Tópico: Blog DIREITO EMPRESARIAL
Data | 29/07/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | Re:Re:ATIVIDADES PRATICAS INTERDISCIPLINARRS DE EXTENSAO (lll) |
HoDisciplinas Programadas com previsão de conclusão -Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão(lll)
DISCIPLINAS: ADM/EàD(2023.2):
1 ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMÔNIO (conclusão: (15/10/2023)
(Professor: Marcílio Donizete Martins);
2 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING (conclusão: (15/08/2023)
(Professora: Tereza Carla Souza Pereira);
3 ATIVIDADES PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO(lll) (Conclusão:(15/12/2023)
Professora: Chena Catarina Carneiro do Vale e Professor: Sergio Henrique Vercosa Xavier);
4CONSULTORIA-ORGANIZACIONAL - Conclusão:(15/09/2023)
( Professor: Ciro Pereira Pedrosa)
5 ECONOMIA MERCADO FINANCEIRO e de CAPITAIS. Conclusão: (15/12/2023)
6 GESTÃO DA QUALIDADE- Conclusão(...)
ATT
Matrícula: 01319436
ADM/EàD( 2019.2-2023.1.2)
je:29/07/2023(sábado)
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Data | 29/07/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | Re:Re:Re:ATIVIDADES PRATICAS INTERDISCIPLINARRS DE EXTENSAO (lll) |
ATIVIDADES PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO(lll) (Conclusão:(15/12/2023)
RELATÓRIO CIENTÍFICO
RESUMO
O trabalho procura enumerar e discutir os tópicos necessários num “Relatório Científico” de um “Projeto” classificado como como “Iniciação Científica” “Iniciação Didática” ou de “Ações Sociais” e de “Extensão em Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão (lll) numa abordagem inicial com as disciplina:
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMÔNIO,
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING,
CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
ECONOMIA MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS
A importância desse relatório como instrumento de divulgação das formas comuns de conseguir administrar recursos financeiros, materiais e patrimoniais. Entender a disciplina: Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão(lll).
INTRODUÇÃO À Disciplina: Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão(lll) (...)
OBJETIVOS: O objetivo da disciplina: Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão(lll) -
conhecer e compreender a função da Administração. Analisar e conhecer, entender(...)
REVISÃO BIBLIOGRAFGICA(...)
METODOLOGIA
O Método Científico é a estratégia que organiza e orienta a atividade científica encaminhando à obtenção de um novo conhecimento científico que transforme a realidade (SALOMAN,1999 apude M.L. Garcia, 1995).
Metodologia Científica é a disciplina que confere os caminhos necessários para o auto-aprendizado em que o aluno é sujeito do processo, aprendendo a pesquisar e a sistematizar o conhecimento obtido. Estuda os métodos científicos sob os aspectos descritivos e da análise, inclui outros procedimentos que levam a formulação das hipóteses, elaboração de leis, explicações de leis, explicações e teorias científicas, fazendo também análise crítica deles. Método Indutivo: - A indução leva a conclusões de carater geral, a partir de casos particulares. Método Dedutivo: - é o silogismo, que a partir de duas proposições chamadas premissas, retira uma terceira chamada conclusão.
A Pesquisa: - é o processo de desenvolvimento do Método Cientifico, seu objetivo é descobrir respostas mediante o uso de procedimentos científicos. De maneira bem simples, significa procurar respostas para indagações propostas. Pesquisar: - é um conjunto de ações propostas para encontrar a solução de um problema, que tem por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa realizada quando se tem um problema e não se tem informações para soluciona-los. Pesquisar significa, de forma simples, procurar respostas para indagações propostas. Os procedimentos comuns à pesquisa são: - formulação de questões ou proposição de problemas e levantamento de hipóteses de trabalho ou solução – realização de leituras e observações - registro e interpretação das observações e das leituras – elaboração de explicações, conclusões, generalizações e conclusões.
As Pesquisas podem ser do tipo: Exploratório, Descritivo, Explicativo e Participante.
Pesquisa Exploratória - é toda pesquisa que busca constatar algo num organismo ou num fenômeno. Ex: saber como os peixes respiram, saber como se faz uma pesquisa de Mercado, ou de Marketing ou de Mercadologia. Pesquisa quanto a forma de abordagem: - pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa (requer recursos estatísticos).
A Leitura Analítica é um método de estudo que tem como objetivos: fornecer a compreensão global do significado texto – treinar para a compreensão e interpretação crítica do texto - auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico – fornecer instrumentos para o trabalho intelectual desenvolvidos nos seminários, no estudo dirigido, no estudo pessoal e em grupo – na confecção de resumos, resenhas, relatórios, etc. Seus processos básicos são os seguintes: Análise Textual: preparação do texto, trabalhar sobre unidades delimitadas (um capítulo, uma seção, uma parte, etc. ); fazer uma leitura rápida e atenta da unidade para adquirir uma visão de conjunto da mesma); levantar esclarecimentos relativos ao autor , ao vocabulário específico aos fatos, doutrinas e autores citados, que sejam importante para a compreensão da mensagem; esquematizar o texto evidenciando sua estrutura redacional(introdução, desenvolvimento e conclusão). Análise Temática: compreensão da mensagem do autor, fazer linha de raciocínio do autor e reconstruir um processo lógico e evidenciar a estrutura lógica do texto , esquematizando a sequência das ideias (Tema, Problema, Tese, Raciocínio, Ideias secundárias). Análise Interpretativa: interpretação da mensagem do autor (Situação Filosófica e influencias, Pressupostos, Associação de ideias e Criticas); Problematização: (levantamento e discussão de problemas relacionados com a mensagem do autor).
RESULTADOS Disciplina: Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão(lll): Uma experiencia enriquecedora de crescimento intelectual de interdisciplinaridade. Conhecer a importância da interdisciplinaridade como elemento norteador.
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS (questões para discussão)
1 Como resolver as questões relativas as Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão(lll) (...)
2 Como tornar esse sistema eficiente e eficaz(..)
3 Qual a competência da Disciplina: Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão(lll) (...)
Uma experiencia enriquecedora de crescimento intelectual de interdisciplinaridade. Conhecer a importância da interdisciplinaridade como elemento norteador.
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS(questões para discussão):
1 Como resolver as questões relativas de interdisciplinaridade
2 Como tornar esse sistema eficiente e eficaz
3 Qual a competência do Estado nas questões de CONCLUSÕES: Deduções lógicas e correspondentes aos objetivos de conhecer Empresas que adotam uma variedade de ferramentas, métodos e metodologias para aprimorar a qualidade de processos, produtos e serviços. As empresas eram estatais ou estava nas mãos de grandes grupos familiares.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (..)
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Data | 29/07/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | Re:Re:ATIVIDADES PRATICAS INTERDISCIPLINARRS DE EXTENSAO (lll) |
CONSULTORIA ORGANIZACIONAL - Conclusão:(15/09/2023)
RELATÓRIO CIENTÍFICO
RESUMO
O trabalho procura enumerar e discutir os tópicos necessários num “Relatório Científico” de um “Projeto” classificado como como “Iniciação Científica” “Iniciação Didática” ou de “Ações Sociais” e de “Extensão em Consultoria Organizacional numa abordagem inicial. A importância desse relatório como instrumento de divulgação das formas comuns de conseguir administrar recursos financeiros, materiais e patrimoniais Entender a disciplina Consultoria Organizacional.(...)
INTRODUÇÃO À Disciplina: Consultoria Organizacional Serviço de Consultoria organizacional é, então, assistir o cliente nas suas necessidades, identificando problemas, decidindo que forma de ajuda se faz necessária, diagnosticando e implementando programas de ação ou mudanças concretas na cultura empresarial, enfim, apoiando a organização no cumprimento de sua missão. Consultoria visa preparar profissionais para o exercício, com competência e ética, das atividades do cotidiano organizacional, fortalecendo as empresas através do aprimoramento e desenvolvimento de habilidades dos seus talentos humanos. Além disso, a Consultoria tende a ter mais aceitação para atuar nos vários níveis da organização por não estar inserida na estrutura formal de poder. Pode correr certos riscos de dizer e propor ações que o agente interno não pode, não deve ou não deseja. Se reconhecidamente idônea, com suporte estrutural, científico e técnico, tenderá a maior imparcialidade diante das realidades sócio-técnicas, o que facilita e enriquece o trabalho. O Consultor organizacional nas áreas de treinamento e desenvolvimento é, antes de tudo, um especialista, em aspectos humanos nos níveis individual, interpessoal e intergrupal.
OBJETIVOS da Disciplina: Consultoria Organizacional - assistir o cliente nas suas necessidades, identificando problemas, decidindo que forma de ajuda se faz necessária, diagnosticando e implementando programas de ação ou mudanças concretas na cultura empresarial, enfim, apoiando a organização no cumprimento de sua missão. O objetivo satisfazer desejos e necessidades do cliente interno e externo à empresa. Conhecer e compreender a função da Consultoria Organizacional. Analisar e conhecer, entender(...)
REVISÃO BIBLIOGRAFGICA(...)
METODOLOGIA
O Método Científico é a estratégia que organiza e orienta a atividade científica encaminhando à obtenção de um novo conhecimento científico que transforme a realidade (SALOMAN,1999 apude M.L. Garcia, 1995).
Metodologia Científica é a disciplina que confere os caminhos necessários para o auto-aprendizado em que o aluno é sujeito do processo, aprendendo a pesquisar e a sistematizar o conhecimento obtido. Estuda os métodos científicos sob os aspectos descritivos e da análise, inclui outros procedimentos que levam a formulação das hipóteses, elaboração de leis, explicações de leis, explicações e teorias científicas, fazendo também análise crítica deles. Método Indutivo: - A indução leva a conclusões de carater geral, a partir de casos particulares. Método Dedutivo: - é o silogismo, que a partir de duas proposições chamadas premissas, retira uma terceira chamada conclusão.
A Pesquisa: - é o processo de desenvolvimento do Método Cientifico, seu objetivo é descobrir respostas mediante o uso de procedimentos científicos. De maneira bem simples, significa procurar respostas para indagações propostas. Pesquisar: - é um conjunto de ações propostas para encontrar a solução de um problema, que tem por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa realizada quando se tem um problema e não se tem informações para soluciona-los. Pesquisar significa, de forma simples, procurar respostas para indagações propostas. Os procedimentos comuns à pesquisa são: - formulação de questões ou proposição de problemas e levantamento de hipóteses de trabalho ou solução – realização de leituras e observações - registro e interpretação das observações e das leituras – elaboração de explicações, conclusões, generalizações e conclusões.
As Pesquisas podem ser do tipo: Exploratório, Descritivo, Explicativo e Participante.
Pesquisa Exploratória - é toda pesquisa que busca constatar algo num organismo ou num fenômeno. Ex: saber como os peixes respiram, saber como se faz uma pesquisa de Mercado, ou de Marketing ou de Mercadologia. Pesquisa quanto a forma de abordagem: - pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa (requer recursos estatísticos).
A Leitura Analítica é um método de estudo que tem como objetivos: fornecer a compreensão global do significado texto – treinar para a compreensão e interpretação crítica do texto - auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico – fornecer instrumentos para o trabalho intelectual desenvolvidos nos seminários, no estudo dirigido, no estudo pessoal e em grupo – na confecção de resumos, resenhas, relatórios, etc. Seus processos básicos são os seguintes: Análise Textual: preparação do texto, trabalhar sobre unidades delimitadas (um capítulo, uma seção, uma parte, etc. ); fazer uma leitura rápida e atenta da unidade para adquirir uma visão de conjunto da mesma); levantar esclarecimentos relativos ao autor , ao vocabulário específico aos fatos, doutrinas e autores citados, que sejam importante para a compreensão da mensagem; esquematizar o texto evidenciando sua estrutura redacional(introdução, desenvolvimento e conclusão). Análise Temática: compreensão da mensagem do autor, fazer linha de raciocínio do autor e reconstruir um processo lógico e evidenciar a estrutura lógica do texto , esquematizando a sequência das ideias (Tema, Problema, Tese, Raciocínio, Ideias secundárias). Análise Interpretativa: interpretação da mensagem do autor (Situação Filosófica e influencias, Pressupostos, Associação de ideias e Criticas); Problematização: (levantamento e discussão de problemas relacionados com a mensagem do autor).
RESULTADOS: Uma experiencia enriquecedora de crescimento intelectual. Conhecer a importância da disciplina: Consultoria Organizacional como elemento norteador.
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS(questões para discussão):
1 Como resolver as questões relativas Consultaria Organizacional
2 Como tornar esse sistema eficiente e eficaz
3 Qual a competência do Estado nas questões de Consultoria Organização CONCLUSÕES: Deduções lógicas e correspondentes aos objetivos de conhecer Empresas que adotam uma variedade de ferramentas, métodos e metodologias para aprimorar a qualidade de processos, produtos e serviços. As empresas eram estatais ou estava nas mãos de grandes grupos familiares.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.(...)
Matrícula:01319436 (2019.2-2023.1.2)
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Data | 18/09/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | Re:Re:ATIVIDADES PRATICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSAO (lll) |
UNINASSAU
RELATÓRIO
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DISCENTE(s): Zuleide de Aguiar Dias
Atualização: (24/08/2023.2)
Curso: Administração – Graduação Digital(2019.2-2023.1.2)ADM9
Disciplina: Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão 3
- Negócios e Gestão (lV); (AV2) Avaliação parcial) - “Relatório Científico de intervenção”
Matrícula: 01319436
Professor(es)/Orientador(es):
Professora: Ghena Catarina Carneiro do Vale; Professor: Sergio Henrique Vercosa Xavier
Tutora: Ana Priscila de Santana
Turma: ADM9
Uninassau Mercês/Pituba, Salvador - Ba.
Grupo Ser Educacional, Recife-Pe.
Universidade Maurício de Nassau
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Data | 16/08/2023 |
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De | Zuleide de Aguiar Dias |
Assunto | Re:ATIVIDADES PRATICAS INTERDISCIPLINARRS DE EXTENSAO (lll) |
Praticas de Extensão 3 -Negócios e Gestão (lV) Temática Central (1):Consultoria Organizacional ; Temática Central(2): Criatividade, Meio Ambiente e Sociedade - Relatório
Aluna:Zuleide de A.Dias
Curso Administração EaD(Graduação Digital(2019.2-2023.1.2)
Curso:Administração EaD
Uninassau Merces/Pituba,- Salvador-Ba.
Grupo Ser Educacional, Recife-Pe.
Hoje: 16/08/2023(quarta-feira)
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Data | 16/08/2023 |
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De | Zuleide de A.Fias |
Assunto | Re:ATIVIDADES PRATICAS INTERDISCIPLINARRS DE EXTENSAO (lll) |
Os 8(oito tipos de CONSULTORIA EMPRESARIAL:
1Consultoria Gestão,
2 Consultoria em Finanças
3 Consultoria em Recursos Humanos;
4 Consultoria Marketing;
5 Consultoria Branding;
6 Consultoria em Inovação
7 Consultoria em Tecnologia;
8 Consultoria em Logística
Att
Hoje16/08/2023(quarta-feira)
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Data | 18/09/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | Re:ATIVIDADES PRATICAS INTERDISCIPLINARRS DE EXTENSAO (lll) |
GRADE CURRICULAR ADMNISTRAÇÃO EàD (2023.2):
1 Consultoria Organizacional;
2 Administração e Estratégia de Marketing;
3 Administração de Materiais e Patrimônio;
4 DISCIPLINA ATIVIDADES PRÁTICAS DE EXTENSÃO lll,;
NEGÓCIOS E GESTÃO(lV)- Administração (2023.2)
- Temática Central (1): Consultoria Organizacional;
(Envio AV1:(20/08/2023) à (29/09/2023)
- Temática Central(2): Criatividade, Meio Ambiente e Sociedade
Envio de AV2(20/10/2023) à (13/11/2023)
-"RELATÓRIO CIENTÍFICO DESCRITIVO DE INTERVENÇÃO: AV1 e AV2
DISCENTE: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 Curso: ADM(2019.2-2023.1.2)
UNINASSAU MERCÊS/PITUBA, SALVADOR- Bahia -BRASIL
GRUPO SER EDUCACIONAL, Recife-Pernambuco -BRASIL
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Data | 18/09/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | Re:ATIVIDADES PRATICAS INTERDISCIPLINARRS DE EXTENSAO (lll) |
Data 18/09/2023
De ZULEIDE DE AGUIAR DIAS
Assunto
Re:ATIVIDADES PRATICAS INTERDISCIPLINARRS DE EXTENSAO (lll)
Responder
GRADE CURRICULAR ADMNISTRAÇÃO EàD (2023.2):
1 Consultoria Organizacional;
2 Administração e Estratégia de Marketing;
3 Administração de Materiais e Patrimônio;
4 DISCIPLINA ATIVIDADES PRÁTICAS DE EXTENSÃO lll,;
NEGÓCIOS E GESTÃO(lV)- Administração (2023.2)
- Temática Central (1): Consultoria Organizacional;
(Envio AV1:(20/08/2023) à (29/09/2023)
- Temática Central(2): Criatividade, Meio Ambiente e Sociedade
Envio de AV2(20/10/2023) à (13/11/2023)
-"RELATÓRIO CIENTÍFICO DESCRITIVO DE INTERVENÇÃO: AV1 e AV2
DISCENTE: Zuleide de Aguiar Dias
Matrícula: 01319436 Curso: ADM(2019.2-2023.1.2)
UNINASSAU MERCÊS/PITUBA, SALVADOR- Bahia -BRASIL
GRUPO SER EDUCACIONAL, Recife-Pernambuco -BRASIL
ATT
Leia mais: https://zuleidedias.webnode.com.br/blog/
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Data | 26/06/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | CURRICULUM VITAE(2023.1 |
ZULEIDE DE A DIAS
70 anos, Feminino, Filhos: 03 Netos: 04
Ld. do Paiva, 506 - Casa - Caixa D`agua - Salvador, BA - 40320-710 - Salvador- Bahia - Brasil
(71) 3021-0446, (71) 99279-6038
diaszuleide8@gmail.com
zuzuaguiarr@gmail.com
zuleideaguiarr@gmal.com
Perfil Profissional:
Trabalhar parte teórica aliando a parte pratica Eu sou a pessoa indicada para surpreender nas atividades ou negocio desenvolvidas em sua empresa.
ATT Zuleide de A. Dias
Salvador,Bahia,25 de junho de 2023
Objetivos:
Crescer profissionalmente desenvolvendo atividades e habilidades com criatividade e inovação (empreender). Com a cultura da empresa trabalhando para o crescimento pessoal e profissional e qualidade de vida.
Formação:
Graduação - Administração
FRATELLI VITA
Período: 1º.
Turno: integral(2017)
1ª.Graduação - BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR (FCS/FTC)Presencial(2010-2015);
2ª.Graduação - BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
UNINASSAU MERCÊS, POLITEAMA – EAD (2019.2-2023.1) - GRUPO SER EDUCACIONAL, RECIFE -Pe.
Período: 8º.
Turno: Integral
Idiomas:
Espanhol - Inglês - Francês
Nível de Conhecimento: Básico
Habilidades e Ferramentas: Básico: Excel, Power Point,
Intermediário: Word,
Cursos:
Tecnologia da Informação(TI), Curso Adicionais em Língua Portuguesa; Curso Formação do Magistério; Curso Científico de segundo grau; Curso Superior
1ª. Graduação Presencial em Administração de Empresas(2010-2015);
Curso Superior 2ª. Graduação em Administração EàD(2019.2-2023.1)
Zuleide de A. Dias
Salvador, BA
Dezembro de 1952
Desenvolvendo Serviços em diversas áreas.
Em Eventos com Decoração, Buffet e atividades afins. Geralmente entre amigos, parentes e família.
MATRÍCULA:01319436 ADM/EàD(2019.2-2023.1)
Uninassau Mercês,Politrama - Salvador-Ba
Grupo Ser Educacional - Recife - Pe.
Hoje: 26/06/2023(segunda-feira)
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Data | 30/06/2023 |
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De | ZULEIDE DE AGUIAR DIAS |
Assunto | DISCIPLINA GESTÃO DE PROJETOS(2023.1) ADM |
DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS - ADMINISTRAÇÃO(2023.1)
Nesta UNIDADE (IV) você verá:
// métodos ágeis para gestão de projetos
// (EGP)Escritório Gerenciais de projetos – PMO
Objetivos
Métodos Ágeis para Gestão de Projetos
Escritório Gerenciais de projetos – PMO
Unidade 4 - Métodos Ágeis para Gestão de Projetos
Estrutura do produto final a ser produzido. Quando um projeto pode ser estruturado de forma sequencial – como na construção civil, por exemplo – utilizamos o ciclo de vida preditivo. O ciclo preditivo é quando temos escopo, prazos e custos e objetivos determinados na fase inicial, e o escopo requer cuidado com qualquer alteração. Se pudermos ter entregas parciais, nas quais não há necessidade de mapear todos os processos, que podem não ser conhecidos, para esses projetos utilizamos o ciclo adaptativo que são ágeis.
No PMBOK(Project Menegement Office Keneuledigeship), o PMI(Project Menegement Office), descreve que no Ciclo Ágil um Projeto apresenta as seguintes características:
• Requisitos são elaborados com frequência durante a entrega;
• Entregas acontecem com frequência de acordo com os subconjuntos avaliados pelo cliente de todo o produto;
• Mudanças são incorporadas em tempo real durante a entrega;
• As partes-chaves interessadas são envolvidas constantemente;
• Riscos e custos são controlados à medida em que surgem requisitos e restrições.
Cabe à equipe de gerenciamento do projeto determinar o melhor ciclo de vida de cada projeto.
Uma crítica ao PMBOK é sua extensa e volumosa documentação, que demanda muito tempo no planejamento e execução. Embora os processos sejam necessários e os documentos também, tempo pode ser economizado, quando a construção, principalmente em desenvolvimento de software, pode ser feita de forma mais colaborativa.
Vamos saber mais sobre os “Métodos Ágeis, para que você possa opinar seguramente em seus projetos, quando usar o método cascata – ciclo preditivo – ou o método ágil – ciclo adaptativo.
Métodos ágeis são aqueles compatíveis com os Princípios Ágeis criados no Manifesto Ágil.
O Manifesto Ágil foi criado em 2001 por 17 grandes desenvolvedores de softwares que queriam simplificar a forma dos projetos, já que a imprevisibilidade era constante em todos. Na construção de softwares para atender às demandas da área de negócios, que pode mudar muito rápido, antes mesmo da documentação ficar pronta, a agilidade se faz necessária.
Ao se reunirem, criaram um “Manifesto” com quatro Valores e 12 Princípios a serem seguidos.
Os Valores do Manifesto Ágil, se contrapõem aos valores tradicionais – não os ignorando, mas relevando suas importâncias. Os Valores do Manifesto Ágil são:
Indivíduo e interações sobre processos e ferramentas;
Software funcional sobre documentação abrangente;
Colaboração do cliente sobre negociação de contratos;
Resposta às mudanças sobre seguir um plano:
// Valor do Manifesto Ágil - Indivíduo e interações sobre
processos e ferramentas:
O sucesso de um projeto está em entender a necessidade do cliente e buscar soluções que satisfaçam suas expectativas e necessidades. Isso pode mudar muito rápido, e o cliente nem sempre sabe o que quer e precisa. Os processos e as ferramentas ajudam após as decisões tomadas e não devem ser negligenciados, mas o cliente precisa estar mais próximo para a comunicação e qualidade das entregas, tão logo elas possam ser validadas.
// Valor do Manifesto Ágil - Software funcional sobre documentação abrangente:
A documentação extensa e abrangente sobre o software em desenvolvimento não garante a qualidade e a comunicação entre as partes interessadas. A documentação deve ser feita; ela é necessária para a governança e a base de conhecimento da organização, mas não deve engessar o desenvolvimento. A funcionalidade do código permite que o cliente sinta, veja, perceba e se manifeste quanto ao resultado, conduzindo o desenvolvimento de forma a atender aos objetivos esperados.
// Valor do Manifesto Ágil - Colaboração do cliente sobre negociação de contratos:
Os contratos externos de desenvolvimento firmados entre as partes, normalmente, são regidos por regras, custos e tempo limitantes. O método ágil permite que as mudanças necessárias ocorridas durante o projeto sejam atendidas sem causar conflito. Para atender a essas mudanças, o tempo estimado e o custo podem ter acréscimos, nem sempre aceitos pelo cliente. A colaboração e a proximidade do cliente permitem a decisão entre a mudança e a necessidade.
// Valor do manifesto Ágil - Resposta às mudanças sobre
seguir um plano:
Imprevisibilidades fazem parte dos projetos. Todo o cuidado de detalhar os requisitos na fase inicial não garante o controle de processos e execuções sem mudanças. As incertezas do mercado e os riscos aos quais as organizações estão sujeitas precisam ser atendidos com flexibilidade, já que muitas mudanças agregam valor ao produto inicial e não devem ser ignoradas por não estarem na documentação. O cliente precisa de um produto que lhe atenda hoje, talvez, diferente do que foi especificado em seu início.
Os 12 Princípios Ágeis do Manifesto Ágil são:
Na síntese, os métodos ágeis tornam o escopo mais flexível em contraposição aos modelos tradicionais, que o engessam. A satisfação do cliente e a preocupação em atender às suas necessidades, entregando qualidade e valor, é a proposta ágil.
Além do mais, os “Métodos Ágeis”, representam mais comportamento e atitude. Uma equipe se torna ágil à medida que se compromete em promover o conhecimento e comportamentos que foram identificados e os conduziram a uma maior eficiência.
Existem muitas metodologias e frameworks ágeis disponíveis no mercado. Cada projeto pode ser enquadrado na melhor metodologia que o atende. Framework: um sistema de regras, ideias ou crenças que é usado para planejar e decidir algo(Cambridge Dictionary, 2019)
O Crystal é uma família de métodos desenvolvidos por Alistair Cockburn, em meados da década de 1990, designada para atender às pequenas equipes de desenvolvimento com projetos de baixa criticidade até grandes equipes com projetos de alta criticidade.
A metodologia a ser empregada depende da quantidade de pessoas dentro da equipe versus a criticidade. O foco é a gestão de pessoas visando a interação, habilidade, talento e comunicação, partindo do princípio de que pessoas possuem habilidades e talentos diferentes e que isso influencia o desenvolvimento dos projetos de softwares.
As quantidades de pessoas são representadas por cores, como: branco, usado até oito pessoas; amarelo, que pode ser usado de oito até 20 pessoas; laranja, usado nos times de 20 a 50 pessoas; e vermelho, com grupos de 50 a 100 pessoas.
A criticidade é definida por níveis de conforto, baixo custo, alto custo e risco de vida.
A indicação do método é que, em equipe menores, com cores mais claras, o risco de problemas tende a representar prejuízos menores. Com equipes grandes, ocorreria o contrário; cores mais fortes representam prejuízos maiores.
Alguns princípios desta metodologia são:
Garantir a entrega funcional e em pequenos períodos;
Os gargalos devem ser encontrados e resolvidos;
A comunicação eficiente entre o desenvolvedor e o cliente gera produtos melhores;
As pessoas se sentem seguras para levantar problemas e falar sobre o que as incomodam.
Fonte: MASSARI, 2018, p. 19.
FDD (Feature-driven Development)
A FDD (Desenvolvimento Dirigido a Funcionalidades) é uma metodologia simples que busca apresentar resultados funcionais, tangíveis e frequentes.
Através do desenho do protótipo do produto, uma lista de requisitos é construída e o desenvolvimento é planejado para atender às funcionalidades. O projeto é faseado pelas suas funcionalidades.
.
PROTÓTIPOS: um método para se obter respostas iniciais sobre os requisitos através de um modelo funcional do produto esperado antes de efetivamente construí-lo (PMI,2017)
Fonte: MASSARI, 2018, p. 20.
As boas práticas recomendadas pela FDD (Desenvolvimento Dirigido à Funcionalidade) que é uma metodologia simples que busca apresentar resultados funcionais, tangíveis e frequentes).
são: - A equipe formada por área de negócio e desenvolvimento é focada em explorar e entender o produto a ser desenvolvido;
O desenvolvimento por funcionalidades e entregas curtas permite o feedback rápido para mudanças, riscos e problemas;
- Cada indivíduo é responsável pela propriedade individual de seu código;
- A funcionalidade terá um time de especialista para cada projeto de desenvolvimento;
- As inspeções ajudam a garantir a qualidade da entrega;
- Controle do versionamento do código e sua rastreabilidade;
- Verificação constante para saber se o código não se corrompeu, garantindo a integração do código existente com o desenvolvido;
Manter a visibilidade do desenvolvimento, sempre de forma transparente.
Kanban é uma palavra japonesa, que pode ser traduzida para “tabuleta” ou “cartão” e sua meta é auxiliar o acompanhamento do fluxo de trabalho.
A metodologia propõe o uso do painel Kanban. O modelo tradicional do Kanban é representado por uma tela em branco com quadros que são preenchidos pelas palavras do (“a fazer”), doing (“fazendo”), done (“feito”), da esquerda para a direita, pelos post-its coloridos, e são facilmente movimentados entre um quadro e outro na execução de uma lista de tarefa.
Atualmente, temos muitos softwares que constroem a virtualização do quadro e faz o uso colaborativo entre equipe.
O quadro pode representar várias outras situações, dependendo da necessidade da equipe. Podem ser criados quadros que subdividem o processo em fases, por exemplo. A estratégia de levar o cartão de um lado ao outro, uma atividade simples, permite a atualização constante e a identificação do que está sendo produzido.
São cinco os Princípios fundamentais do Kanban:
1 O fluxo de trabalho deve ser visível: tornar a atividade tangível permite a visualização do fluxo do trabalho podendo ser organizado, otimizado e rastreado;
2 Limitar o trabalho (work in progress): o trabalho em andamento pode gerar gargalos e a visibilidade do quadro permite a ação para equilíbrio;
3 Gerenciar o fluxo: para identificar problemas e melhorias;
4 Tornar as regras e processos conhecidos: toda a equipe tem a percepção do que está acontecendo e isso pode evitar mal-entendidos;
5 Colaboração: a equipe consegue identificar possíveis pontos de melhoria contínua.
EGP(Escritório de Gerenciamento de Projetos) – PMO
Segundo o PMI(Project Manegement Institut), um (Escritório de Gerenciamento de Projetos(EGP), é uma estrutura de gerenciamento que padroniza os processos de governança relacionados ao projeto e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas.
Nas organizações em que a área de projetos é bem definida e o desenvolvimento de novos projetos tem estratégias de inovação, a estrutura de um escritório de gerenciamento de projetos (PMO) é fundamental para o planejamento e controle.
As lições aprendidas em cada projeto não devem ser negligenciadas, e os Escritórios são responsáveis por gerenciarem esse conhecimento na empresa, evitando que erros cometidos em outros projetos possam ocorrer novamente. Além disso, os escritórios otimizam o uso de recursos, já que concentram as informações de todos os projetos em andamento e possuem a visão dos novos que ainda estão sendo planejados, equilibrando suas necessidades e demandas.
Os Escritórios de Projetos(PMO), podem ter influência diversas entre as empresas, e suas Funções podem ser:
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Suporte – Controle - Diretivo
Nas empresas em que o EGP tem a função de apoio e alinhamento estratégico, as avaliações dos projetos são feitas o tempo todo para atingirem seus objetivos de negócio.
As autoridades dos escritórios se diferenciam de empresa para empresa, mas elas podem:
• Fazer recomendações;
• Disseminar o conhecimento;
• Encerrar projetos;
• Tomar medidas necessárias.
A principal função dos escritórios é o apoio aos gerentes:
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Para estabelecer um EGP(Escritório de Gestão de Projetos), os desafios enfrentados são, principalmente, o entendimento do papel do escritório na organização.
A definição de sua missão, descrição de seu papel na organização em todos os níveis organizacionais, maturidade em gestão de projetos, avaliação do investimento e melhorias pretendidas com a implantação devem ser levantadas.
A concepção dos escritórios em algumas organizações é cercada de preconceitos e de difícil implantação. Segundo BARCAUI (2012), alguns dos motivos de isso ocorrer são:
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O fator primordial para a implementação do escritório, sem dúvida, é a maturidade da organização em gestão de projetos.
As organizações estruturadas, que reconhecem o valor de processos, aplicam as boas práticas aprendidas para a redução de problemas, riscos e desperdícios, e têm maior probabilidade de sucesso com os escritórios.
A estratégia de criação dos escritórios se justifica e as vantagens e os benefícios podem ser:
Os investimentos na criação dos escritórios se justificam no resultado eficiente dos projetos e na análise de custo-benefício, traduzidos por benefícios monetários, melhorias de trabalho e de gestão, mas devem seguir a decisão de viabilidade devido à multiplicidade de aspectos a serem considerados.
(EGP) ESCRITÓRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETO ÁGEIS
Os escritórios ágeis propõem a administração dos projetos de forma transparente e adaptável, enquanto inspecionam as entregas de seus múltiplos projetos. Segundo Cruz (2017), um PMO Ágil é: Os Escritórios de Projetos(PMO), podem ter influência diversas entre as empresas, e suas Funções podem ser:
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Vários projetos são monitorados, selecionados, priorizados através de um único “backlog”. O PMO Ágil visa a acelerar a cultura ágil, respeitando e contribuindo para que a organização e todos os envolvidos nos projetos entendam e sejam ágeis.
O (Escritório de Projetos Ágeis),PMO Ágil se concentra em trabalhar sempre nos pilares ágeis de transparência, inspeção e adaptação.
Para controle e governança, são propostos cinco(5) eventos formais:
Os Papéis propostos são o Gestor do PMO, o Gerente de Projetos e o Analista de Projetos. Todos eles compõem o time de melhoria constante da organização.
O artefato usado é o “backlog de projetos”, que lista os projetos em execução tendo uma única priorização.
Todo trabalho do PMO ágil pode ser feito por membros da equipe e é composto por grupos de processos destinados à revisão estratégica dos projetos e ao acompanhamento de execução.
A Sprint Multiprojetos é a iteração em que existe o controle pelos gestores e seus times. Composta por eventos e cerimônias que cuidam dos artefatos, e utilizando a aplicação de ferramentas e técnicas, promove a colaboração, descentralizando a gestão, criando eficiência e evitando os desperdícios.
Segundo Cruz (2017), a Sprint Multiprojetos responde às seguintes questões:
Quais metas do PMO Ágil serão atingidas na Sprint Multiprojetos?
Quais projetos e objetivos serão realizados na Sprint Multiprojetos?
Quais pacotes de entrega serão completados na Sprint Multiprojetos para cada projeto?
Quais times de projetos irão completar os trabalhos para atingirem os objetivos da Sprint Multiprojetos?
Quais metas ou objetivos serão prejudicados na Sprint devido a priorizações ou trocas estratégicas?
Quais pacotes de entrega ou projetos foram descartados e precisam ser reavaliados?
O PMO funciona muito bem em organizações projetizadas e tradicionais, sendo que as organizações que trabalham com software têm uma necessidade maior de seus projetos estarem nas metodologias ágeis.
Como a metodologia prega, o Escritório Ágil, precisa ter corpo e alma ágil, tendo sua essência e estrutura respirando valor, colaboração, autogerenciamento e eficiência na agilidade de entregas. (EGP)Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), é fundamental para o planejamento e controle.
SINTETIZANDO
A criação de projetos nas organizações são estratégias necessárias, mas de difícil administração.
A Gestão de Projetos pode conduzir ao sucesso os objetivos esperados e a utilização de metodologias, técnicas e ferramentas que auxiliam na condução desse sucesso.
Lembrando que todo projeto precisa de: método para guiar os processos que conduzem o trabalho das equipes; ferramentas para viabilizar a coleta de informações; boa comunicação e governança para orientar a organização; e partes interessadas em como a colaboração e a responsabilidade de todos são fundamentais.
Os “Métodos Preditivos” utilizamos o ciclo de vida preditivo. O ciclo preditivo é quando temos escopo, prazos e custos e objetivos determinados na fase inicial, e o escopo requer cuidado com qualquer alteração. Se pudermos ter entregas parciais, nas quais não há necessidade de mapear todos os processos, que podem não ser conhecidos, para esses projetos utilizamos o ciclo adaptativo que são ágeis.
Os “Métodos Preditivos” e Ágeis” são utilizados conforme aquele que mais se adapta ao projeto. O PMO Ágil se concentra em trabalhar sempre nos pilares ágeis de transparência, inspeção e adaptação.
Cabe ao Gerente de Projetos e à equipe utilizarem as abordagens dos dois modelos, criando modelos híbridos que asseguram o melhor resultado.
O engajamento da equipe e o entendimento das necessidades permitirão a melhor escolha sempre.
A proposta dos métodos não é a superioridade, nem a concorrência entre eles, mas a colaboração entre metodologias para que possam gerar os resultados esperados.
Matrícula:01319436 ADM(2019.2-2023.1)
Atualização em: 30/06/2023(sexta-feira)
Uninassau Mercês- Pituba, Salvador-Ba.
Grupo Ser Educacional Recife-Pe