimento populacional e pela contínua elevação do padrão de vida. Por isso, nenhum país, independente do seu grau de desenvolvimento, consegue dispor de todos os recursos dos quais necessita.
Então, toda a sociedade tem que escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva para atender os vários grupos da sociedade(produção, distribuição e consumo). Diante da escassez dos recursos de produção, associada às necessidades ilimitadas do ser humano, os empresários precisam tomar decisões que atendam a demanda. E então terão que decidir: o que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?
VASCONCELLOS(2010), afirma que diante da escassez de recursos de produção, a sociedade terá que escolher dentro de um leque de possibilidades de produção, o que e quanto produzir, ou seja, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas. Bem como, terá que decidir como vai produzir, ou seja, quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, escolhendo os métodos mais eficientes, aqueles que tiverem o menor custo de produção possível. E também para quem produzir, pois dependerá da oferta e da demanda nos mercados.
Segundo MAIA(2014),o ser humano para sobreviver necessita satisfazer suas necessidades básicas, sem o que morreria. Sendo que as três necessidades primárias são: alimentos, vestuário e habitação. À medida que o ser humano foi progredindo, outras necessidades começaram a surgir, tais como educação, lazer, conforto etc., as quais são conhecidas como necessidades progressivas. Para satisfazer a todas essas necessidades, o homem precisa consumir bens, porém os alimentos encontrados na natureza não são suficientes, por isso é necessária a produção. Há, portanto, dois grandes fatores econômicos: o consumo e a produção
*Diante dos dez princípios econômicos e da definição do conceito de Economia é possível perceber que em razão da escassez de recursos, toda sociedade precisa definir opções de produção e de distribuição de sua atividade produtiva. “Essa é a questão central do estudo da Economia: como alocar recursos produtivos limitados, de forma a atender ao máximo as necessidades humanas” (GARCIA, 2015, p. 15).
O autor que criou os dez princípios da Economia; NICHOLAS GREGORY MANKIW, foi diretor do Conselho de Consultores Econômicos(CEA)à Presidência da República, na gestão de Georgr W. Bush(2003-2005), além de ser colunista e escritor de The New York Times, Boston Globee The Wall Stret Journal.
1.1JUSTIFICATIVA:
lll. Objetivos: Geral:
Entender as principais definições de economia e sua presença no cotidiano tanto de empresas quanto de pessoas; Compreender as forças de oferta e demanda e como são afetadas; Compreender o sistema econômico e seus componentes; Conhecer as teorias econômicas e os fatores de produção com os bens e serviços.
Objetivos Específicos:
OBJETIVOS DO PROGRAMA 1.1. Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação na modalidade presencial e EAD, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o universitário no domínio do método científico; 1.2. Estimular os orientadores a envolverem estudantes de graduação no processo de investigação cientifica, enriquecendo a compreensão e o conhecimento em uma área específica da disciplina: Economia Mercado Financeiro e de Capitais - Conhecer as teorias econômicas e os fatores de produção com os bens e serviços
IV. Materiais: todos os procedimentos adotados- material em estudo quando cabível: livros didáticos, apostilas, textos avulsos, dicionário, vídeos aulas, etc.) e Métodos: (todos os procedimentos adotados: indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, de reflexão. A primeira fase da análise e interpretação é a crítica do material bibliográfico. Divide-se em: Crítica interna e Externa. A crítica externa: é feita sobre o significado, a importância e o valor histórico de um documento, considerando em si mesmo e em função do trabalho que está sendo elaborado. Abrange a Crítica do texto: averiguar se o texto sofreu alterações ao longo do tempo e se estas alterações foram autorizadas e realizadas pelo autor b) A Crítica da proveniência: investiga a origem do texto e as ideias anteriores e posteriores do autor. Crítica da autenticidade: determinar o autor, o tema e as circunstâncias da composição. A Crítica interna: é aquela que aprecia o sentido e o valor do conteúdo. Compreende a - Crítica de interpretação: averiguar o sentido exato que o autor quis exprimir; - Crítica do valor interno do conteúdo: aprecia a obra e forma um juízo sobre a autoridade do autor e o valor que representa o trabalho e as ideias nele contidas.
A redação da pesquisa bibliográfica varia de acordo com o tipo de trabalho que se deseja apresentar, pode ser: uma Pesquisa com apresentação de Relatório, Monografia, uma Dissertação ou uma Tese. Técnicas e normas do trabalho científico (ABNT) são usadas.
IV. l Resultados: uma experiencia enriquecedora de crescimento intelectual. Conhecer a importância da disciplina: Economia Mercado Financeiro e de Capitais - as principais definições de economia e sua presença no cotidiano tanto de empresas quanto de pessoas; Compreender as forças de oferta e demanda e como são afetadas; Compreender o sistema econômico e seus componentes; Conhecer as teorias econômicas e os fatores de produção com os bens e serviços. .
Os principais autores dessa linha de pensamento são: Adam Smith, Thomas Malthus, David Ricardo e Jean Baptiste Say (BRUE, 2005).
V. Cronograma:
VI. Referências (Segundo normas da ABNT
Referências Bibliográficas
ALBERGONI, L. Economia. IESDEBRASILS/A. Curitiba/PR.2008. Disponível em: https://www2.videolivraria.com.br/pdfs/23881.pdf. Acesso em: 30 dez. 2019.
ASSAF NETO, A. Mercado Financeiro. 12ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.
BRUE, Stanley. L. História do Pensamento Econômico. 6ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2005.
FROYEN, R. T. Macroeconomia. São Paulo: Saraiva,2013.
GARCIA, S. Fundamentos da Economia. Caderno Do Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas-Visconde da Graça, para a Rede e-Tec Brasil, do Ministério da Educação em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso. 2015. Acesso em: 30 de dez de 2019. Disponível em:https://proedu.rnp.br/bitstream/handle/123456789/1520/18.4_Fundamentos_Economia_CAVG_FINALIZADO_ADMINISTRACAO-30.09.15.pdf?sequence=1.
LAGIOIA, U. C. T. Fundamentos do mercado de capitais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MAIA, J. M. Economia Internacional e Comércio Exterior. 16ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.
MANKIW, N, G. Introdução à economia. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
MANKIW, N, G. Introdução à economia. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
VARIAN, H, R. Microeconomia: Princípios básicos. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
VASCONCELLOS, Marco A.; GARCIA, Manuel. Fundamentos da Economia. São Paulo: Saraiva, 2010.
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Data | 11/01/2024 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | S(ADM/EàD(2024.1) |
POMODALIDADE DE EXTENSÃO lll : ADM/EàD(2024.1)
- PROGRAMAS
- PROJETOS
- CURSOS E OFICINAS
– EVENTOS
– PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
PORTIFÓLIO DE PALESTRAS - CURSOS E OFICINAS -
DISCIPLINAS: ADM/EàD/2024.1)
1 EMPREENDEDORISMO
2 GESTÃO DE PROJETOS
3 PRÁTICA PROFISSINAL(ll)
1TEMA(Projeto Ambiental Sustentável/racional) - MODALIDADE(Palestra);
SEGMENTOS(IES)Instituição de Ensino Superior;
DISCIPLINA:(Empreendedorismo);
OBJETIVOS(conscientizar,(...);
PÚBLICO-ALVO(Professores e Coordenadores, Alunos, público em geral);
DURAÇÃO(1:30 h).
2 TEMA (Projetos)
MODALIDADE:(Palestra)
SEGMENTOS: (...)
DISCIPLINA: (Gestão de Projetos)
OBJETIVOS:(...)
PÚBLICO-ALVO:( público, comunidades(...)
DURAÇÃO: 01:30 min.
3TEMA: (Administração (Processo administrativo/funções administrativas)
MODALIDADE:(Palestra)
SEGMENTOS: (...)
DISCIPLINA: (Prática Profissional(ll)
OBJETIVOS:(...)
PÚBLICO-ALVO:( públicos, comunidades(...)
DURAÇÃO: 01:30 min.
DISCENTE: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 ADM/EàD(2019.2-2024.1)
Uninassau, Mercês/Pituba, Salvador/Bahia -Brasil
Grupo Ser Educacional, Recife-Pernambuco-Brasil
Universidade Maurício de Nassau
Atualizado em: 11/01/2024(quinta-feira)
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Data | 25/01/2024 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU-UNINASSAU(ADM/EàD(2024.1) |
CONCLUIR GRADUAÇÃO/EàD
CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula:01319436 Administração/EáD(2019.2-2023.1.2) e (2024.1)
Uninassau Pituba, Salvador-Bahia-Brasil
Grupo Ser Educacional, Recife-Pernambuco-Brasil,
Universidade Maurício de Nassau.
Estar prestes a concluir graduação em Administração na Uninassau Pituba! É normal ter algumas poucas pendências no final do curso, mas é importante resolvê-las para garantir que você possa se formar sem problemas. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo(a) a resolver pendências: 1-Verificação das notas, 2-Mensalidades (pagas), 3– Documentação necessária, 4- Concluir as atividades obrigatórias(estágios e trabalho de conclusão de curso concluídas e entregues):
1. Verifique suas notas: Certifique-se de que todas as suas notas estão corretas e atualizadas. Se você acha que há algum erro, entre em contato com o professor responsável pela disciplina. Professores das disciplinas em curso virtual ?
2. Pague suas mensalidades: Verifique em “Carteira Digital”, portal do aluno, se todas as suas mensalidades estão pagas e em dia. Se houver algum atraso, entre em contato com a secretaria da faculdade para regularizar sua situação.
3. Entregue todos os documentos: Certifique-se de que todos os documentos necessários para a conclusão do curso foram entregues à secretaria da faculdade.
4. Conclua todas as atividades: Verifique se todas as atividades obrigatórias, como estágios e trabalhos de conclusão de curso, foram concluídas e entregues.
Se você tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda para resolver suas pendências, não hesite em entrar em contato com a secretaria da faculdade ou com seus professores. Eles estarão prontos para ajudá-lo a concluir sua graduação com sucesso.
Atualização em: 25/01/2024(quinta-feira)
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Data | 11/01/2024 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | FELIZ E PRÓSPERO 2024 ADM/EàD(2019.2-2024.1) |
DISCIPLINAS DICIONADAS:
1 EMPREENDEDORISMO
2 GESTÃO DE PROJETOS
3 PRÁTICA PROFISSIONAL(ll)
ATT
Hoje: 11/01/2024(quinta-feira)
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Data | 11/12/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | CONSULTORIA ORGANIZACIONAL |
Módulo B - 172427 . 7 - Consultoria Organizacional - D.20232.B
Desafio Colaborativo
Número de alunos participantes do
"Desafio Colaborativo"(2205 / 2206)
Relatórios da Consultoria
Como Fazer um Relatório da Consultoria ?
Cada consultor poderá apresentar um modelo de relatório, conforme sua preferência. Sua apresentação poderá ser feita em um documento de texto, ou em uma apresentação de slides, entregue impressa ou apenas digital, entre outras formas. A comunicação sempre deverá ser adequada para a empresa e as pessoas que nela trabalham (JACHINTO, 2004).
Entretanto sugere-se a construção com alguns itens, para facilitar o entendimento do cliente-empresa. O objetivo do relatório é apresentar todos os dados, análise e resultados de forma clara. O cliente deve conseguir entender o caminho percorrido pelo consultor e avaliar a proposta de solução a partir do relatório entregue. Ele deve ser uma ferramenta de insights e proposta de mudança.
Neste tópico, falamos dos itens principais de um relatório, auxiliando a organização das informações para a entrega para o cliente.
O trabalho principal de um consultor é o diagnóstico organizacional. Ao terminar seu diagnóstico, o consultor deve apresentar um documento com suas análise e recomendações. Este documento é um relatório do trabalho até ali realizado. O documento do relatório é um dos mais importantes que o consultor deve produzir.
Ele poderá produzir diferentes relatórios em diferentes momentos:
(primeiro contato; pré-diagnóstico; proposta e negociação; diagnóstico organizacional; ação e acompanhamento), cada etapa pode ser concluída com um relatório apresentado para o cliente)
A ESTRUTURA em que se apresenta separadamente os
(Objetivos, Dados, Análises, Resultados, Conclusões, Proposta de Solução, Sumário Executivo)
Objetivos:
Dados:
Análises:
Resultados:
Conclusões
Proposta de Solução
Sumário Executivo
Seguindo as etapas do Trabalho do Consultor:
1 Objetivos: (apresentar a descrição de toda proposta de solução, prestar suporte(apoio) ao cliente-empresa, acompanhar e executar atividade de treinamento junto aos colaboradores, ajustar planejamento, realizar intervenção);
2 Dados: (dados mais gerais da organização. Se o assunto da consultoria for lideranças, pode-se começar pelos dados demográficos dos líderes. O consultor então indica como captou os dados, apresenta as principais informações e pode apresentar uma breve análise. Vejamos um exemplo:
Foram levantados os dados dos líderes da organização, com base no relatório de funcionários do mês de janeiro de 2020. Segundo estas informações, o grupo de líderes é formado por 19 pessoas. Destes, 14 são homens e 5 são mulheres. A respeito da distribuição de cargos, temos 3 sócios, 9 gerentes e 7 coordenadores, como pode ser visto
Fonte: Elaborado pelo autor, 2020.,
3 Análise:(trata de um aprofundamento dos dados levantados).
4 Resultado: (em um relatório de consultoria, este tópico, que apresenta a proposta de solução, é o principal resultado.
O trabalho principal de um consultor é o diagnóstico organizacional. Ao terminar seu diagnóstico, o consultor deve apresentar um documento com suas análise e recomendações. Este documento é um “Relatório” do trabalho até ali realizado. O documento do relatório é um dos mais importantes que o consultor deve produzir.
Ele poderá produzir diferentes relatórios em diferentes momentos:
(primeiro contato; pré-diagnóstico; proposta e negociação; diagnóstico organizacional; ação e acompanhamento), cada etapa pode ser concluída com um relatório apresentado para o cliente.
Discente: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 - ADM/EàD(2019.2-2023.1.2)
Uninassau Mercês / Pituba, Salvador- Bahia- Brasil
Grupo Ser Educacional, Recife - Pernambuco - Brasil
Universidade Maurício de Nassau
Atualizado em: 11/12/2023(segunda-feira)
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Data | 14/11/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | BOLSA DE ESTUDOS |
PROGRAMA BECAS SANTANDER EXCEL FOR ALL 2023.2
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ATT
DADOS DO CONCORRENTE A BOLSA DE ESTUDOS PARA UM CURSO SOBRE: EXCEL NA UDEMY -PARCERIAS: Uninasau e Santander
Discente: Zuleide Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 Administração/EàD(2019.2-2023.1.2)
Semestre:9º.
Uninassau Mercês/Pituba, Salvador-Bahia-Brasil
Grupo Ser Educacional, Recife-Pernambuco-Brasil
Universidade Maurício de Nassau
Diante do exposto muito me interessa a certificação para tornar meu currículo mais atrativo na busca por emprego -Bolsa de estudos para um curso sobre Excel na Udemy!
Hoje:04/10/2023(sábado)
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De: UNINASSAU
Enviado:terça-feira, 31 de outubro de 2023 11:25
Para: zuzuaguiarr@gmail.com
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Data | 11/12/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | ECONOMIA MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS ADM/EàD(2023.2) |
“ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA” (AV2) - Disciplina: Economia Mercado Financeiro e de Capitais, (Módulo(E)
UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU - UNINASSAU
DOCENTE: Professor: Antônio Alfredo Oliveira Lima de Menezes Junior
Tutor: Sergio Batista Nunes
Tutora: Luciene Cavalcanti do Rego Barros
Tutor: Marcelo Henrique Ramos de Leles
Tutora: Rosalia Maria Bevenuto da Silva
Tutora: Thalia Silva do Nascimento
Tutora: Juliana Szymanek
Tutor: Murilo Vieira da Silva
Coordenadora do Curso: Jessica Moliterno Genu
DISCENTE: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula:01319436
PROJETO DE INICIAÇÃO “RELATÓRIO CIENTÍFICO”(PIC), “ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA” (AV2) - Disciplina: Economia Mercado Financeiro e de Capitais, (Módulo(E),)
Atualizado em: :09/12/2023.2
Curso: Administração/EàD(2019.2=2023.1.2)
PESQUISA COM APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO CIENTÍFICO
(AV2)
ADM9/EàD
PESQUISA: à Disciplina Economia Mercado Financeiro e de Capitais Conceitos de economia
A palavra economia vem do grego oikonomía. Oiko significa casa, lar, moradia e nomia significa organizar, distribuir, administrar leis. Juntando ambos significados ficaria como: leis, regras, costumes, ordem, organização e distribuição da casa (MANKIW,2015).
Diante da explicação da origem da palavra economia, é abordado que a mesma busca o desenvolvimento e a criação de ações com o objetivo de planejar, desenvolver, distribuir, administrar e organizar a produção, distribuição e consumo dos bens e serviços e dos recursos escassos, visando a garantia da sobrevivência e bem-estar da população em curto, médio e longo prazo. Por esse motivo, a ciência econômica é considerada uma ciência social aplicada, bem como uma ciência humana que tem ligação com diversas áreas como: agronomia, engenharia, educação, política, entre outras.
De forma geral seria um estudo de alocação dos recursos escassos e a MANKIW,(2015).
Economia é a ciência social aplicada que busca entender como o indivíduo e a sociedade definem o uso dos recursos produtivos escassos destinados para produzir os bens e serviços(VASCONCELLOS(2010)
LAGIOIA(2011) diz: que a economia está presente no cotidiano de todas as pessoas e nos acompanha em todos os momentos de nossas vidas e, por isso, é necessário que tenhamos conhecimento de alguns conceitos fundamentais, para que possamos compreendê-la cada vez mais e melhor.
Sabemos que a economia é considerada uma ciência social por estudar a administração, organização e planejamento de uma determinada sociedade. Assim, a Economia “[...] é considerada uma ciência social porque estuda a organização e o funcionamento de uma sociedade” (ALBERGONI, 2008, p. 13).
Além disso, a Economia é uma área considerada multidisciplinar em razão de ter relação com outras áreas que também estudam a sociedade. Por este motivo, a economia expandiu para uma diversidade de linhas de pesquisa, como: economia do meio ambiente, economia industrial, economia rural, economia feminista, economia da saúde, economia do setor público, economia política, economia da ciência, tecnologia e inovação, economia institucional, economia comportamental, entre outras. Recomendações: assistir ao vídeo e conhecer a relação da Economia com as demais ciências
A sociedade, no entanto, é objeto de estudo de outras ciências. Embora cada ramo das Ciências Sociais analise a realidade sob óticas diferentes, essas visões acabam por se inter-relacionar. Além do aspecto econômico, a realidade é observada sob o aspecto político, social, histórico, demográfico, jurídico e geográfico. O conhecimento dos demais aspectos ajuda a entender a evolução dos fatos econômicos (ALBERGONI, 2008, p. 19).
Existem diversas linhas de pensamento sobre a economia. Mesmo com uma diversidade de linhas de pensamentos relacionadas com outras ciências existe uma diversidade de divergências entre os economistas, isto por quê:
[...] ela ocorre tanto porque há várias correntes de pensamento econômico para interpretar situações quanto porque cada economista leva consigo seus valores individuais, que acabam influenciando a análise de questões teóricas.(ALBERGONI, 2008, p. 17)
De acordo com ASSAF NETO (2014) é essencial o conhecimento econômico social para um melhor entendimento do funcionamento e funções dos mercados financeiros, formando, assim, uma visão mais ampla e crítica de todo o mercado financeiro, como as que envolvem a poupança, investimento etc. Isso porque a compreensão da economia permite que relações sejam estabelecidas entre resultados agregados e o desempenho dos vários agentes econômicos. Entende-se por agentes econômicos todas as pessoas e formas de organizações, que possuem capacidade de tomar decisões.
De acordo com VASCONCELLOS (2010) economia é a ciência que estuda de que maneira a sociedade decide empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços a fim de satisfazer ao máximo as necessidades humanas, ou seja, é a ciência que estuda como a sociedade administra recursos produtivos (fatores de produção) escassos.
O autor ainda afirma que em qualquer sociedade os fatores de produção são limitados. Porém, por outro lado, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam, por força do crescimento populacional e pela contínua elevação do padrão de vida. Por isso, nenhum país, independente do seu grau de desenvolvimento, consegue dispor de todos os recursos dos quais necessita.
Então, toda a sociedade tem que escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva para atender os vários grupos da sociedade(produção, distribuição e consumo). Diante da escassez dos recursos de produção, associada às necessidades ilimitadas do ser humano, os empresários precisam tomar decisões que atendam a demanda. E então terão que decidir: o que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?
VASCONCELLOS(2010), afirma que diante da escassez de recursos de produção, a sociedade terá que escolher dentro de um leque de possibilidades de produção, o que e quanto produzir, ou seja, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas. Bem como, terá que decidir como vai produzir, ou seja, quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, escolhendo os métodos mais eficientes, aqueles que tiverem o menor custo de produção possível. E também para quem produzir, pois dependerá da oferta e da demanda nos mercados.
Segundo MAIA(2014),o ser humano para sobreviver necessita satisfazer suas necessidades básicas, sem o que morreria. Sendo que as três necessidades primárias são: alimentos, vestuário e habitação. À medida que o ser humano foi progredindo, outras necessidades começaram a surgir, tais como educação, lazer, conforto etc., as quais são conhecidas como necessidades progressivas. Para satisfazer a todas essas necessidades, o homem precisa consumir bens, porém os alimentos encontrados na natureza não são suficientes, por isso é necessária a produção. Há, portanto, dois grandes fatores econômicos: o consumo e a produção.
Os dez princípios da economia
Para enriquecer o conceito da economia o autor e economista MANKIW(2015), propôs dez princípios básicos da economia que são divididos em: 1) como as pessoas tomam decisões; 2) como interagem; e 3) como funciona a economia como um todo. O Quadro 1 apresenta essa divisão com os dez princípios da economia para melhor compreensão:
1COMO AS PESSOAS TOMAM DECISÃO? 1enfrentam trade-off; 1o Custo de algo é o aquilo que se desiste para obtê-la; 3pessoas racionais pensam na margem;4 pessoas reagem a incentivos;
2 COMO AS PESSOAS INTERAGEM? 5 o comércio pode ser bom para todos; 6 os mercados são geralmente uma boa forma de organização da atividade econômica; 7Os governos podem às vezes melhorar o mercado;
3COMO FUNCIONA A ECONOMIA? 8 o padrão de vida de um país depende de sua capacidade de produzir bens e serviços; 9os preços tendem a subir; 10 a sociedade enfrenta um trade-off de curto prazo entre inflação e desemprego.
Quadro1 - Resumo dos dez princípios da economia
Fonte: adaptado pelo autor:
Dos princípios de 1 a 4 que seriam: as pessoas enfrentam tradeoffs, o custo de alguma coisa é aquilo que você desiste para obter outra, as pessoas pensam na margem e reagem a incentivos que se enquadram na divisão de como as pessoas tomam decisões. Dos princípios de 5 a 7, que são: o comércio pode ser bom para todos; os mercados são uma boa maneira de organizar a atividade econômica; e o governo pode melhorar os resultados de mercado se enquadram em como as pessoas interagem umas com as outras.
Por fim, dos princípios econômicos de 8 a 10, que são: a produtividade é a fonte fundamental do padrão de vida, os preços sobem quando o governo emite moeda e a sociedade enfrenta um tradeoff de curto prazo entre inflação e desemprego estão na divisão de como a economia funciona como um todo.
Veja a seguir, segundo Mankiw (2015), a explicação dos dez princípios básicos da economia e suas devidas:
Pessoas enfrentam tradeoffs: neste princípio é colocado que as pessoas passam por uma escolha conflitante para tomada de decisões. Em razão disso, as pessoas sempre realizam comparativos para, assim, conseguir tomar uma decisão e colocar na “balança” para tomar a melhor escolha.
O custo de alguma coisa é o que você desiste para obtê-la: basicamente é a necessidade de renunciar a uma coisa para obter outra. Que tudo tem um custo, você acaba ganhando por um lado, mas perde por outro lado. É chamado também de custo de oportunidade, ou seja, as pessoas levam em consideração o benefício para tomar uma decisão. “Ao deixar de satisfazer uma necessidade e suprir outra, temos o custo de oportunidade” (ALBERGONI, 2008, p. 12).
Pessoas racionais pensam na margem: as pessoas possuem o costume de pensar nos pequenos ajustes, benefícios adicionais e interesses individuais. Muitas consideram que para decidir qual alternativa escolher, é necessário fazer uma análise de custo-benefício marginal. O conceito marginal refere-se ao que é adicionado ao montante já existente, pois os indivíduos não escolhem pelo todo e sim por partes.
Pessoas reagem a incentivos: para o autor o efeito dos preços é essencial para entender como as pessoas reagem com incentivos. Quando o preço de um bem aumenta a demanda cai e quando o preço cai a demanda aumenta. Isto é, pessoas tendem a alterar comportamentos com incentivos.
Se a renda de uma pessoa aumenta provavelmente ela irá consumir mais ou irá consumir produtos mais sofisticados que antes. A renda neste caso seria um estímulo para o consumo.
O comércio pode melhorar a situação de todos: a competição entre as famílias pode melhorar a situação de todos, em razão de que, as famílias sempre estarão em busca de melhorias.
6 Os mercados são uma boa forma de organização da atividade econômica: basicamente o mercado é uma boa maneira de equilibrar a economia.
7Os governos podem às vezes melhorar o mercado: para Mankiw quanto menos a ação do Estado melhor para a economia. O Estado pode ser bem-vindo em casos de falhas de mercado, externalidades e poder de mercado.
8 O padrão de vida de um país depende de sua capacidade de produzir bens e serviços: o crescimento econômico seria o elemento chave para a garantia do padrão de vida das pessoas. Os fatores diferenciais de um país para outro para Mankiw (2015) seriam – 1) diferenças de produtividade; 2) quantidade x qualidade da mão de obra; e 3) tecnologia.
9 Os preços tendem a subir: na visão do autor quanto maior a quantidade de moeda emitida pelo governo e em circulação no mercado menor é seu valor. A inflação é mais comum no mercado do que a deflação.
10 A sociedade enfrenta um trade-off de curto prazo entre inflação e desemprego: essa teoria se enquadra na Curva de Phillips, quanto maior a taxa de desemprego menor a inflação e quanto menor a taxa de desemprego maior a inflação.(...)
Atualizado em: 11/12/2023(segunda-feira)
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Data | 04/01/2024 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | Re:ECONOMIA MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS ADM/EàD(2023.2) |
OLÁ BEM VINDOS E BEM VINDAS AO ANO QUE SE INICIA - PRÓSPEREO 2024
HOJE: 04/01/2024(quinta-feira)
MERCADO
MERCADO(genéricos e especializados)
ORIGEM:Wikpédia, a enciclopédia livre
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado
Designa-se por “Mercado”, o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens(escambo). Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta(venda) e da procura(demanda/compra) . Existem tanto mercados genéricos como especializados, onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida "ECONOMIA DE MERCADO"
1 Origem- originalmente o termo mercado era utilizado para designar o sítio onde compradores e vendedores se encontravam para trocar os seus bens. Contudo em marketing, os vendedores são vistos como constituindo uma indústria e os compradores como constituindo um mercado. Os vendedores enviam os seus produtos, serviços e comunicações para o mercado, e recebem dinheiro e informação em troca. Nas sociedades mais avançadas os mercados não necessitam de ser lugares físicos onde compradores e vendedores interagem(internet). A definição de mercado pode ser entendida de duas formas distintas: - em sentido amplo: conjunto de pessoas individuais ou coletivas capazes de influenciar as vendas de um determinado produto – e em sentido restrito: conjunto de dados sobre a importância e evolução das vendas de um produto. Quando nos referimos ao mercado, em sentido amplo ou em sentido restrito, existem 3(três classificações de mercado: Mercado Real - Mercado Potencial – Mercado Total)
Mercado Real – volume de vendas efetivo de um determinado produto ou número de consumidores que compram o produto (os consumidores do produto que a empresa fabrica). Quota de Mercado, é o mesmo que Mercado Real da Empresa; Mercado Potencial: estimativa do volume a atingir pelas vendas de um determinado produto ou conjunto de compradores que estão em condições de adquirir esse produto(os consumidores que adquirem o tipo de produto fabricado pela empresa e pela concorrência); Mercado Total: engloba o mercado potencial de um determinado produto e o mercado dos que não consomem esse produto (toda população que tenha condições para vir a adquirir um bem ou serviço, mas sem a garantia de vir a adquiri-lo).
2 Fatores de Evolução dos Mercados- um mercado é um sistema que evolui no tempo, sob efeito de variáveis cuja influencia se verifica a curto/médio e a longo prazo. É importante identificar esses fatores, os quais ajudarão a perceber o que de mais importante se vai passando no mercado e assim adaptar as estratégias e políticas mais indicadas.;
2.1 Fatores de Evolução do Mercado a Curto e Médio Prazo: 1 Fatores da Conjuntura Econômica, Política e Social: todos sabemos que as variações conjunturais (equilíbrio- individualismo - racionalidade), se refletem nas condições para o consumo, quer por parte das pessoas individualmente, quer por parte das empresas, (variações estruturais (instituição -história – estrutura social); 2 Fatores de Variações Sazonais - é do conhecimento comum que o consumo de muitos produtos varia ao longo do ano (se inverno ou verão)
2.2 Fatores de Evolução do Mercado a Longo Prazo: -1 TEMPO: muitos mercados evoluem naturalmente ao longo do tempo à medida que o consumo de certos produtos se vai expandindo e entrando nos hábitos das pessoas. È o caso de muitos equipamentos domésticos, como as máquinas de lavar louça ou os micro-ondas; 2 EFEITO DE SUBSTITUIÇÃO DE PRODUTOS: a substituição de muitos produtos por novos (com o desaparecimento ou não dos antigos) provoca alterações qualitativas e quantitativas nos mercados. EX: o desaparecimento dos candeeiros de petróleo deu lugar deu lugar à criação de um espantoso mercado da iluminação elétrica e o surgimento das máquinas de barbear permitiu, não só a criação desse mercado, mas também a expansão do próprio mercado concorrente - o das lâminas de barbear; 3 A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COMO GERADORA DE NOVOS MERCADOS: atualmente as empresas procuram na tecnologia grande fonte de inspiração para novos produtos e também para a criação de vantagens concorrenciais; 4 GRAU DE CONCORRENCIA: o aparecimento de novos concorrentes no mercado leva a dinâmica de desenvolvimento desses mercados; 5 MERCADOS CONDICIONADOS: existem mercados que estão condicionados pelo desenvolvimento de outros e, consequentemente, e desenvolvimento deste irá levar ao desenvolvimento dos outros. É o caso do mercado da TV por cabo, que está condicionada pelo mercado de televisores, ou a Internet que está condicionada pelo mercado dos computadores; 6 ENVOLVENTES POLÍTICAS, ECONÔMICA, CULTURAL, DEMOGRÁFICA, TCNOLÓGICA E SOCIAL: de uma forma geral, os mercados são influenciados pelas condições gerais envolventes, o que aliás, é de fácil constatação quando apreciamos as cotações da Bolsa de Valores, altamente sensíveis a acontecimentos externos de variadíssima ordem.
Estes fatores de evolução podem ser objeto de algum controle e influência por parte dos agentes econômicos, pois nunca podemos esquecer que as empresas são forças ativas e atuantes.
Concorrência monopolística
3 Classificação dos Mercados(formal/informal): O funcionamento de um sistema de mercado se fundamenta em um conjunto de regras, onde se compram e vendem bens e serviços e também fatores de produção. A quantidade demandada por um bem não depende unicamente do preço do bem em consideração, mas de diversos outros fatores, como por exemplo: preferências do consumidor, preço de outros bens que possam a vir a ser substitutos, renda disponível, etc. A quantidade ofertada de um bem também depende de vários fatores, tais como: tecnologia disponível, preço dos fatores de produção, subsídios, impostos, preço do próprio bem, etc.;
3.1 Mercado de Concorrência Perfeita(caracterizado pela existencia de grande número de pequenos compradores e vendedores; o produto transacionado é homogêneo; há livre entrada de empresas no mercado; perfeita transparência para os vendedores e para os compradores de tudo que ocorre no mercado; perfeita mobilidade dos insumos produtivos. Só existe na teoria) ;
3.2 Demais Estruturas de Mercado: (Monopólio, Oligopólio, Monopsônio, Oligopsônio, Concorrência monopolística):
https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=monop%C3%B3lio+oligop%C3%B3lio+monops%C3%B4nio+e+oligops%C3%B4nio
Estruturas de mercado:
Concorrência pura ou perfeita (também chamado de mercado automatizado (átomos):
É quando empresas de pequeno porte disputam entre si vendas de produtos e que não afetam o mercado concorrencial.
Monopólio:
É quando uma só empresa detém os direitos de vendas de um determinado produto.
Oligopólio:
É quando empresas de grande porte disputam o mercado concorrencial.
Estruturas de mercado de fatores de produção:
Monopsônio:
É quando compradores adquirem produtos de uma só empresa.
Oligopsônio:
É quando compradores adquirem produtos de varias empresas.
Monopólio Bilateral: (monopólio na venda em monopsônio na compra de produtos):
É quando ocorre monopólio na venda de produtos em monopsônio na compra de produtos.
Características das estruturas de mercado:
•Produtos idênticos ou diferenciados;
•Se existem barreiras ou não;
•O numero de empresas que compõe a estrutura de mercado.
https://www.studocu.com/pt-br/document/universidade-paulista/filosofia-antiga/conteudo-np2-anotacoes-de-aula/
4 Marketing e o Mercado: Marketing é a Gestão dos mercados, fazendo emergir trocas e relações com o intuito de criar valor, satisfazer necessidades e desejos. É o processo através do qual o indivíduo e grupos obtém o que necessitam e desejam criando e trocando produtos e valor uns com os outros. Embora muitas vezes pensemos no Marketing como sendo apenas praticado por vendedores, os compradores também participam nas atividades de Marketing. Os consumidores fazem Marketing quando procuram novos produtos e preços vantajosos, que eles consigam suportar.);
5 Mercadorias:
5.1 Mercadoria segundo Karl Marx, em “O Capital” define o mercado como tendo um duplo aspecto: a) como valor de uso, a mercadoria é algo concreto, um objeto de consumo, que pode ser imediatamente utilizado para satisfazer uma necessidade ou que pode ser consumido produtivamente – ser usado como meio de produção de outros objetos ou como matéria-prima ; b) como valor de troca, a mercadoria é uma coisa que pode ser trocada por outra diretamente – escambo – ou por meio de dinheiro. MARX, afirma que, como valor de troca, as peculiaridades dos objetos são deixados de lado para considerá-los apenas como quantidades abstratas. Por Ex: dois(2) k de arroz tornam-se iguais a uma caixa de fósforos, enquanto que, como coisas concretas(valor de uso), caixas de fósforo e sacos de arroz não tem nada em comum.
Para MARX, esses dois aspectos:(valor de uso) e
(valor de troca) são constituintes de toda e qualquer mercadoria e formam uma unidade inseparável ao mesmo tempo que conflitante(contraditória). Ele define a sociedade capitalista como tendo posto o valor de uso como meio para o aumento do valor de troca, enquanto as sociedades mercantis pré-capitalistas colocavam o valor de uso como fim e o valor de troca como meio.(...)
6 Economia de Mercado:
Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida "ECONOMIA DE MERCADO" ;
6.1 Segmentação de Mercado: A segmentação de mercado consiste, basicamente, em dividir o seu público em diferentes grupos e segmentos com base em suas características, ou seja, localizando os aspectos comuns entre. Os quatro principais tipos de segmentação de mercado são: demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental, que abordaremos mais detalhadamente na próxima seção. Um exemplo de variável de segmentação de marketing seria a idade.13 de fev. de 2023
eles.https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=Segmenta%C3%A7%C3%A3o+de+Mercado
6.2 Mercado de Capitais:
MERCADO DE RENDA FIXA E MERCADO DE RENDA VARIAVEL
Um investimento em renda variável, quais são os tipos, os riscos e as vantagens? O tema normalmente é mais associado à Bolsa de Valores, onde são negociadas ações de empresas. Mas esse não é o único produto que faz parte dessa categoria de investimento. Como funciona a renda variável.
O que é renda variável? Renda variável é todo tipo de investimento que não garante nem um ganho fixo nem a devolução do total que foi aplicado. Pode variar para mais ou para menos. Ou seja, o aplicador pode ganhar ou perder dinheiro porque o valor do ativo (ações ou ouro, por exemplo) sobe ou cai durante o período investido.
https://economia.uol.com.br/guia-de-economia/o-que-e-renda-variavel-entenda-e-veja-como-investir.htm?cmpid=copiaecola
Renda variável é todo tipo de investimento que não garante nem um ganho fixo nem a devolução do total que foi aplicado. O aplicador pode ganhar ou perder dinheiro porque o valor do ativo (ações ou ouro, por exemplo) sobe ou cai durante o período investido. A pessoa não sabe com antecedência quanto o dinheiro vai render em um certo tempo, e pode receber de volta até menos do que investiu. Quais são os tipos de renda variável? Ações (acionista ou sócio minoritário): É um papel que representa o menor pedaço de uma empresa que decidiu oferecer sociedade aos investidores. Assim, quem adquire uma ação se torna sócio de uma empresa. A ação é negociada
O que é Bolsa de Valore ? - são instituições administradoras de mercados No caso brasileiro BM&FBOVESPA S/A – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros – é a principal bolsa de valores, administrando os mercados de Bolsa e de Balcão Organizado. A diferença entre esses mercados está nas regras de negociação estabelecidas para os ativos(bens, direitos, contas a receber) registrados em cada um deles - também é responsável por administrar o mercado de Bolsa de Mercados(derivativos) e de Futuros.
As bolsas de valores são também os centros de negociação de valores mobiliários que utilizam o sistema eletrônico de negociação para efetuar compras e vendas desses valores. No Brasil, atualmente as bolsas são organizadas sob a forma de Sociedade por Ações (S/A). As Bolsas tem autonomia para exercer seus poderes de auto-regulamentação sobre as corretoras de valores que nela operam. Todas as corretoras são registradas no Banco Central do Brasil e na CVM(Comissão e Valores Mobiliários).
Após o recente processo de desmutualização das Bolsas de Valores no Brasil, o direito de transacionar Valores Mobiliários em uma bolsa foi desvinculado da Propriedade de Ações. Antigamente, apenas as Corretoras Proprietárias de Títulos Patrimoniais podiam negociar em Bolsas.
FUNÇÃO DAS BOLSAS DE VALORES - para que desempenhem suas funções o ambiente de negócios do País tem que ser livre e as regras devem ser claras, bem estruturadas, transparentes e líquidas. Neste contexto, as bolsas podem beneficiar todos os indivíduos da sociedade e não somente aqueles que detêm ações de companhias abertas. Os Benefícios gerados pelas bolsas de valores para a economia e a sociedade como um todo: - Levantando Capital para Negócios – Mobilizando Poupança para Investimentos- Facilitando o Crescimento de Companhias - Redistribuindo a renda – Aprimorando a Governança Corporativa – Criando Oportunidade de Investimento para Pequenos investidores – Atuando como Termômetro da Economia - Ajudando no Financiamento de Projetos Sociais .
MERCADOS - OPERAÇÕES - TÍTULOS (emissão de títulos)
O Sistema Financeiro Brasileiro(SFB), é segmentado em 4(quatro) grandes mercados ou operações que são: Mercado Monetário - Mercado de Crédito - Mercado de Capitais e Mercado de Câmbio
Curto Prazo (mercado monetário - crédito e câmbio)
Médio e Longo Prazo (mercado de capitais)
DISTRIBUIÇÃO PRIMÁRIA: distribuição de novas ações destinados ao aumento de capital da companhia emissora)E DISTRIBUIÇÃO SECUNDÁRIA: (distribuição de ações já emitidas e os recursos captados se destinam aos acionistas vendedores que podem ser investidores estratégicos, tais como os Fundos de "Private Equity" Fundos de Investimento em Participações.
LUGAR E FORMA DE NEGOCIAÇÕES:
(Mercado de Bolsa(as negociações abertas por sistema de leilão) e
Mercado de Balcão( ocorre diretamente entre a instituição financeira e outra instituição financeira ou não financeira - entre as partes envolvidas)
ENTIDADES SUPERVISORAS - BANCO CENTRAL DO BRASIL – CARACTERÍSTICAS: É uma autarquia federal que tem como principal missão institucional assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda nacional e da solidez do SFN(Sistema Financeiro Nacional).
6.3 Mercado Cinza:
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um mercado cinza, ou mercado paralelo,[1] é o comércio de uma mercadoria por meio de canais de distribuição que, embora legais, são não oficiais, não autorizados, ou não intencionais pelo fabricante original. O tipo mais comum de mercado cinza é a venda de bens importados (trazidos por pequenas empresas de importação ou pessoas não autorizadas pelo fabricante) que de outra forma seriam mais caros no país e estão sendo importados legalmente com a cobrança de impostos. Um exemplo são drogas que estão sendo importadas para as nações mais ricas nas proximidades onde o distribuidor local da droga cobra um preço mais elevado por um produto similar ou equivalente.
O termo Economia Cinza, no entanto, refere-se aos trabalhadores que são pagos "por baixo dos panos", sem recolher imposto de renda ou contribuição para tais serviços públicos. [2] É por vezes referido como a economia subterrânea ou "economia paralela".
Os dois principais tipos de mercados de cinza: são as de produtos manufaturados importados que normalmente seriam indisponíveis ou mais caro em um determinado país e
ações não emitidos que ainda não são negociados em mercados oficiais. Às vezes, o termo mercado negro é usado para descrever a negociação secreta e não regulamentado (embora muitas vezes tecnicamente legal) de futuros de commodities, como aconteceu com o petróleo bruto em 2008.[3] Isso pode ser considerado um terceiro tipo de "mercado cinza" , uma vez que é legal, mas não regulamentado, e provavelmente não intencional ou explicitamente autorizada pelos produtores de petróleo.
Mercados Cinzas são amplamente descritos e estimulados pelo Agorismo, embora muitas de suas atividades sejam consideradas crime em grande parte do mundo.
Referências:
"What is Parallel Market" (Archived). The Gray Blog. Retrieved 8 September 2010.
"Hidden economy a hidden danger" San Diego Union-Tribune, May 30, 2010
«Victory: "Close the ENRON Loophole" Bill is Small Step In Right Direction». Consultado em 16 de dezembro de 2008. Arquivado do original em 7 de janeiro de 2009
Hoje: 19/12/2023(terça-feira)
Atualizado em: 02/01/2024(terça-feira))
Introdução a microeconomia Analise de demanda: É a procura dos produtos (os consumidores) Analise de oferta: Sã os produtos disponibilizados no mercado (empresas) Analise das estruturas de mercado: Monopolio; Oligopolio; Concorrência perfeita; Monopsonio; Oligopsônio; Monopólio bilateral;
Capitulo 5: Demanda: É o ato de procurar os produtos no mercado a serem adquiridos. Quantidade demandada: É a quantidade de pessoas ou o numero de pessoas que procuram um certo tipo de produto. Lei geral da demanda: A uma relação inversamente proporcional entre o preço do bem com a quantidade demandada. OBS: Enquanto o preço sobe a demanda diminui. (gráfico)
Oferta:
Quantidade ofertada: É o numero ou quantidade de produtos disponibilizados no mercado. Lei geral da oferta: A uma relação diretamente proporcional entre o preço do bem com a quantidade de oferta. OBS: Enquanto o preço diminui(<) a demanda aumenta(>):
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Data | 06/11/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | Disciplina GESTÃO DA QUALIDADE(MÓDULO(D)2023.2)ADM/EàD |
DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE
Início da disciplina: GESTÃO DA QUALIDADE do Módulo D (A): início(16/10/23)
Prazo de envio da Atividade Contextualizada (AV1): 10/11/23
Prazo de realização da Avaliação (AV2): 10/11/23 A 17/11/23
Prazo de realização da Segunda Chamada: 18/11/2023 a 21/11/2023
Prazo de realização da (AF)Avaliação Final: (27/11/2023) a (30/11/2023)
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Data | 14/11/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | Re:Disciplina GESTÃO DA QUALIDADE(MÓDULO(D)2023.2)ADM/EàD |
Administracao EAD
É com grande entusiasmo que convidamos você para participar do I CONGRESSO DE ESG- Práticas sociais e ambientais para o desenvolvimento sustentável.
O desenvolvimento sustentável envolve a integração de práticas sociais, econômicas e ambientais para atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades.
O evento é gratuito e aberto ao público. Garanta a sua inscrição acessando o link:
https://conheca.sereducacional.com/congresso-esg
Discente Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula:01319436 ADM/EàD(2019.2-2023.1.2)
Hoje: 14/11/2023(terça-feira)