Sobre Nós

Alunos da Faculdade da Cidade do Salvador-Ba-Brasil do Curso de Administração de Empresas com enfase em Marketing e Finanças 3° semetre AM.

 

 Da esquerda para a Direita os idealizadores do Blog com tema: "Receita Básica para a boa Formação do Administrador de Empresas".

  • Marcus Vinícius Cavalcanti Caldas
  • Erick Fernando
  • Zuleide Dias
  • Talita Bispo
  • Luciano Santos

 

Tópico: Sobre Nós: PROJETO PARA EVENTOS

Data
De
Assunto

ESTUDO TRABALHO (ADM/EAD/2021.1)

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS:
- Formação do Patrimônio – Balanço Patrimonial – Demonstração do Resultado do Exercício(DRE) - Demonstração de Lucro / e ou Prejuízo acumulados – DFC(Demonstração do Fluxo de Caixa) e DVA(Demonstração do Valor Adicionado) –

Data
De
Assunto

Disciplina: Ética e Cidadania (ADM/EaD/2020.2

Direitos Humanos

1 Introdução
1.1Objeto de Estudo
2 Objetivos Geral e Específicos
3 Delimitação do Tema
4 Justificativa
5 Fundamentação Teórica
6 Metodologia Cientifica
7 Cronograma
8 Conclusão
Referencias Básicas

Data
De
Assunto

Estudo Trabalho

Festa Infantil Salvador
Indique um Buffet
Planejamos Organizamos Decoramos
Orcamento
Ligue: 5571(3021-0446)
Cel. 71(9279-6038)
Zuzuaguiarr@gmail.com

Data
De
Assunto

Estudo Trabalho

Bom Domingo bom descanso Deus abençoe
Elaboração do Plano Projeto de Trabalho:
Orçamento Publico / Particular
Atenciosamente
10/03/2019

Data
De
Assunto

Re:Estudo Trabalho - Orçamento Publico e Particularmente

Disciplina Administração Financeira e Orçamentária (ADM/EaD/2020.2)
Uninassau Salvador Mercest
Hoje: 31/08/2020(terca-feura)

Data
De
Assunto

Administração de Condomínio

Texto acima sobre administração de condomínios Como vivenciar na prática todas essas informações? Expectativas de ampliação do conteúdo
Salvador Bahia
Zuzu águiarr@gmail.com
Atenciosamente

Data
De
Assunto

Estudo /Trabalho / Curso

Participe do nosso Blog
Sua opinião é muito importante.

Data
De
Assunto

Estudo /Trabalho / Estágio

Bons Estudos e bons Projetos de pesquisa

Data
De
Assunto

Estudo /Trabalho / Estágio

Fundamentos de Marketing - Conceito de marketing – ato de vender, comercializar, oferecer algo, significa comercio, ou ato de mercar, comercializar ou transacionar – conjunto de atividades que objetivam a analise, planejamento, a implementação
e o controle de programas destinados a obter e servir a demanda por produtos e serviços de uma forma adequada atendendo desejos e necessidades dos consumidores e ou usuários com satisfação, qualidade e lucratividade. E uma função organização e um conjunto de processos para criar, comunicar e entregar valor para clientes e para gerenciar relacionamentos com os mesmos de maneira a beneficiar a organização e seus stakeholders (American Marketing Association Ama setembro, 2004). E um processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtém aquilo que desejam e de que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros (Philip Kotler). O objetivo do Marketing e tornar a venda supérflua. E conhecer e compreender o cliente tão bem que o produto ou serviço sirva... e venda por si próprio (Peter Drucker). Diferenças entre o Marketing de Produtos e o Marketing de Serviços. Produtos destina-se a bens de consumo não duráveis: alimentos, produtos de higiene, pessoal, vestuário, produtos duráveis como eletro domésticos, automóveis, objetos de arte, moveis. Estes bens tem uma característica tangível ou seja podem ser produzidos, examinados, como colocados em estoque, transportados, pelo comprador antes que a transação seja finalizada com o vendedor que oferece e eventualmente a vende. – satisfação com o consumo de um produto pode ser em lugares e períodos de tempo muito posteriores ao momento exato em que foram comprados. Pode ser produzido e vendido para pessoas com as quais não há necessidade de haver contato interpessoal. Características de Marketing de Produto – a satisfação com o consumo não depende do lugar e tempo em que foram adquiridos – podem ser produzidos e vendidos por pessoas com as quais não há necessidade de haver contato interpessoal. Marketing de Serviços – define-se como as atividades operacionais destinadas a investigar, obter e servir a demanda por assistências profissionais. Nestas atividades incluem-se as tarefas de desenvolvimento e promoção de serviços pessoais e comunitários. Característica de Marketing de Serviços:- os serviços são intangíveis, isto e, não e possível ver suas características antes dos mesmos serem comprados e usados pelos usuários – não podem ser colocados em “estoque” ou seja devem ser produzidos e usados no momento da transação. Quem presta o serviço devera necessariamente estar em contato com quem recebe. Visão do Marketing de Ontem – o marketing é o trabalho com mercados na tentativa de realizar trocas de produtos com o objetivo de satisfazer os desejos e necessidades humanas. Visão do Marketing de Hoje: e a habilidade de se atender os desejos e necessidades do mercado de forma lucrativa. O marketing muda quando o mercado muda. Algumas mudanças dos consumidores: - população envelhecendo; rendas apertadas; querem produtos com qualidade superior; mais vendas convenientes; preços baixos; serviços gratuitos; garantias; etc. Algumas Mudanças das Empresas: - modificam a produção para adequá-la a cada cliente; buscam manter estoque zero; ajustam a produção em tempo zero; modificam posturas; maximização; lucro; passaram buscar retorno sobre o investimento; buscam valor para o acionista.
- Composto Mercadológico: É formado por um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a maneira com as quais os consumidores respondem ao mercado. O que significa Composto Mercadológico? Foi formulado primeiramente por Jerome Mccarthy, em seu livro: Basic Marketing(1960) e trata do conjunto de pontos de interesse para as quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing. O Composto Mercadológico ou Mix de Marketing e dividido em quatro sessões frequentemente chamadas dos “quatro (Pês)” que são as variáveis: (Produto - Preço – Praça – Promoção). Os 4 pilares do Marketing que sustentam dão a sua configuração e determinam o seu composto e os 4 “(quatro Ce´s)”: (Custo – Cliente – Comunicação – Conveniência). Como surgiu o Composto de Marketing? – para atrair, seduzir, conquistar e convencer os compradores, os mercadores. – Utilizavam artifícios visuais e sonoros – faziam redução de preços e descontos na compra de volume e quantidades – permitiam a experimentação dos produtos – ofereciam prazos de pagamento – expunham as mercadorias em locais visíveis ao público – procuravam ser agradáveis e chegavam a manter amizade pessoal com os clientes. Origem Histórica: - todas as ações eram desenvolvidas pelos mercadores, criados e executadas no improviso sem qualquer visão de planejamento – as ações eram adotadas conforme o momento e a situação vividas pelos comerciantes, que tinham um único objetivo: vender – essas ações que vem sendo praticadas por fabricantes e distribuidores são hoje conhecidas como “Promoção de Vendas” e Merchandising. Um Produto: pode ser uma ideias, um serviço, um bem, uma combinação. E todo bem que pode ser ofertado a um ou vários mercados visando a satisfação, de uma necessidade e ou desejo. Inclui toda atividade relativa ao produto em si, tais como: (Formato – Embalagem – Qualidade). Classificação do Produto quanto a durabilidade: (durável, semidurável, não durável). Preço: e – valor atribuído ao que e trocado entre um fornecedor e um cliente. O responsável por essa área deve cuidar da lista de preços e passa-las aos vendedores os descontos por quantidades adquiridas e, principalmente, se o preço será competitivo diante da concorrência Preço e o valor que um produto tem ou apresenta em determinado mercado. Inclui todas as atividades relacionadas com a formação do valor do produto ou serviço. Os preços promocionais devem ser usados temporariamente para que não se torne esperado pelo público – do ponto de vista da empresa o preço e o volume de dinheiro cobrado por produto – na ótica do público, o preço e a quantia dispensada para obter um benefício, ou satisfação, através da aquisição de um produto. (Preço (P= ax+b) ou Custo total (CT=Custo fixo total(CFT) + Custo Variável Total(CVT). O preço é o único pilar do marketing que produz ou gera receita, os outros representam Custos e Investimentos. Premissas Básicas: - os preços não devem ser considerados somente em função de custo e margem de lucro (para produto inovador (nicho ou penetração) – Os preços dos produtos devem variar para os seus diferentes itens e de acordo com suas características mercadológicas. Os preços de um mesmo produto podem ser diferentes para cada segmento de mercado (marketing segmentado), (relação preço e mercado (shopping / comercio) – os preços devem variar conforme as mudanças que o (mercado / público) sofre, (diferenciando público e região) – Os preços não devem ser considerados isoladamente dos outros componentes do Mix de Marketing, para cada produto; devem ser parte do mesmo contexto de planejamento (psicológico). A definição de preço para um produto deve ser decidida por consenso, entre as áreas de Marketing, Financeira, e de Vendas de uma empresa, obedecendo uma serie de aspectos de suma importância, como: - fatores internos – fatores externos – estratégias ou tipos de preço – comportamento do consumidor. Definição de preços (Fatores Internos): - Objetivos de Marketing pretendidos pela empresa: sobrevivência, maximização dos lucros, qualidade máxima dos produtos, bloqueio de concorrência, aumento de caixa, etc. Estratégias de Mix de Marketing: - a cada um dos objetivos traçados corresponderão decisões estratégicas a serem adotados pela empresa que visa alcança-los. Custos do Produto este item e sempre o ponto de partida para o estabelecimento de preços, embora não deva ser o único. O preço deve cobrir os custos em toda sua composição: (fixos, variáveis e adicionais). Filosofia financeira e organizacional interna para preços: -algumas empresas possuem critérios e áreas que definem os preços conforme a visão mercadológica adotada. Definição de Preços (Fatores Externos): - Mercado e demanda – a empresa deve estabelecer seus preços diferentemente para cada mercado, obedecendo as características, a relação (preço x demanda) e aos objetivos de marketing. Concorrência: o comportamento da concorrência e suas atitudes em relação a preços influenciam decisivamente na política de preços da empresa e vice-versa. Outros fatores Ambientais: - Fatores econômicos (recessão, inflação, taxa de juros interferem nos preços). -Os revendedores e o poder da empresa em barganhar com eles ampliam ou reduzem os preços dos produtos; - Aspectos legais (taxas e impostos muito altos podem limitar a ação da empresa quanto ao estabelecimento dos preços. Praça ou Distribuição (decidir estrategicamente se deve optar, pela venda direta, sem intermediário para a venda ao publico, ou optar pela venda indireta, utilizando canais de distribuição independentes. Deve-se trabalhar sob dois aspectos: -do planejamento e da execução. Inclui todas as atividades de transferência do produto ou serviço desde o fabricante até o consumidor final. Praça: Distribuição – refere-se ao local onde o produto chega ao cliente. Podemos considerar o ponto de venda o local da entrega do produto, horário e dia de atendimento e diferentes vias de compras. Distribuição física e estratégica – ao planejar a estrutura e distribuição física a empresa deve considerar, além dos custos os seguintes fatores: - os objetivos que a empresa quer atingir (aceitação - venda – lucro) - armazenamento – controle de estoque - recebimento e processamento de pedidos – definição de meios de transportes – organização e execução de entrega - acompanhamento e substituição de produtos – além de abrir um canal de atendimento ao cliente e ao público final. Distribuição Estratégica Direta (não existe intermediário. E um sistema de distribuição diretamente do fabricante(produtor) ou representante ao público final) – a distribuição e a venda direta podem adotar várias formas de organização e execução: - venda de porta em porta para pessoas físicas ou jurídicas – marketing direto (venda por catalogo, por telefone ou internet, ex.: montadoras. Distribuição Estratégica indireta (e um sistema de distribuição e venda em que o produtor utiliza grupo(s0 de empresa ou organizações independentes; não vinculadas a ele, as quais assumem o processo de colocar o produto disponível para o uso e consumo do público final(consumidor ou industrial). Exigem menores investimentos do que a distribuição direta. Formas de distribuição Indireta: - distribuição exclusiva (quando o distribuidor só vende produtos de um determinado fabricante. (Ex.: Total Concessionarias), ou quando o intermediário vende um ou vários produtos de um só fabricante e acessórios de outros fabricantes. Ex.: (Parcial Pneus e Jantes). Distribuição Seletiva ou Limitada – o fabricante não dá exclusividade aos distribuidores, porem seleciona-os em alguns Canais de acordo com os critérios que prioriza. Geralmente o fabricante assume a responsabilidade de assistência técnica (Ex.: Eleiros relógios e produtos sofisticados). Distribuição Intensiva – esta forma de distribuição visa dar cobertura a grandes extensões de mercado. Os produtos por conveniência e de consumo de grandes massas são os que utilizam mais frequentemente a distribuição (Ex. de cigarros, alimentação, etc.). Promoção – a empresa deve comunicar-se com seus públicos de maneira eficaz, suficiente, impactual e persuasiva, obedecendo a um planejamento coerente com os objetivos Mercadológicos traçados e utilizando as estratégias de comunicação mais adequadas a esses objetivos (panfletos, autdoor, programas na TV e rádio). Envolve todo esforço de Comunicação com o mercado para melhor divulgação do produto ou serviço. Para cada público a empresa desenvolve: tipos, formas, mensagens e canais de comunicação completamente diferentes, conforme os objetivos que pretende atingir e as razoes de compra e os benefícios que cada público espera obter. Promoção: e uma atividade e ou material que haje como induzimento direto, oferecendo valor agregado e incentivo para um produto e revendedores, balconistas, ou consumidores finais. A Promoção e preparada para estimular revendedores e consumidores finais levando-os a experimentar uma nova marca; estimulando opiniões favoráveis, acompanhando as ações dos concorrentes, aumentando a frequência e o volume de vendas. Considerações sobre Composto de Marketing – o grau de competitividade nas organizações – devemos considerar que nenhum elemento do composto de marketing pode ser analisado isoladamente – uma empresa ao decidir pelo programa de marketing, deve decidir quanto adaptar seu Composto de Marketing (produto, preço, promoção, praça) e (custo, cliente, comunicação e conveniência) e distribuição as condições locais. Organograma Tradicional: alta administração – gerencia de nível médio- profissionais de linha de frente -clientes. Organograma de Empresa orientada para Cliente: 1 cliente 2 pessoal de linha de frente 3 gerencia de nível médio 4 alta administração 5 alta administração 6 cliente.
Definição do produto tangível, inovador, inédito –– criar um “Dingol” (música com letra adaptada) - grau de consistência – nicho de mercado (público alvo especifico) – grupo que dá retorno financeiro – segmentação – característica – posicionamento - diferenciação (credibilidade) - analise de Swot (pontos forte e fracos, positivos e negativos) - categoria mercadológica – aspecto de inovação(características) – concorrentes – vantagem competitiva –estratégia – logomarca -
Para Fhilip Kotler: - Produto: e algo que pode ser oferecido ao mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, visando a satisfação de um desejo ou necessidade.
Novas Aplicações de Marketing – A evolução das pratica empresariais com a incorporação de Tecnologias e o ajustamento constantes aos ambientes econômicos, político, social e cultural está promovendo o surgimento de novas aplicações para o Marketing. Diante dos avançados conceitos de Marketing e procuram a partir disso os meios para operacionaliza-los em seu dia-dia (com a realidade). Em suas estratégias de Mercado ou Mercadológica ou pesquisa de Marketing, investindo em políticas de relacionamento com clientes e, até mesmo, em atividade de Marketing individualizado. A Internet favorece a aplicação pratica desses conceitos, permitindo a personalização e adaptação de produtos. Porém ainda há um longo caminho a ser percorrido para se alcançar o ideal da relação cliente- Empresa. Algumas empresas da moda estão utilizando a Web para conhecer melhor seus clientes e, assim, promover um atendimento mais focalizado. A C&A está operando um programa de relacionamento na Rede. Os resultados desse programa indicam que 35% das pessoas que compraram na C&A estavam fazendo compras na Internet pela primeira vez. Lançado em 1999, o site da “Viva Vida” outra empresa da área de moda, corresponde cerca de 5% do faturamento da empresa. Esse site oferece um serviço de Consultoria de Moda em que uma equipe responde as dúvidas de clientes de forma particular. Hoje a “Viva Vida”, conta com a autorização de 60 mil clientes para envio de News Latters semanais com novidades sobre a loja. A Triton, no mercado B2B2, implementou um programa com proprietários e vendedores de “Lojas Multimarcas” que possibilita a mensuração do desempenho das lojas e dos funcionários. Por meio dessa iniciativa, a Triton, e capaz de mapear as suas vendas e acompanhar o tempo de comercialização de seus produtos e de coleções antigas. Esse projeto está possibilitando o direcionamento de compras futuras de forma personalizada para as lojas. Percebe-se que as empresas de confecção estão se movimentando para construir uma relação duradoura com o cliente(fidelizar), baseada na confiança e no compromisso. A customização da Oferta, representa ainda um grande desafio. O Marketing está se tornando cada vez mais complexo. As empresas devem buscar Oportunidades de Diferenciação nas ferramentas que podem ser adaptadas as exigências de cada nova situação.

Data
De
Assunto

Estudo /Trabalho / Estágio

Plano Nacional de Educação (PNE):
Universalizar / Valorização / Oportunidade /Equiparação
Att.

<< 1 | 2 | 3 | 4 >>

Blog

REDAÇÃO OFICIAL: Normas para redação oficial

02/07/2011 11:28
Não existe uma padronização, baixadapor meio de ato regulamentar para a espécie que se convencionou chamar: redação oficial, isto é redação das peças produzidas pelos funcionários públicos  e destinadas  a servirem  de instrumentos  de comunicação  tanto entre as...
>>

ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS:TIPOS DE MANUAIS E FORMULÁRIOS

16/06/2011 14:19
Oa manuais podem ser de Funções, de Políticas  e Diretrizes Os Manuais de Funções : caracteriza  os aspectos  formais das relações entre as diferentes  unidades organizacionais .- define  os deveres e responsabilidades  relacionados  a cada um dos cargos  de...
>>

Filosofia Ética e Desenvolvimento Humano

14/06/2011 21:39
Conceito de Ética e Moral- A questão moral hoje-Muitos são os problemas enfrentados pelo homem contemporâneo , ao discutir a respeito da moral : o espontaneísmo, o individualismo,o relativismo moral , o narcisismo hedonista ,a recusa da razão  dominadora ,Se lembrarmos ainda  os riscos de...
>>

Primeiro Blog:Departamentalização

08/05/2011 15:07
Nosso novo Blog foi lançado hoje. Esteja atento a ele e nós tentaremos mantê-lo informado. Você pode ler as novas postagens nesse blog via RSS Feed.
>>

Galeria de Fotos: Sobre Nós PARTICIPANTES -COLABORADORES

A galeria de fotos está vazia.

História do Projeto

o Projeto surgiu como tema de trabalho acadêmico por nosso professor e orientador Carlos Eduardo Argolo Pinheiro da Faculdade da Cidade do Salvador-Ba-Brasil para a criação de cinco blogs que cada equipe desenvolverá com o tema especifico. O nosso tema abordado no site: "Receita Básica para a Boa Formação do Administrador".

Nossos Usuários

Todos os interessados na área, ou seja, alunos, curiosos, professores, profissonais de todas áreas e para fins de pesquisa acadêmica.

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.